Estratégia e Gestão

Channel Manager para hotéis e pousadas: o que é, como usar e qual o melhor?

Escrito por
Mateus Agostini

Procurando informações para escolher o melhor Channel Manager para hotéis e pousadas? Você chegou ao lugar certo! Leia até o final!

Você já se perguntou como os hotéis conseguem lidar com a maratona de reservas de forma rápida, segura e descomplicada? Eu te respondo: através do Channel Manager, que está revolucionando essa experiência para hoteleiros e também para hóspedes.


Com ele, o processo de gestão de canais de venda pode ser mais simples do que você imagina.

É por isso que vou te mostrar como esse tipo de ferramenta se tornou uma peça importante da administração de hotéis e pousadas de todos os tamanhos.

Vem comigo!

O que é um Channel Manager (gestor de canais)?

O Channel Manager, ou em bom português Gerenciador de Canais, é um software que consegue gerenciar a disponibilidade de reservas e tarifas, anunciadas em diferentes canais de venda (OTAs). E o melhor: ele também centraliza todas as informações!

Imagine a praticidade de atualizar todas as informações em um só lugar e ver isso se refletindo instantaneamente em vários sites de reserva? É exatamente isso que o Channel Manager faz.

Assim, pense nele como uma solução inteligente para evitar dores de cabeça com o temido overbooking e economizar um bom tempo do operacional, que você pode dedicar a proporcionar uma experiência ainda mais incrível aos seus hóspedes. 

Ou seja, ele garante que sua propriedade apareça em todos os canais online que você desejar, de forma atualizada e integrada, reduzindo erros e esforço operacional.

Diferença entre Channel Manager e Motor de Reservas

O Channel Manager trabalha nos bastidores para garantir que as informações de disponibilidade e tarifas estejam sincronizadas em diversos canais de venda — Booking, Decolar, Airbnb e outros. Ou seja, é a ferramenta que mantém tudo em perfeita harmonia e facilita a gestão.

Por outro lado, o Motor de Reservas é a plataforma que permite aos seus hóspedes reservarem quartos de forma rápida e direta, sem precisar passar pelos OTAs. 

Imagine-o como o facilitador do momento da reserva e que, por isso, consegue proporcionar uma boa experiência aos clientes do seu site e te trazer mais lucratividade, ao não demandar o pagamento de comissões.

Essas duas ferramentas, embora distintas, são parceiras quando se trata de gestão hoteleira eficiente. O Channel Manager promove a sintonia entre todas as plataformas, enquanto o Motor de Reservas atua diretamente nas páginas do seu site.

Por que seu meio de hospedagem precisa de um gestor de canais?

Agora que entendeu o que é o Channel Manager, você pode estar se perguntando: “Por que minha hospedagem precisa disso?”. 

Bem, existem muitas razões para isso.

Primeiro e mais importante, o software atua diretamente na prevenção do overbooking. Ele garante que o número de quartos disponíveis esteja sempre atualizado em todos os canais, evitando a confusão de ter mais reservas do que quartos disponíveis.

E economizar tempo? Ah, sim! Imagine não precisar atualizar manualmente cada plataforma de reserva? O Channel Manager faz isso por você, deixando-o livre para focar no que realmente importa: proporcionar uma bela experiência aos seus hóspedes.

Outra vantagem é que, quase sempre, os gerenciadores de canais possuem funções básicas que podem profissionalizar a gestão de vendas, como gráficos de venda, ajuste de preço, mínimo de diárias, entre outras. 

O que eu quero dizer é que, com esses dados, você consegue tomar melhores decisões e otimizar ainda mais as suas ofertas.

Além disso, com ele, você alcança uma maior visibilidade online, aparecendo em mais lugares da internet e capturando a atenção daqueles que estão em busca do local perfeito para ficar.

Então, a pergunta agora não é “por quê?”, mas “por que não?” 

Posso te afirmar que adotar um Channel Manager é como dar um upgrade na sua estratégia de reservas

Como um Channel Manager para hotéis funciona e quais são os principais usos?

Para explicar como o Channel Manager, imagine que ele é como um assistente pessoal para suas reservas online. 

Assim, está constantemente atualizando e ajustando a disponibilidade e as tarifas nos diversos canais de venda nos quais o seu meio de hospedagem está presente. Tudo isso em tempo real.

Em outras palavras, quando um hóspede escolhe um quarto, o Channel Manager automaticamente atualiza essa informação em todos os outros lugares, evitando dores de cabeça com reservas duplicadas ou indisponíveis.

Além disso, o Channel Manager pode estar integrado a um PMS ou não. Porém, essa integração apresenta vantagens, como a facilidade de gerenciamento de vendas feitas de forma direta, no balcão ou em outros canais, por exemplo.

