Marketing Digital

Tik Tok para hotéis e pousadas: Como usar o Tik Tok na hotelaria

Escrito por
Mateus Agostini

Vale a pena usar o Tik Tok para hotéis e pousadas? Bem, não é nenhuma novidade que o marketing para hotel precisa ser feito com muita análise e estudos. E, se você anda estudando corretamente, já percebeu que é preciso olhar com carinho para o Tik Tok. A rede social é a que mais cresce atualmente, sendo assim um grande potencial para ser explorado por hotéis, pousadas e hostels.

Talvez você já tenha familiaridade com o formato de vídeo adotado por conta do Reels do Instagram. São sempre vídeos curtos, geralmente com transições diferenciadas e músicas do momento. Para alguns produtos é “fácil” criar narrativas que vendem na rede social, mas e na hotelaria? Neste post aqui você vai entender como usar o Tik Tok para hotéis e aumentar as suas reservas. Além disso, vai ver o passo a passo de como construir um perfil forte no Tik Tok e se aproximar ainda mais da sua persona.


Fazendo marketing com Tik Tok para hotéis e pousadas

O marketing hoteleiro expandiu consideravelmente com as redes sociais. Hoje, qualquer bom instagram de um hotel ou pousada vende não só um quarto confortável, como uma experiência completa. O atendimento também é essencial para fidelizar os seus clientes e conquistar a empatia das suas personas. Se você ainda não sabe como utilizar o Instagram, sugiro acessar o nosso post de Instagram para hotéis.

Mas hoje o nosso papo é outro e, é claro, no Tik Tok o seu hotel ou pousada também precisa vender uma experiência. O principal diferencial é que isso precisa ser transmitido em questões de segundos, o que torna-se um desafio à parte.

Sendo assim, o marketing de hotel no Tik Tok nada mais é do que práticas de venda aplicadas a vídeos rápidos e atrativos. Nessa rede social você também precisa investir em hashtags, construir legendas interessantes, apostar em storytelling e saber vender. Para tudo isso, existem alguns passo a passo que você precisa atentar-se para crescer no Tik Tok. Um deles já é um clássico: a consistência.

Como crescer o perfil do seu hotel no Tik Tok

A consistência de vídeos para o seu marketing de hotel no Tik Tok é fundamental. Afinal, é quase impossível você seguir um perfil que posta a cada 2 meses. Ainda mais em uma rede social onde tudo é absolutamente instantâneo. Dessa forma, a nossa primeira dica é que você encontre uma linha editorial que seja confortável.

O que quero dizer com isso? Que você crie vídeos que se sinta confortável tanto durante a produção do roteiro, quanto na sua execução.

Além disso, aqui vale uma decisão difícil também sobre um tema que vou destrinchar em breve: você terá que decidir quais trends do Tik Tok funcionarão para o seu hotel ou pousada.

Ou seja, se você decidir entrar em qualquer tendência do Tik Tok, é capaz que você fique cansado ou frustrado por não combinar com o seu perfil hoteleiro. E assim você não terá a consistência necessária para crescer no começo.

É possível anunciar seu meio de hospedagem no Tik Tok

Um dos grandes motivos pelos quais você deve começar a criar no Tik Tok são os anúncios. Através da ferramenta de gerenciador de anúncios do aplicativo, é possível segmentar o seu público e encontrar a sua persona por meio da Inteligência Artificial. Então se você é uma pessoa que gosta, ou tem um funcionário gestor de anúncios na internet, é importante começar a estudar sobre o segmento.

Um dos modelos mais utilizados de anúncios no Tik Tok são, claro, os vídeos. Você pode fazer o upload de vídeos de 5 segundos até 1 minuto na plataforma. Outra modalidade é a veiculação de imagens em feeds de notícias, como os do BuzzVideo e o TopBuzz. Mas sugerimos que você comece a investir nos vídeos no próprio Tik Tok.

Assim como no Facebook, o Tik Tok Business permite que você escolha o objetivo da sua campanha. Você pode ver abaixo na imagem alguns desses objetivos permitidos:  

Objetivos disponíveis para anunciar no Tik Tok.

Ainda na plataforma, escolha o seu público de acordo com as suas necessidades. O Tik Tok lhe direciona, inclusive, para um público previamente selecionado, mas também é possível fazer isso manualmente. O passo seguinte é definir o seu orçamento e a estratégia de leilão. Essa pode ser definida a partir do objetivo de campanha que você escolheu lá no início do Tik Tok Business. Ou, você pode optar por opções como limite de lance, calculando o custo máximo por clique (CPC), por visualização ou a cada 1000 impressões em seus vídeos.

Por fim, sem sair do Business, você acompanha as métricas e resultados de todas as suas campanhas.

