E-mail marketing para hotelaria é uma estratégia de marketing digital que pode gerar muito valor para seus hóspedes e aumentar as vendas do seu hotel, pousada ou hostel.
O e-mail marketing é uma estratégia muito utilizada no marketing digital de empresas de vários mercados, e com a hotelaria não é (ou não deveria ser) diferente.
Na verdade, os grandes players do mercado hoteleiro já utilizam o e-mail marketing, principalmente as grandes redes, as OTA’s e também portais e agências de viagens como Trivago, Zarpo e Tripadvisor.
Acontece que, entre os pequenos e independentes hotéis e pousadas, essa estratégia não é muito explorada ou então, é explorada de forma equivocada.
E o objetivo desse artigo é justamente esse, compartilhar 7 dicas para campanhas de e-mail marketing para gerar mais valor para seu hóspede.
Então, se você quer aprender um pouco mais sobre esse assunto, segue comigo 😉
E-mail marketing para hotelaria
Antes de citar as dicas, cabe uma observação muito importante.
Utilize uma ferramenta de e-mail marketing. Eu não vou citar nem um exemplo de ferramenta aqui. Mas basta fazer uma busca no Google que aparecerá dezenas de opções no mercado, algumas inclusive gratuitas.
Se você quiser algumas indicações de ferramentas, mande um e-mail para mim que eu vou mostrar qual eu uso e mais algumas opções que eu já conheço.
Com uma ferramenta adequada, você otimiza os envios, consegue segmentar sua lista, consegue medir a performance de cada disparo (taxa de abertura, taxa de cliques, entre diversas outras informações) além de diversas outras possibilidades e facilidades.
Dito isso, vamos ao que interessa: 7 dicas para campanhas de e-mail marketing para hotelaria.
1 – Segmente sua lista de e-mail
A segmentação é indispensável para uma boa campanha de e-mail marketing.
Por exemplo: Se você é homem, sem filhos e solteiro, você não quer receber um e-mail de alguma loja oferecendo produtos para recém nascidos.
Agora imagine você fazer uma reserva num hotel com certa antecedência, e você receber antes mesmo do check-in um e-mail promocional desse hotel para um período muito próximo a data reservada.
Ou seja, não mande e-mail para toda sua base de e-mails, mas sim para aqueles da sua lista que podem ter interesse no conteúdo do e-mail que você está mandando.
Algumas informações para você segmentar sua lista:
- Região (País, Estado, Cidade).
- Hóspede (já se hospedou ou vai se hospedar – quando).
- Viajante de negócios (sozinho) ou viagem em família.
- Idade e data de aniversário.
- Pediu orçamento e não reservou.
Esses são alguns exemplos de segmentação. Você deverá avaliar quais são importantes para o seu hotel.
2 – Crie e cresça sua lista de e-mails de forma orgânica
Ou seja, NÃO COMPRE LISTA DE E-MAILS.
Essa era uma prática muito comum antigamente e que algumas pessoas ainda insistem em fazer.
Em outras palavras, mande e-mail para quem conhece seu hotel ou tem interesse nele.
Além de não ajudar e prejudicar a imagem do seu meio de hospedagem, comprar listas também pode prejudicar a entregabilidade de suas campanhas futuras.
Isso porque, se a lista comprada conter muitos e-mails inexistentes e /ou se as pessoas dessa lista marcarem seus e-mails como SPAM, seu endereço de IP de envio e domínio podem cair numa black list, o que faz com que servidores de e-mail (Gmail, Hotmail, Outlook, Yahoo) direcionem seus e-mails futuros diretamente para as caixas de SPAM.
>>> DICA IMPORTANTE: Por esse motivo, também é importante manter sua lista sempre “limpa”, ou seja, excluir dela contatos que não interagem com seus e-mails, que pediram descadastramento ou marcaram como SPAM.
3 – Dê motivos para as pessoas abrirem seus e-mails
Não adianta você mandar somente e-mails promocionais. Ninguém gosta de receber só promoções.
Envie conteúdo relevante para sua lista de e-mails.
Lembre-se, use o poder da segmentação.
Veja alguns conteúdos que você pode explorar:
- E-mail para seu hóspede com 3 ou mais dias antes do checkin – Com boas vindas, com informações da reserva, do hotel, e dicas da região.
- E-mail após o checkout – Com agradecimento, pesquisa de satisfação do hotel e solicitando avaliação no Tripadvisor, Google ou outras plataformas que você prefira.
- E-mail “híbrido” – Ou seja, promocional mais com conteúdo (pode ser artigo do seu blog ou dica da região por exemplo).
- Estilo News – Se você tem um blog, use o modelo newsletter para enviar seus artigos do mês ou somente os mais lidos.
- E-mail de aniversário ou outras datas especiais para seus hóspedes.
