Marketing Digital

Marketing digital para hotelaria – Guia completo [2024]

Escrito por
Mateus Agostini

Marketing digital para hotelaria é um conjunto de estratégias e ferramentas de marketing digital voltados para hotéis, pousadas e hostels melhorarem suas vendas, relacionamento com o mercado e seus resultados.

Na hora de pesquisar uma viagem, atualmente, muitas pessoas buscam informações pela internet, certo? Nesse momento, a sua presença digital fará toda a diferença para ser encontrado. E isso é possível através do marketing digital hoteleiro! 


Portanto, se você é estudante ou profissional do mercado hoteleiro e quer conhecer as diferentes estratégias e ferramentas de marketing digital para aumentar as vendas de diárias e outros serviços dos hotéis e pousadas, não deixe de ler esse guia completo!

O que é marketing digital hoteleiro?

Marketing digital para hotelaria ou marketing digital hoteleiro é um conjunto de estratégias e ferramentas de marketing digital que visam melhorar as vendas, relacionamento com o mercado e resultados de hotéis, pousadas e hostels.

Mas por que isso é importante? Simples: o número de usuários de internet cresce a cada dia! Pode parecer “senso comum”, mas é importante reforçar esse lembrete.

De acordo com o IBGE, em 2022, 93,4% dos brasileiros utilizavam a internet TODOS OS DIAS! Isso mesmo!

O uso da internet chegou a 90% da população. Isso quer dizer que, a cada 100 brasileiros, 90 tiveram acesso à internet em 2022, um total de mais de 180 milhões de pessoas. 

Um aumento de mais de 55 milhões em relação à 2017. Ou seja, mais de 2/3 da população possui conexão com a internet.

Para se ter uma ideia, em um compilado histórico de seis anos (de 2016 a 2022) o e-commerce no Brasil cresceu 32%, saindo de R$ 36 bilhões para R$ 187 bilhões, é o que afirma o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

Esse salto foi impulsionado pela pandemia de Covid-19, quando as vendas online saíram de R$ 57 bilhões em 2019, para R$ 107 bilhões em 2020. Com o isolamento social, as vendas online dispararam.

Falando especificamente do mercado de turismo, o mercado online é tão (ou mais) importante.

Conforme dados Managing Partner da Mapie, cerca 100% dos viajantes passa antes pelo online ao planejar ou realizar uma viagem, mesmo que a compra seja feita offline.

A Expedia Group realizou uma pesquisa sobre os hábitos dos viajantes pelo mundo.

No Brasil, um dos resultados que vale a pena saber é que, na hora de pesquisar o hotel, sites de busca (como o Google) e buscadores de hotéis (como Expedia, Decolar.com, Booking.com) são as ferramentas preferidas.

Ainda reforçando esse cenário, uma pesquisa sobre viagens entrevistou 2.070 internautas brasileiros no mês de setembro de 2023.

Na hora de planejar a viagem, a maior parte das pessoas busca pelo Google (64%), seguido por pesquisas em sites e blogs de viagens (48%) e pelo Instagram (45%).

Além disso, do total, 44% já compraram passagens aéreas em sites com milhas. Entre essas pessoas, 41% já enfrentaram problemas com esse tipo de serviço.

Números e dados não faltam para convencer os profissionais da hotelaria de que a presença online é indispensável para o sucesso e sobrevivência no mercado.

Assim, o marketing digital é a grande “arma” dos pequenos e médios meios de hospedagens independentes.

Escolhendo as estratégias e ferramentas adequadas para o seu negócio, seu hotel pode não só “sobreviver”, mas também aumentar os seus resultados e prosperar!

Estratégias e ferramentas de marketing digital para hotelaria

Pronto, chega de números, dados e conceitos. É hora de pôr a mão na massa!!!

