Se você tem um meio de hospedagem, ou então trabalha cuidando das redes sociais para hotéis ou pousadas, você precisa conhecer a estratégia PDV.
Já se foi o tempo em que era necessário convencer os hoteleiros da importância de estar presente nas redes sociais.
O problema é que muitos pequenos e médios hoteleiros tratam as redes sociais de forma muito amadora, sem estratégia e planejamento, tendo uma visão mais de usuário do que de gerador de conteúdo.
Nas basta apenas seu hotel ou pousada estar nas redes sociais, é necessário estar de forma consistente e estratégica.
Por isso, uma forma de ter resultados no Facebook e Instagram é através da estratégia que eu criei e que eu chamo de PDV.
Quer saber mais? Então siga a leitura.
Conheça a estratégia PDV para redes sociais de hotéis, pousadas e hostels.
Vou ensinar os 3 passos da estratégia que eu batizei de PDV (post, distribuição, venda).
Essa é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo gerar resultados com as redes sociais.
São 3 passos que devem ser executados na sequência: POSTAR – DISTRIBUIR – VENDER.
Eu vou explicar cada um deles a seguir.
1 – Postar
O primeiro passo é o mais conhecido. Basicamente é fazer os posts.
Mas é importante criar uma linha editorial para as redes sociais e um calendário de posts pensados para o seu público alvo.
As redes sociais do seu hotel devem compartilhar conteúdo interessante e relevante para sua audiência. Um conteúdo que crie desejo pelo seu destino e pelo seu meio de hospedagem.
2 – Distribuir
Esse segundo passo é muito importante. Se não for bem executado, a estratégia não vai funcionar. Por isso muita atenção.
Distribuir nesse caso significa colocar uma verba de publicidade em todos os posts. Caso não tenha muita verba, você pode escolher somente os posts com melhor desempenho para distribuir.
Com os posts selecionados, você precisa criar uma campanha de anúncios com o objetivo de gerar engajamento.
Na hora de criar a campanha no Facebook ou Instagram, é importante você escolher bem para qual público você vai divulgar. Escolha de acordo com as características do seu público-alvo.
3 – Vender
Depois de postar (P) e distribuir para o seu público-alvo através de uma campanha (D), é hora de vender para quem interagiu com seus posts (V).
Para isso, é importante que o pixel do Facebook da conta de anúncios esteja instalado corretamente no site do seu hotel ou pousada.
Com o pixel instalado, é possível criar um público personalizado com todas as pessoas que interagiram com a página e perfil do seu meio de hospedagem no Facebook e Instagram.
Ou seja, o Facebook consegue agrupar todos os usuários que interagiram com seus posts (curtiram, comentaram, compartilharam).
E como você fez a distribuição dos posts para seu público-alvo, imagina que esse é um grupo de usuários que tem o perfil do seu hóspede e ainda por cima já interagiu com suas postagens.
Assim fica muito mais fácil de vender, afinal, é mais fácil vender para quem conhece seu hotel do que para quem não conhece.
Agora é hora de criar uma campanha de venda com o objetivo de gerar conversão (compra, preenchimento de formulário, telefonema) somente para esse público personalizado, finalizando assim a última etapa da estratégia, a venda (V).
Essa é uma estratégia que além de focar em gerar resultados, faz você pensar toda a presença do seu meio de hospedagem nas redes sociais de forma estratégica.
E lembre-se: Likes não pagam as contas, reservas realizadas sim! Analise o desempenho das redes sociais de forma técnica veja as redes sociais como um canal de comunicação, relacionamento e vendas.
Comece a usar a estratégia PDV para redes sociais de hotéis e pousadas e melhore seus resultados.
Se você ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. E compartilhe esse artigo com seus colegas hoteleiros.
Preencha suas informações abaixo e receba nossos artigos em primeira mão e outros materiais gratuitos sobre hotelaria.