Marketing Digital

ChatGPT na hotelaria: Como usar o ChatGPT para hotéis e pousadas

Escrito por
Mateus Agostini

Nesse artigo você vai aprender o que é e como usar o ChatGPT na hotelaria e como o ChatGPT pode ajudar hotéis e pousadas a melhorar o marketing, as vendas e o relacionamento com os hóspedes.

A adoção da tecnologia na hotelaria não é novidade, mas de fato ela vem se acentuando e principalmente acelerando bastante nos últimos tempos. E isso ótimo.


A tecnologia ajuda profissionais da hotelaria e hoteleiros em geral a melhorar seus processos, otimizar tarefas, aumentar as reservas e oferecer produtos e serviços cada vez mais personalizados para os hóspedes.

Recentemente temos visto muitas novidades, mas temos que admitir que ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA) vem chamando a atenção de profissionais de diferentes mercados e indústrias, e uma delas, o ChatGPT tem ocupado um grande destaque, e não é para menos.

Por tanto caros hoteleiros e hoteleiras, se vocês querem saber como o ChatGPT pode ajudar hotéis e pousadas, leia esse material até o final, eu garanto, você vai se surpreender com essa ferramenta.

O que é o ChatGPT

A primeira coisa que você precisa entender é o que é o ChatGPT e como ele funciona. Para começar, como o próprio nome sugere, ele é um chat. Mas não um chat comum, não mesmo.

Com uso de Inteligência Artificial, o ChatGPT funciona como um assistente virtual superinteligente que você pode ter para ajudar a tornar sua vida no hotel ou pousada mais fácil. É como se você tivesse um colega de trabalho virtual que você pode contar tanto nas tarefas do meio de hospedagem quanto para tornar a experiência dos hóspedes muito melhor.

Ele é um chat onde você faz perguntas de toda a natureza e complexidade e ele lhe responde, trazendo soluções e sugestões.

Mas como ele funciona? É pura tecnologia. Você escreve uma pergunta ou uma instrução e o ChatGPT, com uso de Inteligência Artificial, pega o que você escreveu, compreende sua necessidade ou desejo e depois dá uma resposta personalizada. É incrível!

Hoje ele é oferecido em uma versão gratuita e uma versão paga. E você pode começar pela versão gratuita mesmo.

ChatGPT na hotelaria: Como usar o ChatGPT para hotéis e pousadas:

Como mencionado, diversos mercados e indústrias já estão utilizando o ChatGPT de diferentes maneiras e com diferentes objetivos.

Mas aqui é hotelaria raiz, por isso vou trazer como eu já venho usando o ChatGPT em hotéis e pousadas que eu administro, e também como outros meios de hospedagem ao redor do mundo estão utilisando.

Criação de conteúdo com ChatGPT

Essa pode ser a sua porta de entrada no uso da ferramenta. Com comandos simplificados e objetivos, você pode ter ideias incríveis de conteúdo para as redes sociais, site, e-mail marketing, blog e outras canais de hotéis e pousadas.

Cabe ressaltar que é necessária uma curadoria das respostas para ter certeza que estão corretas e atualizadas.

Imagine aqueles dias sem criatividade que você está sem ideia nenhuma para fazer o planejamento do Instagram da próxima semana. Basta abrir o ChatGPT e com um comando pedir ideias. Veja um exemplo na imagem abaixo.

Criação de anúncios na internet

O ChatGPT também pode (e deve) ser usado para criar anúncios para hotéis e pousadas no Google, Instagram e outras plataformas.

Em plataformas de anúncios como a Rede de Pesquisa do Google, os textos são muito importantes e é aí que o ChatGPT entra.

Use comandos para pedir exemplos e ideias de anúncios. Fiz uma simulação no exemplo abaixo.

Atendimento por chatbot

O uso de chatbot na hotelaria não é nenhuma novidade, mas já há empresas fazendo integração do ChatGPT com suas ferramentas chats.

O que isso significa na prática? Os chatbots capazes de responder perguntas de forma mais personalizada e customizada.

Imagine um chatbot capaz de atender a dúvidas de clientes interessados e de hóspedes de forma fluída e sem que você tenha que criar diversos fluxos de respostas pré-definidas.

ChatGPT como concierge de hotel multilingue

Com o ChatGPT hotéis e pousadas podem oferecer um serviço de concierge online 24 horas por dia e sete dias por semana e diversos idiomas.

Seja através de um link personalizado ou até mesmo um totem em alguma área comum, o hóspede pode digitar suas dúvidas e o ChatGPT oferecer as melhores respostas.

Por exemplo, basta o hóspede digitar “indique os 3 melhores restauraste de Salvador especializados em frutos do mar” que o ChatGPT fará essa lista imediatamente para o viajante.

Criação e sugestão de melhorias em textos e copys

Outra função incrível do Chat GPT para hotelaria é seu uso para criação e melhoria de textos e copys para diferentes canais do hotel ou pousada.

Com um simples comando, você pode pedir para o ChatGPT analisar uma página específica do site do hotel e sugerir melhorias.

Da mesma forma, você pode pedir para ele criar uma copy para posts nas redes sociais ou anúncios na internet. O mesmo vale para campanhas de e-mail marketing.

Cuidados especiais ao usar o ChatGPT para hotéis e pousadas

Como eu já mencionei, todos os exemplos acima já estão sendo utilizados em na hotelaria em hotéis e pousadas de diferentes tamanhos.

Eu mesmo já uso em algumas dessas aplicações na estratégia de marketing digital da pousada e do hotel que administro, e ele me ajuda muito a otimizar meu tempo e também em gerar ideias e insights e processos criativos.

Porém, você precisa entender que não deve confiar cegamente na ferramenta, ou seja, ela exige um certo graus de supervisão e também de curadoria.

Outro ponto importante é que a qualidade das respostas da ferramenta esta diretamente ligada a qualidade das perguntas. Perguntas genéricas vão levar a respostas genéricas. Por isso seja sempre claro, objetivo e específico ao fazer os comandos.

ChatGPT na hotelaria

Agora é mão na massa. Nesse post você já entendeu o que é e como funciona e, principalmente, como o ChatGPT pode ajudar hotéis e pousadas em suas estratégias de marketing digital e até mesmo na gestão e na experiência dos hóspedes.

Acesse a ferramenta, faça seu cadastro gratuitamente e comece a testar. Quanto mais você usar a ferramenta mais você vai entender como ela funciona e como ela vai lhe auxiliar.

O ChatGPT na hotelaria já é realidade e seu uso, assim como outras soluções baseadas em inteligência artificial, será cada vez mais utilizado.

Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma observação sobre o uso do ChatGPT na hotelaria, deixe nos comentários.


Última modificação em 26/04/2024 19:05

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.