A seguir, estão algumas estratégias e ferramentas de marketing digital para hotéis ou pousadas que serão apresentadas ao longo deste artigo:

  • Redes Sociais
  • Campanhas de anúncios pagos (Google e Redes Sociais)
  • SEO (otimização de sites para motores de busca – Google)
  • E-mail Marketing
  • Chat GPT
  • Vídeos
  • Analytics (análise de dados)
  • Google Meu Negócio
  • Google Hotéis
  • Marketing de Conteúdo
  • Planejamento

Redes sociais

Essa é a hora que você pensa naquele post “bem bonito” do seu hotel no Instagram e sonha com muitos “likes”.

Desculpe estragar sua fantasia. Mas isso não é o mais relevante.

Nosso objetivo aqui é pensar nas redes sociais de forma estratégica!

Vamos tratar da parte orgânica primeiro, e logo depois, falaremos sobre os anúncios nas mídias sociais.

Mas antes de tudo, preciso te falar que o primeiro erro a ser evitado é querer estar em todas as redes ao mesmo tempo! Ou então aderir a qualquer nova rede que se apresenta no mercado.

Escolha quais são as mais relevantes para o seu negócio e, principalmente, quais você conseguirá dar atenção, gerar conteúdo de qualidade e com constância. Isso é essencial!

Veja algumas dicas:

  • Escolha as redes sociais que seu público alvo utiliza;
  • Comece com uma ou duas e depois utilize outras, caso seja estratégico;
  • Atualmente o Instagram é o “queridinho” dos hotéis e viajantes. É uma boa opção para começar;
  • O Tik Tok também merece uma atenção especial pelo seu forte crescimento e a cultura de viralização no Brasil;
  • Defina suas políticas de uso (linguagem, abordagem, periodicidade). Lembre-se de alinhá-las com seu posicionamento de mercado;
  • IMPORTANTE: faça um planejamento ou calendário de postagens;
  • Não se esqueça de medir os resultados: isso ajuda a avaliar quais tipos de postagens, horário e outras variáveis dão mais resultados;
  • Lembre-se: o objetivo do seu negócio é vender! Por isso, é importante gerar leads, solicitações de orçamentos, ligações, vendas no seu site, E NÃO APENAS LIKES E SEGUIDORES!
  • Qualidade de seguidores é melhor que quantidade de seguidores.

Baixe gratuitamente um modelo de calendário de posts para redes sociais. Basta clicar no botão abaixo.

Anúncios na internet – Anúncios no Google e Redes Sociais

Você pode já ter ouvido de alguém a frase: “marketing digital funciona e é gratuito”.

Preciso te alertar: não é tudo de graça. Apesar de ter um excelente custo x benefício, principalmente se comparadas às mídias tradicionais, ainda assim é preciso investir para crescer nas redes.

Dito isso, vamos lá! Uma das formas de se investir em anúncios na internet é através dos links patrocinados.

Eles são formatos de anúncios de marketing digital que têm, na grande maioria, o objetivo final de gerar tráfego para alguma página específica.

Os mais comuns são os anúncios em buscadores como o Google e em redes sociais como Facebook e Instagram.

Caso seu hotel ou pousada atenda ao público corporativo, vale a pena pensar no LinkedIn. Mas já adianto que é mais caro anunciar no LinkedIn do que nas outras redes sociais, como Facebook e Instagram.

Exemplo de links patrocinados para uma busca no Google “hotel em São Paulo”

Mas, de fato, utilizar anúncios é uma estratégia de marketing digital para hotelaria que seu hotel, pousada ou hostel não pode ficar de fora.

Se seu orçamento não for muito alto, você pode anunciar mesmo assim. Nesse caso, aposte em uma segmentação bem específica.

E não esqueça: nada de deixar o “sobrinho” ou “filho do seu amigo” para cuidar dos anúncios do seu negócio!

Procure estudar as melhores técnicas e estratégias para links patrocinados de hotéis e pousadas, ou conte com a ajuda de um especialista.

