Marketing Digital

Stories para hotel ou pousada: 5 ideias infalíveis!

Escrito por
Mateus Agostini

Você já parou para pensar em como o uso dos stories para hotel ou pousada pode fazer a diferença na visibilidade e no engajamento do seu meio de hospedagem?

O Instagram é uma ferramenta para se conectar com os hóspedes e clientes de forma mais próxima e rápida. E, desde o seu lançamento, já ultrapassou a marca de 500 milhões de usuários interagindo diariamente com o recurso.


Por isso, vamos entender como um dos seus principais recursos funciona, como usar de forma estratégica e principais ideias para aplicar nas redes sociais do seu hotel.

Preparado?

O que postar no Instagram de um hotel?

Vou começar com as cinco principais dicas de postagem no Instagram para encantar seus hóspedes:

  1. Mostre o seu diferencial, como, por exemplo, a vista, os quartos, área gourmet, etc;
  2. Divulgue as principais formas de lazer para o hóspede;
  3. Destaque as acomodações, suas características e atrativos;
  4. Divulgue os pontos turísticos da cidade ou opções externas de passeios;
  5. Mostre as avaliações dos seus hóspedes.

O que é stories para hotel ou pousada?

Os stories do Instagram são um tipo de publicação que dura apenas 24 horas, ou seja, você posta seu texto, foto, boomerang ou vídeo, de até 60 segundos, e ele fica disponível por um dia. 

Nele, é possível mencionar o @ de outro perfil do Instagram, repostar marcações do seu perfil, colocar músicas, escrever textos, fazer enquetes, incluir links, gifs, criar templates, entre outras funcionalidades.

Funcionalidades disponíveis nos Stories do Instagram

Sendo assim, ele é uma plataforma dinâmica para hotéis e pousadas se conectarem com seu público-alvo de maneira mais autêntica, frequente e direta. 

Por que usar os stories?

Além de ser um dos formatos de conteúdo mais consumidos no Instagram, depois do Reels, o uso de stories para hotel ou pousada pode trazer os seguintes benefícios:

  • Aumento do engajamento, pela maneira rápida e prática com que seus seguidores podem reagir aos seus stories — podem curtir, responder, clicar em links, entre outras ações;
  • Maior visibilidade para o seu conteúdo, já que os stories são vistos por boa parte dos seus seguidores;
  • Humanização da marca e construção de uma conexão emocional com seu público-alvo;
  • Comunicação instantânea e incentivo aos seguidores a agir de forma rápida, criando um senso de urgência em torno das suas mensagens;
  • Análise de desempenho com métricas de visualizações, cliques e interações fornecidas pelo Instagram.

Como criar um story?

Primeiro, veja o passo a passo para fazer um novo story a seguir:

  1. Comece fazendo login na conta do Instagram do seu hotel ou pousada;
  2. Na página inicial, toque no ícone “+” da sua foto de perfil no canto superior esquerdo;
  3. Clique em “câmera” para criar uma mídia ou selecione uma imagem, ou vídeo da galeria;
  4. Personalize o story com texto, música, GIFs, filtros e outras ferramentas;
  5. Por fim, clique no botão “compartilhar”.

Como fazer stories estratégicos para meios de hospedagem?

É sempre bom lembrar que os stories fazem parte da estratégia de Marketing Hoteleiro. Portanto, antes de começar, veja as dicas abaixo:

  1. Conheça seu público-alvo;
  2. Planeje seu conteúdo;
  3. Use recursos atrativos e mídias de qualidade;
  4. Crie conteúdo verdadeiro;
  5. Mantenha a consistência;
  6. Fique de olho nas tendências e datas comemorativas.

Agora, veja cada um deles em detalhes:

  1. Conheça seu público-alvo: antes de criar stories, é preciso entender quem são seus seguidores e quais são seus interesses, para personalizar seu conteúdo e atender às demandas do seu público;
  2. Planeje seu conteúdo: faça um plano de conteúdo, identificando os temas, mensagens e objetivos que deseja transmitir, para que ele seja relevante e alinhado com sua estratégia de marketing;
  3. Use recursos atrativos e mídias de qualidade: enquetes, músicas, perguntas, localização, etc, criam mais oportunidades engajar seu público e incentivar a interação. Não se esqueça de captar fotos e vídeos com boa qualidade de imagem e som;
  4. Crie conteúdo verdadeiro: priorize a autenticidade, mostrando o lado humano do seu hotel ou pousada. Compartilhe momentos internos para construir uma relação mais próxima com o público;
  5. Mantenha a consistência: crie um cronograma de postagens, garantindo uma presença constante na plataforma, evitando ser repetitivo. Isso atrai mais o público, mostra a eles que vale a pena seguir sua página, e “informa” ao algoritmo do Instagram que você está ativo;
  6. Fique de olho nas tendências e datas comemorativas: acompanhe recursos que possam ser incorporados aos seus stories para estar sempre relevante, além de aproveitar oportunidades de aumentar visibilidade e o alcance da sua marca, como feriados e períodos de comemoração, como dia das mães, dos pais, entre outros.

5 ideias de stories para seu hotel ou pousada

Primeiro, preciso te dizer que, quando se trata de quais stories que as pessoas desejam ver, 35% dos usuários preferem as histórias curtas com uso de fotos, vídeos e texto. A segunda opção preferida são aquelas com questionários e enquetes.

