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Perfis falsos de hotéis e pousadas no Instagram e outras redes sociais: como evitar e o que fazer

Escrito por
Mateus Agostini

Um assunto que, frequentemente, aparece nas conversas entre hoteleiros é questão da criação de perfis falsos de hotéis e pousadas no Instagram e outras redes sociais. Muitos de nós já tivemos que lidar com os temidos perfis falsos no Instagram e no WhatsApp — ou em qualquer outro canal. 

Esse é o tipo de situação que ninguém quer vivenciar, mas todos precisam saber o que fazer para agir rapidamente e evitar impactos negativos mais significativos.


Neste conteúdo, vou te explicar como esse tipo de golpe é aplicado, dar dicas de como se prevenir e listar o que você pode fazer caso sua hospedagem seja vítima dos criminosos que criam perfis falsos.

Como golpistas criam perfis falsos de hotéis e pousadas?

O nosso ponto de partida para o assunto é o entendimento sobre como os golpistas criam perfis falsos de hotéis e pousadas no Instagram e nas redes sociais.

Em geral, envolvem criar contas fictícias ou invadir a sua conta para aplicação de crimes como, por exemplo, o golpe do PIX. 

Abaixo estão algumas das estratégias comuns utilizadas por esses criminosos:

  • Roubo de conteúdo: os golpistas se aproveitam das fotos e informações disponibilizadas em perfis oficiais de hotéis e pousadas para um perfil falso que pareça autêntico.
  • Nomes semelhantes: escolhem nomes de usuário bem parecidos com os dos estabelecimentos legítimos, mas com pequenas variações, como a adição de um caractere especial, ponto, ou outro artifício para confundir.
  • Mensagens persuasivas e promoções falsas: para aplicar os golpes, abordam potenciais vítimas por meio de mensagens diretas, informando principalmente sobre promoções falsas, sorteios de diárias ou ofertas especiais. Com isso, pedem informações pessoais, como nome e número de telefone, que servem para aplicação de novos crimes, além do estelionato.
  • Clonagem de WhatsApp: em muitos casos, solicitam que as vítimas forneçam códigos de verificação enviados por SMS, sob o pretexto de confirmar a participação em sorteios ou outras oportunidades, o que possibilita a clonagem de contas de WhatsApp.
  • Phishing: acontece também dos criminosos compartilharem links com conteúdo duvidoso, que permitem roubar senhas e dados pessoais dos usuários que clicam e, com isso, aplicarem outros golpes.

É possível evitar que um hotel ou pousada seja vítima do golpe do perfil fake no Instagram?

Eu gostaria de dizer que sim. Entretanto, embora não seja possível eliminar completamente o risco de um hotel ou pousada ser vítima do golpe do perfil falso no Instagram, existem medidas que podem reduzir a probabilidade e minimizar os impactos. 

Aqui estão algumas estratégias:

Monitoramento ativo

Quando você mantém uma presença ativa nas redes sociais, você fica em vantagem para evitar o risco do golpe por várias razões. 

Primeiro, porque seus seguidores se habituarão à forma com a qual seu estabelecimento se comunica e poderão identificar, com mais facilidade, variações que podem indicar atividades suspeitas. Segundo, pois ao estar presente de forma mais assídua, fica mais fácil e rápido descobrir comportamentos suspeitos e esclarecer dúvidas dos seguidores.

Verificação de conta

Boa parte das redes sociais permite a chamada “verificação da conta”, como é o caso do selo azul no Instagram e no WhatsApp.

Isso ajuda a diferenciar o perfil oficial da hospedagem de qualquer outra conta falsa.

Comunicação transparente e constante

Sempre que possível, de forma proativa e preventiva, informe aos seus seguidores e hóspedes sobre os canais oficiais de comunicação, como site, e-mail e números de telefone.

Além disso, seja sempre consistente: utilize os canais estabelecidos, evitando usar meios de contato pessoais, para evitar confusões.

Eduque sua audiência

É importante ter postura protagonista nesse processo e, com uma certa recorrência, alertar seu público das redes sociais sobre os possíveis golpes, destacando, principalmente, que informações sensíveis não devem ser compartilhadas em mensagens diretas. 