SEO (Otimização do site do seu hotel para buscadores – Google)

SEO é a sigla para a palavra em inglês search engine optimization.

Em outras palavras, SEO é uma estratégia de marketing digital que utiliza técnicas para otimizar seu site para ser encontrado e bem rankeado pelos buscadores da internet, como o Google por exemplo.

Lembrando que, via de regra, quando é feita uma busca no Google, as primeiras posições são ocupadas por links patrocinados (anúncios), conforme visto anteriormente.

Logo após são apresentados os resultados orgânicos, ou seja, aqueles links que o Google entendeu que são os mais relevantes para uma determinada busca.

O trabalho de SEO busca exatamente isso, fazer o site do seu hotel ou pousada ser apresentado pelo Google quando alguém faz uma busca de uma palavra chave que seja relevante pro seu meio de hospedagem.

Veja o exemplo abaixo para a pesquisa da palavra-chave “hotel em são paulo”.

Note que no topo aparecem os anúncios pagos, e abaixo os resultados orgânicos.

O algoritmo do Google analisa muitos critérios para rankear um site de acordo com a pesquisa de determinada palavra-chave.

Veja algumas dicas práticas de SEO mais importantes para isso:

  • Colocar a palavra-chave no título e na URL do conteúdo;
  • Usar a palavra-chave principal e secundárias, ou seja, relacionadas ao contexto principal, ao longo do conteúdo;
  • Editar a URL para que seja mais amigável;
  • Deixar o texto escaneável, ou seja, de fácil leitura rápida (com o uso de bullet points, negrito em palavras estratégicas e listas numeradas);
  • Considerar a velocidade de carregamento da página;
  • Manter o seu site mobile friendly, que significa que o layout da página é adequado para usuários que o acessam via celular;
  • IMPORTANTE: Conteúdo relevante (pense no leitor na hora de escrever o conteúdo da página, não no Google);
  • Descobrir as dores, dúvidas e dificuldades mais comuns das pessoas que viajam para sua região e produzir conteúdo que esclareça as questões;
  • Usar a estratégia de link building e backlinks.

E-mail marketing para hotelaria

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital para hotelaria que pode (e deve) ser utilizada pelos hotéis e pousadas para vender melhor, mas também para se relacionar de forma mais próxima com seus clientes fixos e potenciais.

Não é raro ouvir “ninguém mais usa e-mail”! Mas não é bem assim.

De acordo com a pesquisa da Marketing Shepa, 72% dos consumidores pesquisados preferem o e-mail para receber informações e promoções das empresas.

Há outros indicadores e pesquisas que reforçam (e muito) que o e-mail marketing é uma ferramenta que não deve ser deixada de lado pelos meios de hospedagens.

Abaixo listo algumas dicas importantes:

  • Faça um planejamento e calendário de envios de e-mails;
  • Mantenha a periodicidade;
  • Cuidado para não mandar e-mails demais. Ninguém gosta de ter sua caixa de entrada lotada;
  • Use uma ferramenta de disparos de e-mail marketing;
  • Explore as segmentações: nada de mandar o mesmo e-mail para toda sua base;
  • IMPORTANTE: não compre lista de e-mail;
  • Faça promoções exclusivas para os clientes da sua base de e-mails para que eles se sintam especiais;
  • Não faça SPAM;
  • DICA: Mande um e-mail para seus hóspedes poucos dias antes do check-in com informações da cidade, o que fazer, orientações do hotel, etc;

ChatGPT no marketing digital para hotéis e pousadas

Você já deve ter ouvido falar no ChatGPT. Mas sabe como ele pode te ajudar no marketing digital para hotelaria?

Ele funciona como um assistente virtual inteligente que torna seu trabalho no hotel ou pousada mais fácil. É como um colega virtual que te ajuda nas tarefas rotineiras e melhora a experiência dos hóspedes.