Para entender melhor, imagine que você decide lançar uma promoção relâmpago para o próximo feriado. Com o Channel Manager, é só ajustar as tarifas uma vez! Ele se encarrega de disseminar essa promoção para todos os canais.

E se você decidir fazer alguma alteração na disponibilidade, como bloquear alguns quartos para manutenção ou abrir mais vagas para um evento especial? Novamente, o Channel Manager garante que todas essas mudanças sejam feitas em todos os canais, sem deixar margem para confusões.

Incrível, não é mesmo?

12 melhores gestores de canais para hotéis e pousadas

Você já entendeu a importância de um Channel Manager na gestão do seu estabelecimento, mas agora se pergunta: qual o melhor gestor de canal para a minha hospedagem? 

Para te ajudar, trouxe os doze melhores disponíveis no mercado:

1 – Cloudbeds

Este gestor de canais é reconhecido por sua interface amigável e recursos abrangentes. A Cloudbeds facilita a sincronização de tarifas e disponibilidade em diversos canais, simplificando a gestão para hotéis de diferentes tamanhos.

Além disso, favorece a gestão do seu inventário de forma confiável, permitindo otimizar o gerenciamento de canais e o aumento da visibilidade, pela distribuição em mais de 300 OTAs globais, regionais e de nicho.

Fonte: Cloudbeds

2 – SiteMinder

O SiteMinder é um gerenciador de canais hoteleiro inteligente e conta com a confiança de mais de 33 mil grandes e pequenos meios de hospedagem em todo o mundo. 

Com ele, você tem acesso a mais de 450 canais de reserva e pode ser visto na maior rede mundial de canais de reserva on-line – incluindo Booking.com, Expedia, Airbnb, Google Hotel Ads, Trivago e o Global Distribution System.

Além disso, o sistema fornece percepções sobre precificação e outros insights, para garantir que seus quartos tenham preços competitivos e sejam exibidos em canais de melhor desempenho.

Fonte: SiteMinder

3 – RateGain Channel Manager

O channel manager para hotéis da RateGain não apenas ajuda a distribuir taxas e estoque em mais de 1.500 canais globais com velocidade, mas também abre novas oportunidades de geração de receita. 

Além disso, é uma solução completa para distribuição online, com uma plataforma única, suporte 24×7, análise de dados em tempo real, relatórios personalizáveis e outras funcionalidades.

Fato é que permite aumentar sua visibilidade em OTAs globais e locais e outros canais para garantir que atraia viajantes, não importando de onde eles estejam reservando acomodações.

Fonte: RateGain

4 – Omnibees

Reconhecido no setor hoteleiro, o gestor de canais da Omnibees é conhecido por sua abordagem completa. 

Sua tecnologia avançada promete uma conexão, configuração, integração e centralização da gestão de centenas de canais de vendas para alcançar mais hóspedes de maneira prática e online.

Isso permite uma gestão mais ágil, maior alcance, pagamentos mais seguros, melhor integração com PMS, maior visibilidade online, eficiência e controle.

Fonte: Omnibees

5 – Profitroom Channel Manager

A interface intuitiva do Profitroom permite o gerenciamento de vendas online entre canais e ajuda os hotéis a otimizar suas operações e aumentar as reservas diretas. Além disso, inclui facilidades, como:

  • Gerenciamento de taxa de ocupação;
  • Atualizações em massa de preços e restrições;
  • Soluções para gestão de reputação e comunicação com o cliente;
  • Centenas de integrações gratuitas e em tempo real;
  • Suporte omnicanal com fácil configuração de grupos hoteleiros;
  • Conexão a OTAs por conta própria, com o recurso de auto-mapping.

Fonte: Hotel Tech Report

6 – HUnit da Hsystem

O HUnit, channel manager para hotéis e pousadas da Hsystem, promete automatizar toda a sua operação de reservas com facilidade pela administração de canais simultânea, automatização das operações de cobrança de cartão, além do envio de disponibilidade e recebimento de reservas com seu sistema hoteleiro.

Confira as principais vantagens desse gestor de canais:

  • Aumenta a visibilidade do seu hotel nos principais canais de vendas, de forma sincronizada;
  • Mais agilidade na gestão de tarifas, disponibilidade e recebimento de reservas;
  • Redução do overbooking com o encerramento dos canais quando seus apartamentos acabam;
  • Conexão da disponibilidade do seu sistema hoteleiro em tempo real com canais online e offline;
  • Devolução de disponibilidade automática com o cancelamento de reservas para todos os seus canais;
  • Inserção de reservas automaticamente no sistema de gestão hoteleiro, sem intervenção manual.