Seguindo essa linha, veja as principais ideias para você colocar em prática hoje mesmo:

  1. Faça um tour pelo hotel mostrando a estrutura;
  2. Crie enquetes, perguntas e incentive reações para interagir com o público;
  3. Compartilhe a marcação de hóspedes e seus comentários;
  4. Mostre as experiências locais imperdíveis;
  5. Um dia na vida de um hóspede.

Veja abaixo como fazer cada uma delas: 

1 – Faça um tour pelo hotel mostrando a estrutura

Mostre aos seus seguidores cada espaço do seu hotel, em formato de vídeo ou fotos com descrição em texto.

Você pode começar pela recepção, mostrando como são as boas-vindas aos hóspedes. Em seguida, filmar os quartos, destacando os detalhes das acomodações e o que torna a estadia aconchegante. 

Não se esqueça de passar pelas áreas de lazer, como a piscina, spa, área gourmet, ou academia, e compartilhe quais são as atividades disponíveis para os clientes durante sua estadia.

⚠️ Atenção: evite vídeos “tremidos”, desfocados e garanta que há iluminação suficiente para o potencial hóspede ver tudo o que você quer mostrar. A qualidade influencia a percepção de valor que ele terá sobre sua hospedagem! 

Além disso, coloque uma música de fundo que reflita a mensagem que deseja passar! Por exemplo, se você deseja mostrar que o seu local é ideal para o descanso no fim de semana, faz mais sentido colocar uma trilha sonora instrumental ou um pagode dos anos 90? 

Provavelmente a música instrumental combina mais com o contexto, certo?

2 – Crie enquetes, perguntas e incentive reações para interagir com o público

Usar os stories com figurinhas, fazer enquetes, criar perguntas para que os usuários respondam ou incentivar que os seguidores interajam nos stories são formas de estimular o envolvimentodas pessoas com o conteúdo.

Para isso, faça enquetes no formato de quiz sobre um assunto, por exemplo, para testar o conhecimento sobre o hotel, com perguntas sobre a data de criação, em que cidade está instalado e quais são as áreas de lazer preferidas.

Abrir uma caixinha de perguntas é outra maneira de interagir. Nesse caso, as pessoas podem enviar dúvidas sobre as acomodações, formas de pagamento, etc, e você consegue fazer um novo conteúdo em cima das respostas.

Outro ponto relevante é manter o botão de reserva direta disponível nos stories, para facilitar a vida dos clientes que desejam reservar com você e não através dos OTAs.

Além disso, usar links com novidades e anúncios que são significativos, ou no formato de parceria com outros negócios, pode ser uma forma de divulgação através dos stories. 

Até porque você poderá deixar essas informações salvas nos destaques, o que ajuda o seguidor a navegar pelo seu perfil e descobrir as informações mais importantes sobre a estadia! 

3 – Compartilhe a marcação de hóspedes e seus comentários

Os stories possuem o recurso de marcação de outros perfis. Com ele, seus hóspedes podem mencionar a sua página e assim você consegue repostar suas avaliações, fotos e vídeos sobre a estadia.

Outra forma de obter esse feedback é entrevistando alguns hóspedes durante sua estadia e solicitando que compartilhem suas experiências positivas. Você pode fazer isso deixando esse lembrete no quarto em algum lugar, ou falando diretamente no momento do check out.

Isso ajuda com a reputação do seu hotel e também fornece prova social para os seguidores da página. Não se esqueça de deixar as marcações com elogios salvas nos destaques, hein?

4 – Mostre as experiências locais imperdíveis

Destaque as atrações locais e outras atividades que seus hóspedes podem fazer durante a estadia no seu hotel ou pousada. 

Se você está numa cidade turística, por exemplo, dê dicas sobre os passeios, conte a história local, mostre os pontos turísticos, restaurantes e eventos culturais próximos ao seu hotel, oferecendo recomendações de como aproveitar a cidade.

Você também pode colaborar com outras empresas locais para oferecer descontos exclusivos aos seus seguidores e, assim, atrair ainda mais visitantes.

Lembre-se: sua página precisar ser relevante para os seguidores. Ninguém gosta de seguir um perfil que só fala de reservas e serviços. Mostrar mais da sua região e dar dicas de como aproveitá-la da melhor maneira é uma forma de ser útil e atrair a atenção de novos públicos!

5 – Um dia na vida de um hóspede

Como você já viu, os stories podem ser uma ferramenta para aproximar empresa e público e, nada melhor que mostrar como é passar um dia na sua hospedagem.

Para isso, faça vídeos de como aproveitar a estadia, desde o café da manhã no restaurante até as atividades de lazer ao longo do dia. Dê detalhes sobre os itens do café, como é o chuveiro, deite na cama, mostre a vista e a diversão em geral para engajar a audiência.

Você pode fazer isso sob o ponto de vista dos colaboradores: deixe que as pessoas vejam que o empreendimento é gerido e operado por pessoas, mostrando um lado mais humano do hotel.

Conclusão

Como vimos, usar o Instagram Stories para hotel e pousada pode aumentar de forma considerável o seu engajamento, promover a marca e ajudar o seu negócio a se conectar mais profundamente com seu público-alvo. 

As ideias que sugeri mostram como você pode aproveitar ao máximo os recursos disponíveis nessa ferramenta e não perder a chance de gerar mais conversões.

Por isso, não perca tempo e comece a criar stories estratégicos hoje mesmo! Continue seu aprendizado: veja como usar as redes sociais para hotelaria de forma estratégica!


Última modificação em 12/04/2024 20:35

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.