Com ele, é possível criar conteúdo para redes sociais, site, e-mail marketing, blog e outros. Ou seja, ele te ajuda com o marketing de conteúdo, técnicas de SEO e todo o planejamento de marketing do seu negócio.

Confira outras aplicações possíveis do ChatGPT:

  • Criação de textos de anúncios para internet, com comandos para pedir exemplos e ideias;
  • Atendimento automático por chatbot para resolver dúvidas de clientes (disponível de forma paga);
  • Serviço de concierge de hotel multilíngue 24 horas por dia;
  • Criação e sugestão de melhorias em textos e copys.

Mas, como nem tudo são flores, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Não confie cegamente na ferramenta, mas use-a como suporte, inclusive para revisão e curadoria de assuntos;
  • As informações podem conter erros e generalizações inadequadas;
  • A qualidade das respostas da ferramenta está diretamente ligada à qualidade das perguntas.

Fato é que a ferramenta veio para simplificar e otimizar a nossa vida! Acesse-a, faça seu cadastro gratuitamente e comece a testar. 

Quanto mais você usar, melhor vai entender como ela funciona e como ela vai lhe auxiliar nas atividades diárias.

Vídeos e YouTube

Primeiramente, vale lembrar que o Youtube é o segundo maior buscador na internet, perdendo apenas para o Google, sendo que o Youtube também pertence ao Google.

E qual é o tipo de mídia dessa rede? Pois é, como você deve saber, são vídeos!

Só isso já seria suficiente para seu hotel ou pousada explorar um pouco mais a produção audiovisual. Mas não para por aí.

O que não falta hoje na internet é conteúdo, por isso, não basta só produzir vídeos, é necessário criar e compartilhar um ótimo conteúdo, que se destaque em meio aos demais.

Ou seja, um conteúdo criativo, dinâmico e relevante.

E é fato! Cada vez mais os usuários de internet estão consumindo conteúdo em vídeo.

Conforme a State of Video Marketing, cerca de 95% dos usuários assistem um vídeo para conhecer mais um determinado serviço ou produto e 68% deles são convencidos a comprar após assistirem um vídeo.

Ou seja, motivos não faltam. E é por isso que essa faz parte de uma boa estratégia de marketing digital hoteleiro.

Então, confira as dicas para você começar a produzir vídeos para seu hotel e pousada.

  • Atente-se à duração e ao formato do vídeo. Isso depende da plataforma e do  objetivo;
  • Mantenha a qualidade de imagem e áudio;
  • Utilize vídeos nas redes sociais (feitos por um celular mesmo), para mostrar as paisagens da região, comodidades do hotel e serviços;
  • Contrate uma empresa especializada para a produção de vídeos institucionais e promocionais.

Analytics (análise de dados)

Talvez o termo assuste um pouco e pareça técnico de mais. Mas, pode ficar tranquilo, você já vai descobrir que não é.

Acontece que uma das grandes vantagens do marketing digital é justamente a mensuração, ou seja, a capacidade de medir de forma mais assertiva os resultados.

É aquela famosa frase do Peter Drucker: “o que você não pode medir, não pode gerenciar”.

Por exemplo, nós falamos até agora sobre diversas estratégias e técnicas, porém, todas elas precisam que seus resultados sejam medidos para que ajustes sejam feitos. Não tem como aplicar um boa estratégia de marketing digital para hotelaria sem análise de dados.

Essas medições e correções não precisam (e não devem) ser feitos somente ao final de cada ação, mas enquanto ela acontece, em tempo real.

Imagine que você é gestor de um hotel e criou uma campanha no Google para a palavra-chave “hotel em são paulo”.

Porém, ao medir os resultados de sua campanha após alguns dias, notou que não há muitos cliques e a taxa de conversão está muito baixa. Afinal, você está concorrendo com grandes organizações, como Booking, Decolar, etc.