Veja essas e outras vantagens no vídeo abaixo:

HUnit – Gestor de Canais

Fonte: HUnit

7 – Hospedin

O Channel Manager da Hospedin foi criado para atender às necessidades de gestão do seu hotel ou pousada. 

O software sincroniza todos os canais e integra com o PMS, assim você já passa a receber todas as reservas do Booking, Expedia, Decolar e outros OTAs no Channel Manager e dentro do PMS.

Veja os principais benefícios:

  • Anuncie seu hotel em vários locais e obtenha mais reservas;
  • Reduza os riscos de overbooking com a sincronização automática;
  • Diminua o tempo gerenciando a disponibilidade de quartos;
  • Gerencie as tarifas com a distribuição automática em todos os canais.

Fonte: Hospedin

8 – Foco Multimídia

A empresa 100% brasileira Foco Multimídia possui um gestor de canais com mais de 450 canais de vendas conectados (Booking, Decolar, Expedia, Airbnb, E-HTL e outros).

Além disso, possui os principais padrões de segurança para os dados dos hóspedes, como a certificação internacional PCI e SSL.

Fonte: Foco Multimídia

Os principais recursos e vantagens desse Channel Manager são:

  • Redução dos riscos de overbooking pela boa distribuição das acomodações em centenas de canais;
  • Centralização de todas as reservas em um único software de gestão, com possibilidade de gerenciamento em qualquer dispositivo;
  • Gerenciamento instantâneo de tarifas e disponibilidade em OTAs, operadoras, site hoteleiro, reservas, metabuscadores e GDS;
  • Conexão Two-Way com os principais PMS do Brasil para envio de reservas, cancelamento e alterações;
  • Um único lançamento de tarifário e preços diferentes nos diversos canais de vendas;
  • Gerenciamento instantâneo das tarifas, restrições e disponibilidade do seu hotel pelo aplicativo.

Para conhecer mais vantagens sobre esse Channel Manager, confira abaixo: Conheça o Channel Manager da Foco

9 – Desbravador

A Desbravador atua no desenvolvimento de software para a gestão de hotéis desde 1988, incluindo PMS, aplicativos, módulos e outros. 

Dentre eles, está o Channel Manager para hotel e pousada, que realiza os fluxos de reserva entre o PMS do hotel ou pousada com os principais portais de venda de hospedagem (Decolar, Booking, Expedia, CVC, B2B, Trivago, Airbnb, entre outros).

Veja as principais funcionalidades desse gestor de canais:

  • Replica as informações de disponibilidade do PMS para os canais de vendas;
  • A tarifa é definida no gestor e enviada aos canais e ao PMS do seu hotel ou pousada;
  • Quando o usuário faz a reserva pelos canais, ela é enviada ao Channel Manager com detalhamento de dados da estadia;
  • As reservas de balcão ou walk-ins são registradas no Channel e enviadas aos canais;
  • Restringe vendas para realizar bloqueios de check-ins e checkouts e para definir números mínimos e máximos de dias para estadia em determinado período;
  • Todas as ações são realizadas em uma única plataforma, incluindo cadastros, alterar ou excluir informações;
  • Pode ser acessado de qualquer dispositivo: computador, tablet ou celular;
  • O armazenamento em nuvem garante segurança aos usuários e atende aos padrões internacionais de privacidade de dados;
  • Permite traçar estratégias de venda específicas para cada canal, incluindo interromper as vendas a qualquer momento.

Fonte: Desbravador

10 – Silbeck

O Silbeck é um sistema de gestão hoteleira completo, que possui um Channel Manager integrado.

O sistema foi criado para oferecer uma ótima experiência para a gestão hoteleira, incluindo, além do gerenciamento de canais, o motor de reservas, gestão financeira, check-in inteligente e várias outras funções. 

Além disso, a Silbeck oferece integração com os Channel Manager da Omnibees, HSystem e Foco Multimídia, que são integrados com mais de 300 canais de venda online.

As principais vantagens são:

  • Aumento da visibilidade ao se conectar a diferentes canais de venda;
  • Centralização das reservas em um único sistema, facilitando o gerenciamento e acompanhamento das informações;
  • Evita overbooking com a sincronização em tempo real das tarifas e disponibilidade;
  • Redução do tempo gasto gerenciando suas reservas;
  • Análises e relatórios detalhados sobre o desempenho das suas reservas, canais de venda e métricas relevantes;
  • Integração com outros módulos do sistema de gestão hoteleira da Silbeck, proporcionando uma gestão eficiente de todas as áreas do seu hotel.

