Marketing Digital

Instagram para hotelaria – Os 5 principais erros

Escrito por
Mateus Agostini

Instagram para hotelaria – Conheça os erros mais comuns e evite cometê-los.

Sem dúvida nenhuma, o Instagram hoje é uma das principais redes sociais utilizadas por marcas e empresas para gerar relacionamentos e negócios.


Hotéis, pousadas e hostels também já vem usando a rede há bastante tempo. Porém, muitas vezes sem estratégia e sem algumas técnicas.

Se utilizado de forma estratégica, o Instagram realmente pode gerar ótimos resultados, porém do contrário, somente desperdício de energia e dinheiro.

E é sobre isso que vou falar nesse post. Vou listar e comentar os 5 principais erros de meios de hospedagem no Instagram para que você possa evitá-los.

Instagram para hotéis, pousadas e hostels – 5 erros mais comuns

Nos tempos atuais, onde o Instagram está com um aumento significativo de postagens (e lives), muitos hoteleiros se sentiram na obrigação de fazer posts e outros tipos de conteúdo.

Muito estão fazendo esses posts de qualquer jeito, e outros nem sabem por onde começar o marketing digital.

Diante disso, eu identifiquei os 5 erros mais comuns e vou falar sobre eles para que seu hotel, pousada ou hostel não os cometa.

1 – Não saber com quem estão falando

A primeira coisa que tem que ser definido, é com quem seu hotel está falando.

Lembre-se, você gera conteúdo para as pessoas consumirem, mas não para todas as pessoas, afinal esse é um erro básico, que é querer falar com todo mundo.

Seu hotel, pousada ou hostel já deve ter um público-alvo, e se não tem ainda, crie agora mesmo!

De acordo com seu público-alvo é que o conteúdo deve ser pensado e criado.

Exemplo de público-alvo:
Homens e mulheres que moram na região sudeste, que tem entre 30 e 45 anos, casais e famílias, classe média, com renda familiar entre R$ 15.000,00 a 20.000,00. Vivem uma vida agitada na cidade e gostam de viajar para lugares para descansar, relaxar e dão valor para natureza, conforto e serviços.

Esse é um exemplo bem básico de público-alvo. A ideia é pensar que tipo de conteúdo esse perfil de pessoas gostaria de ver do seu hotel.

2 – Pensar somente em aumentar o número de seguidores do hotel

Esse é sem dúvida um dos maiores erros na gestão de Instagram para hotelaria.

Mas uma coisa que muito hoteleiro não sabe é que qualidade de seguidores é muito mais importante que quantidade de seguidores.

Qualidade de seguidores significa seguidores reais, que tenham características do seu público-alvo, que interajam com seu conteúdo e, principalmente, e que tenham interesse nos seu produto, ou seja, seu hotel, pousada ou hostel.

A quantidade de seguidores é, na verdade, uma métrica muito ligada a vaidade. Sim, isso mesmo.

Outra ponto, é que muitos hoteleiros querem aumentar o número de seguidores, porém produz um conteúdo ruim no Instagram, ou às vezes nem produz com frequência.

De que adianta atrair seguidores se seu meio de hospedagem não vai ter bons conteúdos pra eles?

Pense primeiro no conteúdo, depois em ter mais seguidores.

3 – Não fazer planejamento e calendário de posts

Não adianta sair fazendo posts no Instagram para hotéis e pousadas de qualquer jeito, é preciso planejar o que vai ser postado.

Lembre-se que o Instagram do seu hotel não está só fazendo posts, mas sim criando conteúdo relevante em forma de posts.

E pra ajudar a definir o que postar e quando postar, um planejamento e um calendário de posts é fundamental. Mas a maioria dos hoteleiros e profissionais do turismo não usa.

Pra te ajudar, vou disponibilizar aqui um modelo de calendário de posts para você baixar gratuitamente. Clique aqui para baixar.

4 – Usar imagens ruins no Instagram do hotel

Erro também bastante comum. A imagem está ligada diretamente na qualidade do conteúdo, principalmente em se tratando de hotéis, pousadas e hostels.

Quando se fala em Instagram para hotelaria, as imagens de hotéis, ou mesmo da cidade onde está o hotel, têm que criar desejo em quem está vendo a imagem, ou seja, criar o desejo de estar no hotel ou na cidade do hotel.

Por isso, imagens com boa qualidade são fundamentais para isso. Não adianta ficar postando foto de cama, pois isso não cria desejo.

Além disso, fotos bem produzidas valorizam ainda mais seu meio de hospedagem.

O ideal é contratar um profissional de tempos em tempos para você ter sempre um portfólio de imagens para utilizar.

5 – Só pensar em vender

Claro que vender é importante, ainda mais nesses tempo de crise. Mas a maioria das pessoas, e acredito que você também, não gosta de seguir perfis que só ficam postando ofertas e promoções.

Seu hotel precisa gerar conteúdo de valor no Instagram, engajar seus seguidores, manter um relacionamento com eles e, quando eles pensarem em viajar, eles vão lembrar do seu hotel.

Você até pode fazer posts de vendas, porém faça com pouca frequência e também que não tenha “cara de venda”.

A melhor alternativa é você criar campanhas de anúncios no Instagram para seu hotel.

Dessa forma você consegue segmentar bem o público que ainda não seguem seu perfil, e consegue inclusive anunciar para as pessoas que interagiram com o perfil do seu meio de hospedagem.

Instagram para hotelaria – os 5 principais erros

Esses então foram os 5 principais erros na gestão de Instagram para hotéis e pousadas que eu identifico.

Espero que essas dicas ajudem seu meio de hospedagem a aproveitar ao máximo os benefícios do Instagram para gerar relacionamento com seu público-alvo e, principalmente, gerar reservas diretas.

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Última modificação em 10/02/2024 09:30

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.

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