Marketing Digital

Instagram para hotéis e pousadas. Transforme seguidores em hóspedes.

Escrito por
Mateus Agostini

Instagram para hotéis, pousadas e hostels. Estratégicas e técnicas específicas para meios de hospedagem venderem mais através do Instagram.

Como já citado aqui no nosso blog, o Instagram é o queridinho atualmente de vários negócios de diferentes segmentos, e com a hotelaria não é diferente.


Assim como o Facebook, o Brasil é o terceiro país com maior número de usuários, com 64 milhões de contas (números de Outubro de 2018).

E onde tem pessoas (consumidores) tem empresas também.

Cerca de 25 milhões de empresas ao redor do mundo possuem uma conta no Instagram.

Em relação à anunciantes, são mais de 2 milhões que usam a plataforma para gerar relacionamento e negócios.

E o objetivo desse artigo é justamente dar algumas dicas e técnicas utilizadas em hotéis e pousadas que eu já atendi, para você aproveitar todo o potencial da ferramenta e aumentar sua taxa de ocupação.

Instagram para hotéis e pousadas

Como o próprio título do artigo já supõe, a ideia aqui é dar dicas de Instagram para hotéis, pousadas e hostels, porém, focadas em aumentar seus resultados, ou seja, aumentar as vendas, vender diárias e serviços complementares do seu hotel.

Portanto, se você quer somente likes e seguidores para o perfil do seu hotel, esse não é um artigo para você.

Lembre-se: Você não precisa de milhões de seguidores, você precisa de pessoas que consumam seu conteúdo no Instagram e que tenham o perfil do seu público-alvo.

Dito isso, separei algumas dicas e estratégias para você melhorar a performance do Instagram do seu hotel ou pousada.

Dicas importantes para usar todo potencial do Instagram

Separei as principais dicas e boas práticas para você explorar ao máximo o perfil do Instagram do seu hotel ou pousada.

Essas dicas são um resumo do que eu apliquei diretamente nos perfis dos meios de hospedagem que eu administro, juntamente com profissionais de social media que trabalhavam comigo nesses projetos.

Atenção com a BIO

A BIO é aquela parte do perfil onde colocamos as informações principais do negócio.

E um bom perfil de Instagram de hotel, pousada ou hostel começa por uma boa BIO.

Nada de frases genéricas ou slogans vazios. A BIO serve justamente para dar o máximo de informações importantes para os visitantes.

Informações importantes para a BIO do seu meio de hospedagem:

  • Deixe claro o tipo de meio de hospedagem, localização e o posicionamento de mercado. Exemplo: “Charmosa Pousada em Porto de Galinhas perfeita para casais” ou “Hotel com o melhor preço no centro de Belo Horizonte”
  • Coloque os principais contatos (telefone, WhatsApp, e-mail)
  • Use o logotipo do meio de hospedagem na foto do perfil. A imagem precisa ter uma boa qualidade e ser de fácil visualização e identificação.
  • Use a parte do link para enviar os usuários para a sua melhor página, ou então, use alguma ferramenta que possibilite usar mais de um link, mas cuidado para não exagerar e colocar muitas opções de páginas de destino.

Use os destaques

Aproveite os “destaques” para justamente destacar os principais pontos fortes e vantagens competitivas do hotel, pousada ou hostel.

Por exemplo, se o café da manhã é um ponto forte, crie um destaque só com imagens dele.

Além disso, os destaques servem para comunicados importantes e também para outras informações e dúvidas frequentes dos seguidores e hóspedes. Por exemplo, você pode e deve usar os destaques para informar seus seguidores e visitantes sobre possíveis perfis falsos do seu hotel ou pousada.

Defina o estilo e a linha editorial de suas publicações

Muita atenção nessa parte. Isso é muito importante!

Caso você não defina isso, os posts podem ir com o “estilo” de quem está cuidando do Instagram do seu hotel / pousada, ou mesmo variar de acordo com o humor e estado de espírito dessa pessoa em determinados dias.

Por isso, baseado no posicionamento de mercado, e na(s) persona(s) que você já determinou para seu meio de hospedagem, defina e documente o estilo e a linha editorial de suas publicações:

  • Linguagem (descontraída, formal, bem humorada, etc.);
  • Qual canal explorar mais (feed, stories, Reels ou todos);
  • Layouts para cada tipo de postagem – séries (foto, frases, depoimentos, dicas, etc.);
  • Quais assuntos serão abordados (estrutura, serviços, destino, promoções, dicas, etc.)

Consistência e frequência

Uma coisa você precisa entender, mais importante do que atrair novos seguidores, é criar conteúdo de valor para quando os novos seguidores chegarem.

E para isso, consistência e frequência de postagens são fundamentais.

Não adianta nada você atrair novas pessoas para o Instagram do hotel ou pousada se quando eles “chegam lá” encontram um perfil quase abandonado e com pouco conteúdo.

Ou pior, depois que ele começa a seguir, não é impactado por nenhum tipo de conteúdo. Então para que seguidores?

Instagram também é disciplina. Seu hotel, pousada ou hostel precisa ter consistência e frequência de compartilhamento de conteúdo de qualidade.

Use os diferentes formatos do Instagram

Lá no início o Instagram tinha um único formato: os posts do Feed.

Agora, há outros formatos e você precisa explorá-los, e por dois motivos: Os usuários gostam e o algoritmo do Instagram também gosta.

