Estratégia e Gestão

Inteligência artificial na hotelaria: como aplicar?

Escrito por
Mateus Agostini

A Inteligência Artificial na hotelaria já é uma realidade para diversos meios de hospedagem.

Através dela, você pode melhorar diversos processos internos, além de oferecer uma experiência diferenciada ao seu cliente, aumentar sua receita, entre outros benefícios.


Ficou interessado? Aqui vou te mostrar muito mais sobre o papel da IA na hotelaria, com exemplos práticos de sua aplicação.

Vem comigo!

O que é inteligência artificial na hotelaria?

A Inteligência Artificial na hotelaria significa a aplicação de sistemas computacionais que podem realizar tarefas que, normalmente, exigiriam inteligência humana. Isso inclui, por exemplo, análise de dados, tomada de decisões, chats com clientes e automação de processos. 

Segundo a pesquisa da PwC, inclusive, o mercado de turismo e lazer foi o que mais adotou a IA em suas atividades, principalmente no contexto pós pandemia.

Alinhado a isso, o relatório de pesquisa da Phocuswright aponta que, entre 13 e 22% dos viajantes — principalmente os que possuem entre 18 e 55 anos — já utilizaram IA generativa.

IA generativa é aquela capaz de criar coisas novas a partir de referências anteriores. Pode ser usada para elaborar textos, imagens, vídeos, entre outros recursos.

Um uso comum na hotelaria é, por exemplo, chatbots em sites de reservas de hotéis. Outro exemplo é a aplicação na gestão de receitas, onde os algoritmos:

  • Analisam dados de mercado;
  • Avaliam histórico de reservas e tendências para ajustar o valor das diárias em tempo real;
  • Otimizam a margem de lucro.

Benefícios da aplicação da IA na hotelaria

A implementação de sistemas de IA pode trazer uma série de benefícios, incluindo:

  • Maior eficiência das operações do hotel, reduzindo custos e aumentando a produtividade da equipe;
  • Personalização da experiência do hóspede, oferecendo recomendações, assistência e processos de reserva mais simplificados;
  • Maximização da receita, devido ao ajuste dinâmico das tarifas dos quartos e melhoria na gestão de recebimentos do hotel;
  • Melhor resolução de problemas, com a tomada de decisões baseadas em dados sobre estratégias de Marketing, investimentos e aplicação de melhorias operacionais.

Quais são as áreas em que se pode aplicar inteligência artificial na hotelaria?

A IA pode ser aplicada em várias áreas dentro da indústria hoteleira, incluindo:

  • Gestão de receitas: para analisar dados e otimizar as tarifas dos quartos, levando em consideração fatores como demanda, concorrência e eventos locais, melhorando sua estratégia de Revenue Management;
  • Atendimento ao cliente: os chatbots alimentados por IA podem estar disponíveis nos sites para responder a perguntas, fornecer informações sobre serviços e até realizar o processo de reserva de quartos. Tudo isso 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Personalização da experiência do hóspede: pode ser usada para analisar o comportamento do cliente e suas preferências para oferecer recomendações personalizadas, como dicas de atividades locais, restaurantes ou serviços adicionais do hotel;
  • Automação de processos internos: além de interagir com os clientes, a IA pode ser aplicada internamente para automatizar tarefas administrativas, como processamento de pagamentos, gerenciamento de estoque e agendamento de jornadas de trabalho de funcionários.

Como aplicar a IA em hotéis e pousadas

Agora, para implementar um sistema de IA no seu hotel ou pousada, você precisa de um planejamento estratégico. 

Aqui estão alguns passos para iniciar esse processo:

  1. Avaliação das necessidades: primeiro entenda quais são as necessidades do seu meio de hospedagem. Identifique áreas onde a IA possa trazer o maior impacto, como nas receitas, atendimento, experiência ou automação de processos internos;
  2. Pesquisa de soluções: existem diversas opções de IA no mercado, cada uma com suas próprias funcionalidades. Faça uma pesquisa para identificar as mais adequadas para você. Considere, claro, o custo, facilidades e suporte ao cliente;
  3. Integração com seus sistemas: avalie se ela pode ser integrada com o seu sistema hoteleiro, como sistemas de reservas, gestão de propriedades e de pagamento;
  4. Treinamento da equipe: é necessário preparar as pessoas que irão utilizar a ferramenta para que entendam o que é e saibam aplicar as funcionalidades da tecnologia;
  5. Monitoramento e otimização: já em funcionamento, é importante monitorar seu desempenho e fazer as melhorias necessárias. Para isso, você precisará fazer análises de dados, coletas de feedback dos clientes e garantir as atualizações dos sistemas.