Graças a essa capacidade de medir os resultados durante a campanha, e não no final, você pode fazer alguns ajustes, como aumentar o seu orçamento, ou escolher palavras-chave com menos concorrência, ou até mesmo mudar a chamada do seu anúncio.

Da mesma forma, você deve analisar os resultados das suas campanhas de e-mail marketing, o desempenho nas redes sociais, de seus vídeos e os resultados de suas ações de SEO.

Mas a análise de dados não para por aí.

Analise também o desempenho de vendas do seu motor de reservas, proporção de vendas por canal (motor de reservas x OTA x reserva direta por telefone ou e-mail), entre outros dados que você julgar importante para seu hotel ou pousada.

Ainda em relação à análise de dados para a hotelaria, precisamos falar de uma ferramenta em especial: o Google Analytics.

Google Analyics – Pousada dos Sonhos

Google Analytics 4 ou GA4

O Google Analytics é uma ferramenta de captura e análise de dados de sites e aplicativos. Possui uma versão gratuita e é, sem dúvida, a mais utilizada e conhecida ferramenta de análise de sites.

Com ela você consegue saber de onde está vindo o tráfego do seu site como: a região (país, estado, cidade), os canais que mais mandam tráfego para suas páginas (orgânico, links patrocinados, e-mail, sites parceiros, redes sociais, etc), o número de acessos do seu site, tempo de permanência nas páginas, páginas mais acessadas, conversões e muito mais!

A nova versão do Google Analytics, chamada GA4, substitui o Universal Analytics, no mercado desde 2006, e oferece maior otimização no tratamento de dados.  

Ele foi desenvolvido para atender três sistemas: web, apps e a combinação entre os dois, o que permite uma análise multiplataforma. Para isso, o GA4 é baseado em uma lógica de eventos, ou seja, trata cada interação do usuário (um clique ou uma pesquisa) como um evento específico. A análise de dados fica, então, mais detalhada e precisa, fornecendo muitas informações sobre os caminhos que levam a conversão do usuário.

Confira alguns recursos da ferramenta:

  • Definir eventos personalizados, com base em suas necessidades de análise;
  • Configurar metas com base nos eventos que vai mapear na página;
  • Coletar informações sobre o comportamento do usuário em diferentes dispositivos;
  • Realizar análise multiplataforma com a integração de dados de sites e aplicativos;
  • Acompanhar as métricas do site, na aba fluxo de dados;
  • 12 eventos pré-configurados para sites e 85 para aplicativos, como, por exemplo, rolagens, pesquisa no site, cliques de saída e downloads de arquivos;
  • Integrar com o Google Ads para um monitoramento completo da jornada do usuário e sobre a performance das campanhas pagas;
  • Novas métricas com KPIs de marketing, como sessões engajadas, tempo médio de engajamento, sessões engajadas por usuário e taxa de engajamento.

DICA IMPORTANTE: Como você pode ver, o GA4 fornece uma infinidade de dados e informações. E o que pode parecer ótimo, também pode ser uma armadilha.

Com tantas possibilidades de filtros, muitas vezes você pode perder o foco nos indicadores mais relevantes para o seu negócio.

Por isso, comece filtrando as informações mais importantes para seu hotel ou pousada como número de acessos, origem geográfica e canais que mais mandam tráfego, por exemplo.

Além disso, apesar da maioria das limitações da ferramenta não terem impacto para pequenos e médios meios de hospedagem, vale saber que o GA4 apresenta:

  • Limite de dados, ou hits: 10 milhões de dados a cada 30 dias. Após esse período, eles são baseados em uma amostra e não mais em dados reais;
  • Número de contas: uma conta do Gmail pode criar até mil contas no GA4;
  • Propriedade: cada conta pode ter até 100 propriedades;
  • Criação de eventos: pode-se criar até 500 eventos por propriedade. Para eventos de conversão, o limite é de 30;
  • Retenção de dados: dados no nível do usuário, como conversões, podem ficar armazenados por um período de até 14 meses.