Usando músicas para crescer

As músicas se tornaram uma ferramenta dentro desta rede social. Afinal, quando você utiliza uma música que está em alta, é muito mais provável que o seu conteúdo seja distribuído. Mas então você se pergunta, como achar músicas que estão em alta no Tik Tok?

Existem sites que você pode usar a seu favor. É o caso do TokBoard, que faz um ranking semanal das músicas mais usadas na rede social. Ele também mostra quantos vídeos estão em alta com determinada música e se a tendência do som é de crescimento ou queda. Dessa maneira, é possível averiguar se é uma estratégia boa ou ruim investir naquela trilha sonora.

Interface do TokBoard.

Além disso, essa estratégia pode lhe ajudar no Instagram, uma vez que as trends do Tik Tok costumam viralizar na rede vizinha algumas semanas depois. Ou seja, você estará adiantado e tem mais chances de viralizar no Instagram.

Por fim, note que essa não é uma ciência exata, onde “usar música viral” é sinônimo de sucesso. Principalmente se a sua página for pequena ou iniciante, é muito importante insistir e não desistir. Muitos dos seus primeiros vídeos vão falhar e você precisa estar consciente disso na estratégia de marketing hoteleiro. A diferença crucial é que você, apesar de falhar, continuará tentando enquanto muitos irão desistir da plataforma.

Tik Tok para hotéis: use e abuse do storytelling

O conceito de storytelling é muito famoso no marketing digital. Ele nada mais é do que construir uma narrativa envolvente, com um enredo capaz de chamar e prender a atenção do seu leitor ou espectador, no caso dos vídeos.

Em relação às pousadas ou hotéis no Tik Tok, vale a pena atrair os seus possíveis hóspedes por meio do storytelling. Ou seja, crie vídeos onde você mostra uma sequência de experiências que o cliente pode viver em seu hotel. Por exemplo: comece com o café da manhã, mostrando diferentes tipos de frutas, bolos e pães que o seu hóspede poderá desfrutar. Depois, corte para um banho relaxante de mar. E o último vídeo pode ser sobre o quarto e as amenidades oferecidas.

Você pode usar textos de apoio ao longo do seu vídeo, narrando o que está acontecendo e adicionando palavras importantes para o nicho hoteleiro. Como: “conforto”, “relaxar”, “experiência única”, “memórias”, “descanso”, entre outros. As palavras e até mesmo a música escolhida precisam estar alinhadas a sua marca.

Outro exemplo de storytelling é destrinchar todo esse último exemplo de vídeo acima. Sendo assim, faça um vídeo para o café da manhã, um vídeo sobre o mar e outro sobre as amenidades nos quartos. Você também pode realizar permutas com influencers que ajudem a divulgar o seu hotel ou pousada no Tik Tok.

Mais dicas de como usar o Tik Tok na hotelaria

Algumas premissas de outras redes sociais também estão presentes no Tik Tok. É o caso das hashtags estratégicas. Para saber quais as melhores a serem usadas no seu perfil de pousada ou hotel, é importante pesquisar o seu concorrente. Com isso, você consegue ver as hashtags mais utilizadas e quais estão funcionando (ou não).

Além disso, vale a pena pesquisar e conferir o que os influencers do seu nicho estão postando. Muitas vezes, algumas das hashtags surgem justamente desses perfis.

Para ajudar na organização, você pode separar uma tabela no Excel, no drive ou criar colunas em seu Trello com várias hashtags e ir mesclando. Assim como nas hashtags do Instagram, o teste faz parte do processo de aprendizado. Confira quais hashtags estão funcionando e vá fazendo alterações.

Você também precisa interagir

Você precisa, além de postar, também interagir com o conteúdo que interessa a sua persona. Essa lição já apareceu em posts sobre como crescer o seu hotel no Instagram e se mantém aqui. Afinal, a rede social considera de extrema importância manter a sua comunidade engajada. Ou seja: se você está engajado com o seu nicho, há mais chance de ser impulsionado pelo Tik Tok.

Outro ponto muito importante é compartilhar os seus conteúdos em outras redes sociais do seu hotel. Isso se torna ainda mais importante quando você já tem um Instagram grande, por exemplo. Esse movimento pode impulsionar o crescimento do seu Tik Tok e você não quer deixar essa oportunidade de lado, não é mesmo?

Por fim, antes de terminar nosso post, fique com uma dica final: construa um perfil sólido, consistente e com bastante conteúdo. O reconhecimento dificilmente será imediato. Além disso, tanto o teste quanto o erro fazem parte do crescimento do seu hotel no Tik Tok.

Se você gostou deste conteúdo, siga o Hotel Academy nas nossas principais redes sociais: Instagram, Tik Tok e Facebook. Diariamente trazemos dicas e informações importantes para o marketing do seu hotel ou pousada!


Última modificação em 10/02/2024 09:30

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.