- Crie cupons de descontos e ofertas exclusivas para sua lista de e-mails.
4 – Não mande e-mail promocional para toda lista
Mas como assim? Quer dizer que não posso mandar promoções e pacotes especiais para toda minha lista? A resposta é SIM e NÃO! Espera que eu vou explicar.
Você pode sim mandar e-mails promocionais para toda sua lista, mas não deve enviar para todos ao mesmo tempo.
Segmente o público na hora de disparar as campanhas com ofertas e crie ofertas exclusivas e personalizadas!
Imagine que seu hóspede acabou de fazer o check-out e para o azar dele é a data de você vai disparar uma campanha de oferta para o mês seguinte. Ele provavelmente não está interessado.
Ou pior. Imagine que os clientes que já têm reserva para o mês seguinte também vão receber esse e-mail.
Veja alguns tipos de promoções por segmentação:
- Mês de aniversário – Crie uma oferta exclusiva para todas as pessoas que fazem aniversário no mês X e mande com um mês de antecedência.
- Aniversário de Estados e Cidades – Crie uma oferta exclusiva para as pessoas que moram nesses Estados e Cidades.
- Para os hóspedes que mais frequentam seu hotel – Veja no seu sistema aqueles que se hospedam todos os anos ou mais de uma vez por ano e mande uma oferta (pode ser upgrade, um serviço, desconto exclusivo, uma diária cortesia).
- Para os hóspedes que não se hospedam a bastante tempo – Essa pode ser uma forma de trazer antigos hóspedes de volta ao seu hotel ou pousada.
- Por feriados em Estados e Cidades específicas – Alguns feriados são nacionais e outros não. Faça uma pesquisa anual dos feriados e coloque no seu planejamento de disparos.
5 – Crie um calendário de disparos
Toda vez que se fala em geração de conteúdo, criar um planejamento e um calendário de publicações é crucial. E lógico que com as campanhas de e-mail marketing também.
Olhe quanta coisa nós já vimos até aqui. Se você não planejar com antecedência, com certeza seu negócio não vai conseguir explorar ao máximo essa ferramenta.
Comece por um planejamento mensal, determinando o responsável, a data de criação, a data de disparo, objetivo, assunto, título, CTA, link de destino e público (segmentação) de cada disparo.
Esse calendário pode ser feito em uma planilha de Excel mesmo.
6 – Conteúdo do e-mail marketing para hotelaria
Aqui as dicas são mais técnicas para você melhorar a performance dos seus disparos.
- Evite usar muitas imagens – Isso porque os servidores de e-mail entendem que muitas imagens são um indício de SPAM.
- Foco no título – O título é decisivo para uma pessoa abrir ou não o e-mail. Evite títulos longos.
- Escreva de forma persuasiva e interessante – Evite textos muito longos.
- Produza e-mails responsivos – Ou seja, seu e-mail tem que se adaptar à telas de diferentes celulares.
- Nada de deixar o principal para o final – Já deixe claro do que se trata seu e-mail no início, antes da primeira “dobra”.
- Use links/CTAs – Coloque links para enviar as pessoas para onde você deseja (ler um artigo, fazer uma reserva, entrar em contato).
- Use imagens que tenham sentido com o conteúdo do e-mail e com o público segmentado. Preferencialmente, use imagens reais do seu hotel ou pousada.
7 – Use CTA’s
CTA é uma sigla em inglês para Call to Action, ou no bom português, Chamada para Ação.
Ou seja, é um comando, uma chamada, um mecanismo para que o leitor do seu e-mail execute uma ação desejada.
Os CTA’s podem ser em formatos de hiperlinks, links , imagens ou botões.
Por exemplo, se você disparou um e-mail com os principais artigos do blog do seu hotel, você deve incluir um CTA “leia mais” ou “saiba mais” para levar o leitor até o artigo original.
Caso o objetivo do e-mail seja promocional, você deve incluir um a CTA “reserve agora” ou “solicite um orçamento”.
>>> DICA IMPORTANTE: 60% das pessoas não rolam o e-mail até a segunda dobra. Por isso, inclua seu CTA já no início do conteúdo.
Esses foram só alguns exemplos entre diversas possibilidades. O importante aqui é você entender o conceito e a importância dos CTA’s.
E-mail marketing para hotéis, pousadas e hostels
Bom pessoal, essas foram minhas dicas para você pensar suas campanhas de e-mail marketing de forma mais estratégica, e principalmente, gerar mais valor para seus hóspedes e futuros hóspedes.
Lembre-se, o e-mail marketing é mais um canal de comunicação e de relacionamento do seu hotel.
Se você tiver alguma dúvida ou mais alguma dica, deixe nos comentários e não esqueça de compartilhar esse artigo com seus colegas.
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