Marketing Digital

Reels na hotelaria: 6 ideias para se inspirar

Escrito por
Mateus Agostini

Atualmente, não podemos falar de estratégias de Marketing para o mercado hoteleiro, sem mencionar as redes sociais, principalmente o Instagram e seus recursos. O Reels na hotelaria, por exemplo, é a ferramenta que pode trazer a visibilidade que a sua hospedagem precisa!

Por ele, você se conecta com seus clientes e alcança novos públicos. Para se ter ideia, o engajamento nos Reels é cerca de 40% maior do que em postagens de vídeo tradicionais no Instagram. 


Por isso, vale a pena considerar o uso estratégico desse recurso do Instagram na hotelaria e é sobre isso que falaremos hoje. Vamos?

O que é um Reels?

Os Reels são vídeos curtos e dinâmicos, com duração de até 90 segundos, criados no próprio Instagram ou publicados através dele. Esse recurso permite aos usuários compartilhar momentos, experiências, reflexões e dicas de forma rápida e atrativa. 

Assim, ele se destaca por colocar na mão de qualquer usuário da rede a capacidade de contar histórias em vídeo, de forma simples, e isso captura a atenção do público em um mundo onde o tempo é tão concorrido.

Ele se difere dos stories, que são temporários, pois é permanente, podendo ser descobertos por novas pessoas mesmo após um tempo de sua publicação inicial. 

Além disso, os Reels oferecem várias ferramentas de edição, como músicas, efeitos especiais e opções de aceleração e desaceleração, o que permite ativar sua criatividade e produzir um conteúdo super autêntico.

Como faço para usar o Reels?

Criar um Reels é mais simples do que parece! 

Para começar, basta abrir o Instagram e selecionar a opção “Reels” na parte inferior da tela. Em seguida, você será direcionado para a tela de gravação, onde poderá usar a câmera do seu celular para gravar o conteúdo. 

Durante a gravação, você pode experimentar com diferentes efeitos, adicionar músicas e textos, e até mesmo usar ferramentas de edição para dar um toque especial ao seu vídeo.

Após isso, você pode revisar e editar o conteúdo conforme necessário. Depois, adicione uma legenda, escolha uma capa atraente e compartilhe com seus seguidores e o mundo!

Fique tranquilo! Com um pouco de prática e criatividade, você logo aprende a capturar os melhores momentos cotidianos para criar um bom conteúdo para seu canal de hotelaria.

Por que utilizar o Reels na hotelaria?

A versatilidade e o impacto dos Reels são fatores que trazem vantagens para a indústria hoteleira.

Desde 2022, ele se mantém como o tipo de postagem mais envolvente no Instagram e é um formato explorado por mais e mais marcas com o passar do tempo.

Fonte: Gráfico com a evolução do uso do Reels. Fonte: Emplifi.

Então, ao usar o Reels, você impulsiona as chances de retornos para o seu perfil. Além disso, veja outros benefícios de usar o Reels na hotelaria:

  1. Aumento da visibilidade: eles conseguem alcançar um público maior e assim, você pode atrair a atenção de novos clientes, expandindo sua base de seguidores e aumentando seu alcance nas redes sociais;
  2. Engajamento do público: ao compartilhar momentos e experiências, você cria conexões emocionais com seus seguidores, incentivando o envolvimento e a interação com o seu meio de hospedagem;
  3. Promoção de experiências: os Reels permitem que os estabelecimentos mostrem seu diferencial competitivo de forma criativa, atraindo potenciais hóspedes e aumentando as reservas;
  4. Humanização da marca: ao mostrar o lado humano do seu hotel, os Reels ajudam a construir boas relações com os clientes. Compartilhar momentos do dia a dia da equipe, bastidores e interações com os hóspedes, por exemplo, ajuda a criar uma conexão que fortalece a sua empresa;
  5. Estímulo às vendas: ao promover ofertas especiais, pacotes exclusivos e experiências através de Reels criativos, o seu estabelecimento pode influenciar positivamente o processo de tomada de decisão dos clientes, convertendo visualizações em reservas.

Dica: Marketing digital para hotelaria – Guia completo [2024].

6 ideias de Reels para hotéis e pousadas para você se inspirar

Agora que você conhece tudo sobre os Reels, chegou o momento de colocar a mão na massa.

