O marketing digital para hotéis e pousadas é cada vez mais decisivo e estratégico. Mas no meio de tanta informação e conceitos, fica difícil sabe por onde começar.
Cada vez mais a internet vem mudando os mercados e os hábitos dos consumidores. E com o turismo e a hotelaria as mudanças são ainda mais radicais.
Por isso, o marketing digital para hotelaria tornou-se fundamental para sobrevivência e crescimento de hotéis e pousadas.
Porém, muitos proprietários e profissionais que trabalham em pequenos e médios meios de hospedagem não sabem por onde começar.
A ideia desse artigo é justamente trazer um “norte” para você começar a pensar e executar ações de marketing digital.
Marketing digital para hotéis e pousadas
Na própria internet não falta cases de sucesso sobre marketing digital de hotéis.
O problema é que muitos desses cases são de grandes hotéis ou até mesmo de redes hoteleiras.
Geralmente, esses negócios possuem estrutura humana e tecnológica muito diferente de pequenos e médios hotéis, pousadas e hostels. Isso sem falar no orçamento de marketing que é muito maior.
Para ajudar os hoteleiros em geral, segue abaixo algumas dicas para você começar a fazer marketing digital dentro da sua realidade.
Comece pelo Marketing
Pode parecer estranho mas é isso mesmo: Comece pelo Marketing.
Não adianta você querer pensar em marketing digital antes de pensar primeiramente no marketing do negócio.
Alguns conceitos de marketing devem estar definidos para, inclusive, melhorar os resultados no ambiente digital. Você precisa ter bem definido:
- Público-alvo
- Posicionamento de mercado
- Atributos de valor
- Estratégia de preço
- Diferenciais competitivos
- Objetivos quantitativos
- Orçamento
Esses são alguns pontos que seu meio de hospedagem deve pensar e definir.
Site do hotel
Após o marketing bem definido, é hora de ir pro marketing digital.
Como essas ações vão se dar no ambiente digital, muitas delas vão levar os potenciais hóspedes para o site do hotel.
Mas não adianta gerar tráfego para o site se o mesmo não está otimizado.
O site deve ter um layout amigável e gerar uma boa experiência para o usuário, deve ser pensado para navegação em celulares, ter boa performance, boa velocidade de carregamento, imagens de qualidade, botões para levar o usuário a fazer uma ação.
Além disso, o site precisa ter um bom motor de reservas. Caso contrário, todo o seu trabalho e investimento vai por água a baixo.
Para saber mais, leia nosso artigo: Sites de hotéis – Conheça os 7 erros mais comuns
Redes sociais para hotéis e pousadas
Use as redes sociais para se comunicar e se relacionar com seu público.
Mas cuidado, nada de usar as redes sociais para ficar fazendo só propagando do seu hotel. Compartilhe conteúdo relevante para sua audiência.
O Instagram é uma ótima rede social a ser utilizada por hotéis, pousadas e hostels.
Confira algumas dicas no nosso artigo: Instagram para hotéis e pousadas. Transforme seguidores em hóspedes.
Anúncios no Google, Facebook e Instagram
Hoje em dia não é mais possível contar somente com o tráfego para o site gerado somente pelas redes sociais ou outros canais gratuitos.
Sim, é necessário fazer anúncios pagos.
E os melhores canais para começar a anunciar seu hotel é o Google e nas redes sociais Facebook e Instagram.
Para saber um pouco mais como funciona cada plataforma de anúncios, leia nosso artigo: Anúncios de hotéis no Facebook ou Google? Qual o melhor para hotelaria?
Mensure os resultados
Uma das grandes vantagens do marketing digital é sua capacidade de mensuração.
Tanto as redes sociais como as plataformas de anúncios disponibilizam uma área para você conferir as principais métricas de performance.
Para ver dados de acesso do site, use o Google Analytics.
Não esqueça de medir, principalmente, os números do hotel como a taxa de ocupação, diária média, RevPar, lucro, lucratividade e outros indicadores que achar relevante.
Marketing digital para hotéis e pousadas – Por onde começar?
Essas foram as dicas para você começar as suas ações de marketing digital.
Cabe ressaltar, que o marketing digital possui muitas outras áreas e estratégias que podem e devem ser exploradas pelo seu meio de hospedagem.
O objetivo aqui é você começar, e de forma sistemática.
Acha que é muita coisa para cuidar ou então muito conhecimento que você ainda não possui? Tranquilo, isso é bem normal.
Melhor do que fazer de qualquer jeito, ou mesmo entregar essas tarefas para alguém que não tem conhecimento, é você avaliar a possibilidade de contratar uma agência ou mesmo um consultor ou mentor especializado.
Espero que esse artigo ajude você a começar agora mesmo suas ações de marketing digital para hotéis, pousadas ou hostels.
Se você tem alguma observação, dúvida ou sugestão, deixe nos comentários.
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