Estudos de caso: hotéis que implementaram a IA com sucesso

Além de entender como funciona, agora você verá exemplos da aplicação da Inteligência Artificial na hotelaria e quais foram os resultados dessa experiência.

Veja os cases:

Marriott

O Marriott Bonvoy buscava melhorar a experiência de viagem para seus clientes, aproveitando o crescimento da rede e a necessidade maior de personalização.

A solução encontrada foi a parceria com a Publicis Sapient. Juntos, desenvolveram uma ferramenta de busca com IA chamada Homes & Villas

A ferramenta usa linguagem natural, o que facilita que as pessoas descrevam suas preferências, como destino e atividades planejadas.

Além disso, os viajantes podem inserir informações mais detalhadas, como “viagem para o Brasil neste verão, com meu cachorro” ou “ficar no centro da cidade em Londres, Paris ou Viena”. 

Após isso, a busca sugere destinos, meios de hospedagem e outras informações, como clima e atividades locais.

Isso facilita muito a descoberta de destinos e hospedagens ideais, o que melhora toda a experiência do cliente com a marca.

Radisson Hotel Group

Já a rede Radisson Hotel Group lançou ferramentas com o uso da IA para permitir que os organizadores de eventos em todo o mundo tenham novas ideias.

O Radisson Meetings Unbound capacita os profissionais para liberar sua criatividade e explorar a tecnologia para além de reuniões e eventos. 

A Radisson Meetings Dream Machine, por sua vez, utiliza a IA generativa para uma visualização imersiva de espaços.

Ou seja, através da “sala infinita”, é possível entrar num espaço imersivo e ter um novo olhar sobre o turismo e suas possibilidades.

Lighthouse

A Lighthouse reconheceu a necessidade de melhorar a interpretação de dados complexos para tomar decisões melhores em relação à receita.

E a Inteligência Artificial veio em boa hora. Após registrar um aumento na receita, a empresa lançou o Smart Summaries, que utiliza IA generativa para transformar dados em resumos diários de fácil compreensão para equipes comerciais de hotéis.

Para isso, transforma os números em recomendações de ações para os revenue managers. Os resumos contém o desempenho diário, mudanças no pick-up, diária média, segmentação e ocupação.

Além disso, o sistema automatiza tarefas como atividades de Marketing e respostas a dúvidas de hóspedes por meio de chatbots.

Essa tecnologia reduz a demanda de trabalho administrativa para que os hoteleiros se concentrem em outras estratégias que realmente trazem ganhos diretos.

Decolar

A Decolar é uma empresa que busca revolucionar a experiência do usuário. E, para isso, desenvolveu a SOFIA, uma assistente de viagens que se adapta às necessidades dos viajantes.

Ela combina a IA generativa,  tecnologias como ChatGPT-4 da OpenAI, e a plataforma escalável da AWS.

Assim, os usuários podem interagir com SOFIA através de conversas, mensagens ou seleção de opções em um catálogo de destinos. 

Além de oferecer uma experiência conversacional, bastante natural e baseada nas dúvidas dos usuários, a assistente facilita o contato direto com a equipe da Decolar para consultas de vendas e pós-vendas.

Dessa forma, com a SOFIA, a Decolar inverte a experiência do usuário, colocando o sistema para se adaptar a ele, em vez de exigir que ele se adapte ao sistema. 

Interessante, não é?

Conclusão

Se você chegou até aqui, viu como a Inteligência Artificial na hotelaria já está transformando a maneira como os hotéis operam e interagem com seus clientes.

Com a integração de sistemas de IA, os meios de hospedagem podem aumentar sua performance, melhorar a experiência do hóspede e ainda ganhar maior visibilidade no mercado. 

Portanto, é necessário que os profissionais da hotelaria estejam atentos a essas oportunidades para usarem de forma estratégica em suas operações.

Quer saber mais sobre como implementar tecnologias em seu hotel? Visite o blog da Hotel Academy e encontre tudo o que precisa!


Última modificação em 26/04/2024 19:03

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.