Veja estas seis ideias criativas que podem inspirar sua estratégia de marketing hoteleiro:

1 – Faça um tour virtual: “Conheça nossas instalações”

A primeira ideia de Reels é fazer um vídeo “tour” pelos diferentes espaços do seu hotel ou pousada. 

Ou seja, mostre a recepção, as acomodações, áreas de lazer, piscinas, brinquedoteca, restaurante, café da manhã e outras comodidades que tornam a experiência da sua hospedagem diferente e atrativa para o público.

2 – Mostre um momento de relaxamento e tranquilidade

Outra opção é mostrar sugestões de relaxamento e bem-estar que seu estabelecimento proporciona aos hóspedes. 

Por exemplo, se você possui serviços de massagens no spa, grave um vídeo mostrando o local onde acontece, citando os benefícios da prática e outras informações relevantes. Da mesma forma, mostre momentos à beira da piscina ou destaque a natureza ao redor do hotel.

3 – Destaque a culinária do seu hotel

Faça um Reels mostrando a culinária oferecida pelo seu hotel ou pousada como forma de divulgar as experiências gastronômicas. 

Para isso, vale mostrar pratos gourmet, uma comida regional, cocktails artesanais no barzinho do hotel, além de focar no ambiente aconchegante do seu restaurante.

4 – Mostre outras atrações locais

Além de mostrar o seu hotel, divulgue aos seus seguidores as atividades locais que ele pode fazer enquanto está hospedado com você. 

Faça vídeos mostrando os passeios culturais pela cidade, as aventuras ao ar livre, o tour pelo centro histórico, fornecendo informações básicas para que os viajantes explorem os locais de forma estratégica e segura.

5 – Filme os bastidores

Ao fazer seus vídeos para os Reels, separe aqueles que mostram os processos e o lado humano do seu hotel ou pousada, como a sua equipe. 

Foque em apresentar a dedicação e o profissionalismo com que você gerencia o estabelecimento, além do compromisso dos colaboradores para tornarem cada estadia especial.

6 – Compartilhe depoimentos de hóspedes

Nada melhor do que um bom feedback, não é mesmo? Melhor ainda quando ele é compartilhado no Reels e pode alcançar um público maior.

Por isso, compartilhe os depoimentos de hóspedes satisfeitos que viveram bons momentos em sua estadia. Esses Reels são ótimas ferramentas de prova social e podem influenciar positivamente a decisão de futuros hóspedes.

Bônus: dicas para engajar o seu público no Instagram

Além de criar Reels, existem outras estratégias adicionais que podem ajudar a aumentar o engajamento do seu público no Instagram. Veja só:

  • Interaja com seus seguidores: responda aos comentários e mensagens do seu público para demonstrar que você valoriza o feedback dele e o quanto é importante. Se possível, faça isso rapidamente, logo após a interação;
  • Tenha cuidado com a qualidade audiovisual: um dos maiores erros que observo no nosso setor é que muitos publicam nas redes sociais, entretanto, a qualidade da imagem e do vídeo são muito baixas. Tente usar celulares que possuem câmeras de boa qualidade e evite gravar vídeos “tremidos”, porque isso influencia a percepção de valor do potencial hóspede;
  • Crie conteúdo interativo: use recursos como enquetes, perguntas e quizzes, para incentivar a participação do público e criar uma experiência mais próxima;
  • Use hashtags estratégicas: pesquise as hashtags relevantes para o seu nicho de mercado. Elas ajudam a aumentar a visibilidade do conteúdo para alcançar um público maior;
  • Publique regularmente: mantenha uma regularidade de postagens para que seus seguidores sigam engajados e continuem a receber o seu conteúdo. Ter consistência é importante para construir uma boa presença no Instagram;
  • Seja um contador de histórias interessantes: use os Reels e os stories para colocar seu storytelling em prática. Conte a história do seu hotel, os seus valores e a sua cultura para inspirar seus seguidores com boas narrativas.

Conclusão

Como você viu, os Reels na hotelaria são uma oportunidade de destacar o seu empreendimento no mercado, atrair o seu público e estar mais próximo dele. 

Tenho certeza que você já tem as ferramentas certas para incorporar o Reels em suas estratégias de Marketing e garantir bons resultados nas redes sociais.

Por isso, não perca tempo! Comece hoje mesmo a utilizar esse recurso e aproveite os benefícios que essa ferramenta pode oferecer ao seu negócio.

E se precisar do apoio de um especialista em Marketing hoteleiro, conte comigo! 

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Última modificação em 07/04/2024 20:54

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.