A Inteligência Artificial na hotelaria já é uma realidade para diversos meios de hospedagem.
Através dela, você pode melhorar diversos processos internos, além de oferecer uma experiência diferenciada ao seu cliente, aumentar sua receita, entre outros benefícios.
Ficou interessado? Aqui vou te mostrar muito mais sobre o papel da IA na hotelaria, com exemplos práticos de sua aplicação.
Vem comigo!
A Inteligência Artificial na hotelaria significa a aplicação de sistemas computacionais que podem realizar tarefas que, normalmente, exigiriam inteligência humana. Isso inclui, por exemplo, análise de dados, tomada de decisões, chats com clientes e automação de processos.
Segundo a pesquisa da PwC, inclusive, o mercado de turismo e lazer foi o que mais adotou a IA em suas atividades, principalmente no contexto pós pandemia.
Alinhado a isso, o relatório de pesquisa da Phocuswright aponta que, entre 13 e 22% dos viajantes — principalmente os que possuem entre 18 e 55 anos — já utilizaram IA generativa.
IA generativa é aquela capaz de criar coisas novas a partir de referências anteriores. Pode ser usada para elaborar textos, imagens, vídeos, entre outros recursos.
Um uso comum na hotelaria é, por exemplo, chatbots em sites de reservas de hotéis. Outro exemplo é a aplicação na gestão de receitas, onde os algoritmos:
A implementação de sistemas de IA pode trazer uma série de benefícios, incluindo:
A IA pode ser aplicada em várias áreas dentro da indústria hoteleira, incluindo:
Agora, para implementar um sistema de IA no seu hotel ou pousada, você precisa de um planejamento estratégico.
Aqui estão alguns passos para iniciar esse processo:
Além de entender como funciona, agora você verá exemplos da aplicação da Inteligência Artificial na hotelaria e quais foram os resultados dessa experiência.
Veja os cases:
O Marriott Bonvoy buscava melhorar a experiência de viagem para seus clientes, aproveitando o crescimento da rede e a necessidade maior de personalização.
A solução encontrada foi a parceria com a Publicis Sapient. Juntos, desenvolveram uma ferramenta de busca com IA chamada Homes & Villas.
A ferramenta usa linguagem natural, o que facilita que as pessoas descrevam suas preferências, como destino e atividades planejadas.
Além disso, os viajantes podem inserir informações mais detalhadas, como “viagem para o Brasil neste verão, com meu cachorro” ou “ficar no centro da cidade em Londres, Paris ou Viena”.
Após isso, a busca sugere destinos, meios de hospedagem e outras informações, como clima e atividades locais.
Isso facilita muito a descoberta de destinos e hospedagens ideais, o que melhora toda a experiência do cliente com a marca.
Já a rede Radisson Hotel Group lançou ferramentas com o uso da IA para permitir que os organizadores de eventos em todo o mundo tenham novas ideias.
O Radisson Meetings Unbound capacita os profissionais para liberar sua criatividade e explorar a tecnologia para além de reuniões e eventos.
A Radisson Meetings Dream Machine, por sua vez, utiliza a IA generativa para uma visualização imersiva de espaços.
Ou seja, através da “sala infinita”, é possível entrar num espaço imersivo e ter um novo olhar sobre o turismo e suas possibilidades.
A Lighthouse reconheceu a necessidade de melhorar a interpretação de dados complexos para tomar decisões melhores em relação à receita.
E a Inteligência Artificial veio em boa hora. Após registrar um aumento na receita, a empresa lançou o Smart Summaries, que utiliza IA generativa para transformar dados em resumos diários de fácil compreensão para equipes comerciais de hotéis.
Para isso, transforma os números em recomendações de ações para os revenue managers. Os resumos contém o desempenho diário, mudanças no pick-up, diária média, segmentação e ocupação.
Além disso, o sistema automatiza tarefas como atividades de Marketing e respostas a dúvidas de hóspedes por meio de chatbots.
Essa tecnologia reduz a demanda de trabalho administrativa para que os hoteleiros se concentrem em outras estratégias que realmente trazem ganhos diretos.
A Decolar é uma empresa que busca revolucionar a experiência do usuário. E, para isso, desenvolveu a SOFIA, uma assistente de viagens que se adapta às necessidades dos viajantes.
Ela combina a IA generativa, tecnologias como ChatGPT-4 da OpenAI, e a plataforma escalável da AWS.
Assim, os usuários podem interagir com SOFIA através de conversas, mensagens ou seleção de opções em um catálogo de destinos.
Além de oferecer uma experiência conversacional, bastante natural e baseada nas dúvidas dos usuários, a assistente facilita o contato direto com a equipe da Decolar para consultas de vendas e pós-vendas.
Dessa forma, com a SOFIA, a Decolar inverte a experiência do usuário, colocando o sistema para se adaptar a ele, em vez de exigir que ele se adapte ao sistema.
Interessante, não é?
Se você chegou até aqui, viu como a Inteligência Artificial na hotelaria já está transformando a maneira como os hotéis operam e interagem com seus clientes.
Com a integração de sistemas de IA, os meios de hospedagem podem aumentar sua performance, melhorar a experiência do hóspede e ainda ganhar maior visibilidade no mercado.
Portanto, é necessário que os profissionais da hotelaria estejam atentos a essas oportunidades para usarem de forma estratégica em suas operações.
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Última modificação em 26/04/2024 19:03