Treinamento da equipe

Outro aspecto super importante para a prevenção dos impactos negativos desse tipo de crime é a capacitação do time. Oriente todos os colaboradores sobre os possíveis golpes e como agir ao receber perguntas ou relatos suspeitos.

Ainda, garanta um controle adequado dos acessos nas redes sociais — limitação sobre quem pode acessar — e que a equipe de atendimento esteja ciente das boas práticas de segurança digital, como autenticação de dois fatores e o não compartilhamento de senhas.

Compartilhamento de experiências

Um ponto que acho importante reforçar, que acaba trazendo benefícios não só para a prevenção de crimes virtuais, mas também para a visibilidade e reputação de pousadas e hotéis, é o incentivo para os hóspedes falarem sobre suas estadias nas redes sociais.

Encoraje seus clientes a compartilharem experiências positivas, você fortalece a presença online autêntica da sua marca e mostra confiabilidade.

Criaram um perfil falso do seu hotel ou pousada no Instagram? Entenda o que fazer

Se a sua pousada ou hotel foi vítima de um perfil fake, é crucial agir de forma imediata e estratégica, para minimizar os danos e proteger a reputação do estabelecimento. 

Aqui estão algumas ações recomendadas:

Denúncia para a rede social e autoridades

Procure pelas ferramentas de denúncia oferecidas pelas redes sociais. 

Além disso, entre em contato diretamente com o suporte da plataforma. Você precisará explicar a situação, possivelmente enviar documentos comprobatórios e solicitar remoção urgente da conta fake.

No caso do Instagram, siga os seguintes passos:

1 – Acesse o perfil fake da sua pousada ou hotel.
2 – Clique nos “3 pontos”na parte superior direita da tela.
3 – Clique na opção “Denunciar”.
4 – Clique na opção “Algo sobre essa conta”.
5 – Clique na opção “A pessoa está fingindo ser outra pessoa”.
6 – Clique na opção “Eu”. (caso seja uma conta verificada, você pode clicar em “Uma empresa ou organização”e depois basta selecionar a conta verificada da sua pousada ou hotel.

Vale reforçar que, s​e a fraude envolver atividades criminosas, como extorsão, não deixe de registrar um boletim de ocorrência na delegacia especializada em crimes virtuais. Você também pode procurar por apoio jurídico, se necessário, para tomar as medidas legais e se resguardar.

Comunicado oficial nos seus canais

É importante manter uma comunicação transparente clara nesse momento. Faça posts, stories e envie mensagens que expliquem a situação para os seus contatos.

Faça questão de explicar quais são as diferenças entre o perfil falso e o perfil oficial para os seguidores identificarem a fraude.

Inclusive você pode criar um “destaque” no perfil do Instagram que informará e orientará permanentemente seus seguidores e visitantes sobre possíveis contas fakes.

Envolvimento dos seguidores

Também é interessante pedir a ajuda dos seus seguidores para denunciarem o perfil falso. Isso é importante porque, quanto mais denúncias surgirem, maior a probabilidade de a rede social remover o perfil.

Peça e oriente eles a seguirem os passos acima.

Lembre-se de que a transparência e a comunicação rápida e eficaz são indispensáveis nesses momentos. Pode ter certeza: seus hóspedes e seguidores valorizarão a agilidade e a abertura ao lidar com a situação!

Prevenção e proatividade são o segredo para lidar com o universo digital!

A crescente incidência de perfis falsos de hotéis e pousadas exige uma abordagem proativa por parte dos estabelecimentos, tanto para proteger sua imagem no mercado, quanto para garantir a segurança dos hóspedes. 

Para evitar os impactos negativos desse tipo de crime, recomendo adotar as medidas de prevenção que mencionei e, caso seja vítima, lembre-se de agir sempre de forma rápida e transparente.

Agora, te convido a seguir a conta oficial da Hotel Academy no Instagram, onde compartilho dicas valiosas, melhores práticas do setor hoteleiro e informações relevantes para garantir uma presença digital marcante! 


Última modificação em 10/02/2024 09:30

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.

View Comments

  • Fui vitima de um perfil falso de pousada, haquearam meu whatsapp e também a moça do salão que vou. Temos criar um circulos de anfitriões

    • Pois é Jane, infelizmente esses golpes estão cada vez mais comuns mesmo. Por isso é importante ter esses cuidados e precauções.