Instale agora mesmo o GA4 no site do seu meio de hospedagem.

É interessante consultar um especialista para isso e para fazer as primeiras análises, ok?

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google para negócios locais. Ele já é clássica e existe há cerca de 15 anos como um dos principais diretórios online para negócios.

Sempre que você faz uma pesquisa no buscador por algum tipo de negócio local, como um restaurante, uma parte dos resultados exibidos é do Google Meu Negócio.

Resultado no Google para pesquisa “restaurante em Florianópolis”

Resultado no Google para pesquisa “restaurante em Florianópolis” 

Mas, seu aplicativo foi descontinuado em 2022 e os comerciantes poderão administrar o perfil de suas empresas diretamente no Google Maps ou mesmo na Pesquisa Google.

Na prática, a mudança é muito sutil e foi pensada para empresas maiores que administram vários locais ou filiais espalhadas pelo Maps.

Fato é que o Google Meu Negócio não desapareceu, na verdade, ele apenas mudou de nome e formato, mas seus benefícios continuam!

O GMN permite que você se conecte com os clientes através da Busca do Google e no Google Maps de forma gratuita.

Mas não para por aí. Quando fazemos uma pesquisa por algum meio de hospedagem no Google, parte da pesquisa é da ferramenta Google Hotéis. Boa parte das informações dos meios de hospedagem que aparecem nele vêm do Google Meu Negócio.

Resultado no Google para pesquisa “hotel em Florianópolis”

Veja as principais vantagens do Google Meu Negócio:

  • Auxilia a estratégia de SEO;
  • Melhora a presença digital e “encontrabilidade”, tornando sua empresa mais conhecida;
  • Oferece informações importantes para o Google e para os viajantes;
  • Fornece informações para o Google Hotéis;
  • Administra o Perfil da Empresa direto na pesquisa do Google e no Maps;
  • É possível enviar mensagens direto na pesquisa no Google;
  • Aumenta a confiança dos clientes e melhora a reputação do seu meio de hospedagem;
  • Gera mais tráfego para o seu site e agendamentos;
  • É possível fazer campanhas locais para promover o negócio no Youtube e no Maps.

Google Hotéis

Com o sucesso das OTAs e de outros metasearchs de sucesso como Tripadvisor e Trivago, obviamente o Google não ia ficar para trás.

A ferramenta de busca de meios de hospedagens do Google é o Google Hotel Search, criada especialmente para visitantes encontrarem diferentes opções de hospedagem ao redor do mundo.

Dito isso, é até redundância reforçar que seu hotel ou pousada precisa estar presente e de forma adequada no Google Hotéis.

Ele é, sem dúvidas, um ótimo recurso para planejamento de viagens, pois possibilita que os clientes:

  • Pesquisem hotéis, hostels, pousadas, albergues, diretamente no Google, que é uma ferramenta que muitos já estão habituados;
  • Comparem preços em um só lugar, o que economiza tempo e esforço;
  • Façam reservas via Google, sem passar por agências online;

Para o seu hotel, hostel ou pousada, os benefícios são:

  • Cadastrar informações atualizadas do hotel;
  • Incluir fotos dos quartos e dos ambientes;
  • Informar valores das diárias e realizar venda direta;
  • Mostrar a localização no Google Maps;
  • Descrever atrações próximas;
  • Receber avaliações, comentários e fotos dos hóspedes.

Outra vantagem é que há opção de contratar o Google Hotel Ads, o que possibilita que você anuncie seu meio de hospedagem dentro do Google Hotéis e melhore o posicionamento da marca. 

Isso permite que o viajante veja os preços do seu motor de reservas e clique para efetuar a reserva diretamente com seu hotel ou pousada.

Marketing de conteúdo: Um aliado no marketing digital hoteleiro

Com o advento e a popularização da internet, nunca foi tão rápido e fácil realizar pesquisas e buscas antes de embarcar em uma viagem.