Fonte: Silbeck

11 – HITS, da APP Sistemas

A APP Sistemas é líder em soluções 100% cloud e possui mais de 35 anos no segmento hoteleiro, para médios e grandes empreendimentos.

O HITS é sua grande solução de gestão hoteleira que também entrega uma experiência completa, integrada e digital aos hotéis e pousadas, incluindo um channel manager para hotéis.

Além disso, possui recursos como Revenue, checkin e check-out online, chatbot, upgrade das estadias, gestor de internet, manutenção de instalações e equipamentos, motor de reservas, entre outros.

Suas principais vantagens são:

  • Serviço 100% cloud, ou seja, com acesso onde estiver;
  • Implantação remota e ágil;
  • Time especialista em hotelaria, turismo e tecnologia para suporte;
  • APP Ensina: um portal com conhecimento EAD para sua equipe;
  • Backup automático e segurança de dados;
  • Atendimento 24/7;
  • Visão completa do negócio com dados e indicadores.

Saiba mais sobre ele: HITS, o software para hotéis completo e cloud da APP Sistemas [versão compacta]

Fonte: Hits App Sistemas

12 – TOTVS Hotelaria Gestor de Canais by CM Reservas

O TOTVS Hotelaria Gestor de Canais by CM Reservas é um sistema de gestão hoteleira que centraliza a gestão dos canais de venda e possui um Channel Manager integrado. 

Veja as principais funcionalidades da ferramenta: 

  • Inventário flexível:
    • Visualize quantidades, disponibilidade e preços de quartos;
    • Flexibilidade para ajustes diários ou ao longo de períodos, alinhado às estratégias de vendas.
  • Controle de reservas:
    • Controle total de reservas feitas por hóspedes em diferentes canais;
    • Exportação fácil de listas de reservas para relatórios gerenciais.
  • Planejamento:
    • Visualização completa da ocupação prevista por quarto;
    • Interface visual e amigável para adicionar, excluir ou alterar dados de hóspedes.
  • Análise com estatísticas:
    • Dados precisos em gráficos e tabelas;
    • Informações sobre vendas por canal, nacionalidade dos hóspedes, tarifas médias e antecipação de reservas.

Além disso, não há limite para o número de canais de venda que você pode cadastrar no sistema e ele possui alta capacidade de escala, atendendo desde pequenas pousadas até grandes redes hoteleiras, com acesso 100% web e interface é simples. 

Veja mais: Demo 1 Minuto | TOTVS Hotelaria Gestor de Canais by CM Reservas

Fonte: Totvs

Dicas práticas para que você escolha o melhor Channel Manager

Preciso ressaltar que a maior parte dos PMS possui um Channel Manager integrado. Por isso, pode ser que valha a pena contratar um PMS e usar só o módulo de gestor de canais, caso seja uma opção que traz funcionalidades interessantes para a sua empresa. 

Mas, nesses casos, você deve ter em mente que o PMS é o core business desses fornecedores e, dessa forma, é possível que o Channel Manager e o Motor de Reservas disponibilizados não tenham a melhor usabilidade possível. Fique atento a esse ponto na hora de fazer a escolha!

No geral, o que aplico nas minhas propriedades e recomendo para colegas e alunos, é que que o Channel Manager e o Motor de Reservas sejam da mesma empresa, porque isso facilita bastante a integração entre os dados.

O Omnibees e HSystem, por exemplo, possuem boas soluções web pois focam em Motor, Channel Manager e outras funções de tecnologia para hotelaria, mas não tem o sistema hoteleiro completo (PMS), para o qual existem outros fornecedores mais especializados.

Recomendo que você leia o conteúdo: Sistema Hoteleiro: Lista e características de 9 PMS / sistemas para hotéis e pousadas

Conclusão

Como você viu, ter um Channel Manager no seu hotel ou pousada faz toda a diferença na gestão administrativa, de marketing e até nos seus resultados em lucratividade.  

Porém, é sempre bom lembrar que, ao escolher o gestor de canais ideal para o seu hotel ou pousada, leve em consideração as necessidades específicas do seu negócio. 

Cada um desses exemplos possui características distintas que podem atender desde grandes hotéis até estabelecimentos menores. 

Mas, é claro, o sucesso das suas vendas e o crescimento do seu negócio vai depender de uma série de fatores. Isso quer dizer que o Channel Manager por si só não irá atrair mais clientes.

É preciso traçar as melhores estratégias para atrair o cliente certo. Por isso, não pare por aqui! Acesse meu curso gratuito de Marketing Digital, Comercial e Vendas para pequenos e médios hotéis e pousadas!


Última modificação em 07/04/2024 20:56

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.