Por isso, compartilhe conteúdo no Feed, mas também nos Stories e Reels.

Mas lembre-se de respeitar cada formato. Cuidado com o tipo, tamanho e proporção da mídia.

Planejamento e calendário de postagens

Nós vamos bater muito nessa “tecla”. E não tem como ser diferente.

Você precisa fazer um planejamento de postagens, inclusive pode ser numa planilha de Excel mesmo.

Determine as séries – linha editorial e faça o calendário baseado nelas:

Exemplo de calendário de publicação para Instagram

Dessa forma, você consegue escolher as melhores imagens com antecedência, pensar nas chamadas, além de melhorar sua produtividade.

Baixe gratuitamente um modelo de calendário de posts para redes sociais. Basta clicar no botão abaixo.

Cuidado com as imagens

O Instagram é uma rede social com apelo visual muito forte.

E quando falamos de Instagram para hotéis, pousadas e hostel, as imagens são cruciais para atingir o principal objetivo: transformar seguidores e hóspedes.

Capriche nas fotos das publicações. Nada de fotos e vídeos com baixa qualidade, com ângulos e iluminações ruins, sem se preocupar com o cenário da foto, etc.

Se possível, contrate um bom profissional de tempos em tempos para ter sempre um portfólio de fotos e vídeos para usar nas redes sociais.

Se você estiver com o orçamento apertado, não tem problema. Hoje em dia a maioria dos celulares consegue produzir fotos e vídeos com ótima qualidade.

Porém, você não pode esquecer das dicas anteriores referente a iluminação, cenários, ângulo, áudio se for vídeo, etc.

Analise a concorrência

Aprenda com quem faz bem feito.

E nesse caso, não precisa ser somente seus concorrentes diretos.

Procure por contas de hotéis e pousadas que tenham uma boa taxa de engajamento e veja o que eles estão fazendo de diferente.

DICA IMPORTANTE: Pesquise por hotéis e pousadas que tenham a mesma proposta e posicionamento de mercado do seu negócio.

Você pode pesquisar pelos meios de hospedagem conhecidos no mercado e também achar outros através de #hashtags que façam sentido para seu hotel (exemplo: #hoteldeluxo).

Número de seguidores x qualidade de seguidores

Existem algumas “métricas de vaidade” no marketing digital em geral. E o número de seguidores é uma delas.

Existe uma obsessão por ter um grande número de seguidores, quando na verdade, o importante é a qualidade dos seguidores que seguem o Instagram do seu hotel ou pousada.

Mas como assim “qualidade de seguidores”?

Qualidade de seguidores pode ser medida por uma série de fatores, mas principalmente pela semelhança deles com seu público alvo, a probabilidade de eles reservarem seu hotel e pela taxa de engajamento (número de interações / número de seguidores).

E lembre-se, seus seguidores querem consumir o seu conteúdo, por isso, primeiro gere conteúdo de qualidade e depois busque pelos seguidores.

Faça testes e mensure

O certo é o que funciona!

Pode parecer meio estranha essa frase, mas é a resposta que eu uso sempre quando alguém me pergunta “é certo fazer tal coisa no Instagram”?

E para saber se funciona, você precisa medir os resultados.

Faça seu planejamento e calendário de posts, execute o planejamento, veja os resultados e faça ajustes e testes para melhorar.

Imagem de parte do relatório do Analisegram – 3 posts com mais engajamento da Pousada dos Sonhos nos últimos 7 dias.

DICA IMPORTANTE: Você pode usar uma planilha de Excel, a aba de analytics do próprio Instagram ou alguma ferramenta especializada.

O Analisegram é uma ferramenta gratuita de análise para Instagram.

Faça ofertas e anúncios para os seguidores do Instagram do hotel ou pousada

Com a ferramenta de anúncios do Facebook, você pode criar campanhas para seus seguidores e também somente para pessoas que interagiram com suas publicações.

Crie ofertas especiais, cupons de descontos ou outro tipo de anúncio para seus seguidores.

Crie outra campanha somente para pessoas que interagiram com seus posts nos últimos 30, 60, e 90 dias.

Suba essas campanhas e veja qual performa melhor.

DICA IMPORTANTE: As interações, taxa de engajamento e número de seguidores são indicadores para serem avaliados, mas o objetivo principal é gerar venda de diárias do seu hotel / pousada!

Dicas extras

Para finalizar, segue algumas dicas para ajudar na gestão do Instagram do seu hotel ou pousada:

  • Use os diferentes formatos do Instagram e veja qual gera melhor resultado (feed, stories, Reels);
  • Interaja com seu público – curta e responda os comentários e mensagens inbox, de preferência o mais rápido possível;
  • Crie campanhas e estimule que seus hóspedes publiquem fotos durante a estadia;
  • Influenciadores digitais com o mesmo público do seu meio de hospedagem pode ser um bom teste;
  • Coloque verba e crie campanhas de anúncios para postagens com boa performance;
  • Coloque as opções de contato e compra na bio da sua conta (telefone, motor de reservas, contato);
  • Lembre-se: LIKE NÃO PAGA AS CONTAS!

Conclusão

É isso pessoal, essas foram algumas dicas importantes de Instagram para hotéis, pousadas e hostels, para você por em prática no seu meio de hospedagem.

Tem alguma dica extra ou alguma pergunta? Então não deixe que escrever nos comentários!

E não esqueça de compartilhar com seus colegas e amigos.


Última modificação em 12/04/2024 20:48

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.