SEO para sites de hotéis e pousadas é um conjunto de técnicas de otimizações para que motores de busca como o Google possam encontrar, indexar e rankear os sites de meios de hospedagem.
Cada vez mais os viajantes usam a internet para pesquisar, planejar e comprar suas viagens.
E uma das ferramentas mais utilizadas para isso é a rede de pesquisa do Google.
Por isso, ter o site do hotel, pousada ou hostel bem posicionado no Google pala termos de pesquisa que tenham relação e com o serviço que oferecem é fundamental.
E para isso, usar técnicas de SEO é fundamental.
Se você quer aprender o que é e como fazer, esse artigo é para você.
Pode parecer um pouco técnico no início, mas lhe garanto que ao final desse artigo você já terá uma boa noção de que é e como aplicar essa estratégia no seu negócio.
O que é SEO e qual a importância para sites de hotéis e pousadas
Hoje em dia já é senso comum entre todos que cada vez mais as pessoas buscam por soluções no Google. É o popular “dar um Google”.
Agora, quando o assunto é viagem, o Google se torna um aliado mais fundamental ainda.
Segundo números do próprio Google, em 2017 houveram 1 bilhão de buscas relacionadas a viagens.
E uma das pesquisas relacionadas à viagens mais comum no Google é “hotel em xxxx”.
Por exemplo, se você está pensando em viajar para São Paulo, é bem provável que você faça uma busca “hotel em são paulo” ou “pousada em são paulo”.
A questão é, quando alguém faz uma busca por hospedagem no seu destino, em qual posição aparece seu site?
Estar bem posicionado nas primeiras posições é crucial para aumentar o número de visitantes do seu site, e por consequência, aumentar o número de vendas e solicitações de orçamentos por e-mail, conversas por Whatsapp ou mesmo ligações por telefone.
E o melhor, você pode economizar em campanhas de anúncios no Google.
O objetivo do SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization, é justamente melhorar o posicionamento orgânico do site do seu negócio para determinadas palavras-chave.
Portanto, você não precisa ser um expert em SEO, mas você precisa saber sua importância e saber como cobrar dos responsáveis algumas melhorias.
Uma coisa importante que você precisa ter ciência: Não acredite em profissionais que prometem a primeira posição do Google.
Ninguém é capaz de garantir isso, pois o posicionamento depende de muitas variáveis, e muitas delas externas ao seu site.
Algumas técnicas de SEO para aplicar já no site do seu hotel
A ideia aqui é pontuar algumas técnicas para você começar a aplicar imediatamente no site do seu hotel ou pousada.
Não nos aprofundaremos nelas, isso ficará para outro artigo.
Caso tenha dificuldade de aplicar essas técnicas, ao menos você saberá avaliar e contratar um profissional para fazer.
Você precisa entender a importância dessa estratégia, saber que ela exite e saber como cobrar.
Defina as palavras-chave
Antes de mais nada, é necessário escolher as palavras-chave que você vai tentar melhorar o posicionamento do site.
Dica importante: Trabalhe uma palavra-chave (e suas variáveis) por página, ou seja, por URL.
Embora algumas sejam óbvias, é sempre bom contar com algumas ferramentas que podem lhe ajudar nessa missão, como Ubersuggest e o planejador de palavras-chave do Google.
Cabe observar que, quanto maior o volume de pesquisa de uma determinada palavra-chave, maior é a concorrência por ela.
Por isso, cabe avaliar palavras-chave com menos volume de buscas mas também com menos concorrência.
Use a palavra-chave nos elementos da página
Essa dica é simples mas bem importante, pois é através de alguns elementos do código da página que o Google consegue entender o assunto que a mesma se refere.
Após definir qual palavra-chave você vai trabalhar, use essa palavra nos seguintes elementos da página:
- Use na URL;
- Use no título;
- Use no decorrer do texto (sem exageros);
- Use sinônimos no decorrer do texto;
- Use nos Subtítulos (tag H1, H2, H3);
- Use na imagem (tag alt);
- Use na meta-descrição.
Dica importante: Não seja repetitivo e não use a palavra-chave de forma exagerada e forçada.
O Google entende quando estão tentando manipulá-lo e isso pode ocasionar punições. Use de forma natural e use sinônimos/variações da palavra-chave.
Performance do site
A performance do site é cada vez mais importante na estratégia de SEO.
O Google dá preferência para sites com boa performance. Seu site precisa ser leve, veloz e carregar os elementos rapidamente.
Portanto, avalie a capacidade do servidor onde seu site está hospedado e também faça análise dos elementos do seu site (imagens, códigos, redirecionamentos, plugins).
Um profissional pode lhe auxiliar nessa missão que é um pouco mais técnica.
Teste o site do seu hotel no Google Page Speed e Web Page Test.
Mobile friendly
De nada adianta ter um lindo site, se ele não é “amigável” para celulares.
Aliás, hoje em dia não basta ser apenas “amigável”. Ele tem que ter ótima navegação em dispositivos móveis.
No final do ano passado começou a funcionar oficialmente o Mobile First Index, que é uma mudança nos algorítimos do Google que leva em consideração somente a versão mobile dos sites para rankeamento.
Faça um teste do site do seu meio de hospedagem na ferramenta do Google Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis.
Conteúdo
O conteúdo do site cada vez mais é importante para um boa estratégia de SEO para sites de hotéis e pousadas.
Mas não basta apenas quantidade, a qualidade do conteúdo é fundamental.
Avalie ter um blog e escrever sobre o destino onde está seu hotel ou pousada, com dicas do que fazer na região, passeios, dicas de lazer e gastronômicas, entre outras informações que são importantes para seu público-alvo.
Também ajuda ter tipos de mídias diferentes na mesma página. Por exemplo, um conteúdo de texto com imagens e um vídeo.
Outras dicas adicionais
- Evite conteúdo duplicado entre as páginas (mesmo que trechos pequenos);
- Insira conteúdo constantemente (um Blog é um grande aliado);
- Escolha palavas-chave com menos concorrência (mais específicas);
- Contrate um bom plano de hospedagem (servidor);
- Insira um SITEMAP;
- Consiga links externos apontando para seu site (Link Building);
- Não tente enganar o Google, ele é mais esperto que você!
Esse então foi nosso resumo sobre SEO para sites de hotéis e sua importância na estratégia de marketing digital para hotelaria.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, não esqueça de deixar nos comentários.
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