Seja na hora de escolher o destino, seja depois de já ter escolhido, as pesquisas não param de crescer.

E não é para menos. Conhecer melhor o local para onde você vai ajuda muito a melhorar experiência durante a viagem.

Diante disso, o conteúdo disponibilizado pelos sites e outros canais digitais dos hotéis e pousadas são importantíssimos e podem dizer muito sobre a sua empresa.

Seja nas redes sociais, seja via vídeos e, principalmente, através do site ou blog, investir num bom conteúdo é uma necessidade para construir uma boa imagem online e se posicionar como um meio de hospedagem que se preocupa com o bem-estar e esclarecimento das dúvidas dos hóspedes.

Uma dica importante é criar postagens periódicas que sejam de interesse do seu público-alvo. E o conteúdo não precisa (nem deve) se restringir às características e informações do meio de hospedagem.

Dessa forma, o marketing de conteúdo pode auxiliar a sua estratégia de SEO, e-mail marketing e redes sociais.

Separamos algumas dicas para você iniciar sua estratégia de conteúdo focada na hotelaria:

  • Defina o público-alvo para o qual você vai criar o conteúdo;
  • Crie um planejamento e calendário de publicações;
  • Invista em um blog para o seu site;
  • Use as técnicas de SEO, que expliquei anteriormente, na produção do conteúdo;
  • Descubra, junto aos seus clientes, quais são os assuntos mais relevantes para eles para abordar esses assuntos nos textos que produzir;
  • Um exemplo de conteúdo para começar pode ser sobre dicas do que fazer na região onde o seu hotel ou pousada se encontra;
  • Cuidado com a ortografia;
  • Se possível, contrate uma empresa de marketing de conteúdo ou um freelancer especializado na produção de conteúdo.

Inbound Marketing hoteleiro

O conceito é, muitas vezes, confundido com marketing de conteúdo, mas trata-se de abordagens diferentes.

O Inbound Marketing é um jeito de fazer marketing que é focado na estratégia de atração de clientes. A melhor forma de exemplificar que conheço é através daquela frase, do poema do Mário Quintana: “o segredo é não correr atrás das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você”.

No caso da hotelaria, é justamente usar estratégias para que viajantes encontrem seu hotel, pousada ou hostel quando necessitarem de hospedagem, ou algum outro serviço que seu negócio ofereça.

E, para essa atração acontecer, nada melhor que conteúdo bom e de qualidade. Assim, um dos pilares do Inbound é o marketing de conteúdo, com a produção de materiais para blogs e redes sociais, para trazer as pessoas certas para o seu hotel ou pousada. 

Vamos pensar juntos: como os viajantes planejam uma viagem? Tudo começa com um pesquisa na internet, para boa parte deles.

Depois de decidirem o destino, eles procuram onde se hospedar, onde comer, quais passeios fazer, como funciona o transporte local, quais são as comidas típicas e outras informações importantes, que ajudam a melhorar a experiência.

Pense no que é importante para os viajantes que escolhem seu destino e crie o conteúdo focado nesses temas, procurando sanar as dores e desejos do seu público-alvo.Eles podem ser em formato de posts, vídeos, áudios ou artigos. Lembrando sempre de usar as técnicas de SEO para ranquear os artigos no Google e os vídeo no YouTube.

Planejamento de marketing digital para hotéis e pousadas

Agora que você já conhece as principais estratégias e ferramentas de marketing digital para meios de hospedagem, é hora de criar o planejamento.

Um grande erro é executar as ações sem ter um plano previamente elaborado. Sem ele, as iniciativas de marketing podem ser esquecidas e tudo ir por água abaixo!

Um plano bem pensado poupa os hoteleiros de estresse desnecessário e tempo perdido ao longo do ano, além de deixar claro o que precisa ser feito, especialmente em altas temporadas, em que a procura é alta e o tempo é curto! 

No caso de pequenos e médios meios de hospedagem, esse plano não precisa ser muito extenso e detalhado para não ficar muito burocrático e acabar não sendo usado.

Confira os principais pontos para incluir no seu planejamento de marketing digital.

Público-alvo

Determine e documente o público-alvo do seu meio de hospedagem. É necessário saber para quem toda a estratégia e comunicação será criada e direcionada.

Após determinar o público-alvo, aproveite e já defina a “buyer persona”, ou seja, um personagem fictício que personifica o público-alvo do hotel.

Pode ser que o negócio possua mais de uma “buyer persona”, porém, não é recomendado que tenha muitas.

Todos os conteúdos, independente da plataforma ou formato, devem ser pensados para atender as personas, suas dores, desejos e expectativas.

Posicionamento de mercado

Deixe bem claro qual é o posicionamento do meio de hospedagem.

Afinal, qual imagem você quer passar para o seu público-alvo?

O maior erro é querer agradar a todos. Por isso, posicione sua marca no mercado da forma como você acredita e vê, com base em dados, que pode ser mais estratégico.

Vantagens competitivas

O que diferencia sua hospedagem das demais? Quais são as características do seu hotel em relação à concorrência? Por que um hóspede deveria escolher você? 

Essas são as vantagens competitivas! Elas devem ser exploradas em todo o processo de comunicação e vendas, especialmente no ambiente online.

Determine quais são para incluir no seu planejamento peças e textos que as reforcem. É importante destacar seus pontos fortes, quais seus recursos e benefícios que atrairão os hóspedes para fechar com você.

Metas e indicadores

Defina quais as metas que o hotel quer alcançar para determinado período e quais indicadores serão utilizados para analisar o desempenho das ações.

Para um meio de hospedagem, você pode usar algumas destas metas e indicadores:

  • Faturamento geral;
  • Faturamento por produto/serviço;
  • ROI (retorno sobre investimento);
  • Taxa de ocupação;
  • Diária média;
  • RevPar;
  • Lucro e Lucratividade;
  • Metas específicas para canais digitais (tráfego do site, canais de aquisição do tráfego, taxa de conversão, ROI sobre as campanhas, número de seguidores, número de inscritos no canal do YouTube, entre outros).

Cabe destacar que existem diversos indicadores, e cada meio de hospedagem deve definir quais usar baseado nos seus objetivos e estratégias.

Orçamento de marketing digital para hotelaria

Se você tem uma meta para atingir, você precisa definir também o quanto do orçamento disponível é necessário para usar para atingir essa meta.

Por isso, inclua no planejamento o valor reservado para as ações de marketing digital.

Vale lembrar que cada empresa adapta sua verba às suas necessidades e faturamento.

No Brasil, os investimentos em publicidade são cada vez maiores. Só no ano passado, para você ter uma ideia, movimentou cerca de R$ 74 bilhões. Seu hotel não pode ficar fora desse mercado, certo?

Seu orçamento deve andar junto com o plano de marketing, uma vez que ele também é baseado no valor disponível.

Marketing digital para hotelaria

Essas foram algumas das estratégias de marketing digital para hotelaria que, se bem aplicadas e combinadas, podem melhorar o posicionamento e imagem do seu hotel, pousada ou hostel na internet.

Por consequência, aumentar as vendas de diárias e serviços complementares, afinal, resultado é o que todo hoteleiro busca!

Um ponto muito importante que você deve levar em consideração é que, quando falamos de marketing digital para hotéis e pousadas, na verdade estamos falando de marketing hoteleiro, porém usando ferramentas, técnicas e canais digitais.

Por isso, não esqueça de ter bem definido os fundamentos e estratégias de marketing do negócio.

Ficou com alguma dúvida, ou quer melhorar ainda mais esse conteúdo? Então deixe um comentário 🙂

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Última modificação em 10/02/2024 09:30

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.

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