Quer melhorar os resultados do seu meio de hospedagem para o próximo ano? Então veja como fazer um planejamento anual para hotéis e pousadas independentes.
O ano nem acabou e já é hora de começar a pensar e planejar o próximo ano.
Infelizmente muitos meios de hospedagens pequenos e médios não fazem um planejamento com antecedência.
O planejamento é importante para pensar e definir os objetivos, metas e traçar estratégias e táticas para atingir esses objetivos e metas.
Vou compartilhar com vocês algumas dicas importantes para ajudar nessa tarefa.
Planejamento anual para hotéis, pousadas e hostels
Algumas áreas merecem atenção especial na hora de fazer o planejamento anual de hotéis e pousadas.
Vou explicar e dar dicas de cada uma delas. Cabe ressaltar que não são as únicas, mas com essas áreas pensadas de forma correta, seu meio de hospedagem já se torna muito mais competitivo para o próximo ano.
Planejamento financeiro
Essa é uma parte crucial. Você precisa ter um orçamento financeiro de todo o negócio.
Nesse planejamento inclua tanto as receitas e despesas operacionais, quanto gastos com investimentos e retiradas dos sócios.
Dessa forma, seu hotel não sai gastando a cada nova ideia ou necessidade pontual.
O planejamento financeiro deve servir de guia na hora de realizar contratações, fazer investimentos, melhorias, desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Para saber mais como fazer um orçamento financeiro, leia o nosso artigo Orçamento anual para hotel e pousada – Veja como fazer.
Planejamento de mão de obra
Outra coisa muito comum são as contratações sem planejamento, geralmente urgentes.
É importante que você faça o planejamento anual de mão de obra.
Para hotéis e pousadas que estão em locais como movimento sazonal, essa característica deve ser levada em consideração também na hora do planejamento.
Faça o planejamento por setor e por mês. dessa forma você consegue analisar a necessidade de cada área do hotel mês a mês.
Planejamento de vendas e marketing
Pense com antecedência, o quê, como e quanto você quer vender para o próximo ano.
Todo hoteleiro quer vender mais, mas poucos planejam como fazer isso.
Não esqueça de levar em consideração fatores externos como economia, legislação, eventos no seu destino, tecnologias, concorrência, entre outros.
Assim como o planejamento de mão de obra, o ideal é fazer mês a mês, porém dividindo por produto e serviço, acompanhado das ações, despesa se houver, responsável e público.
Cabe ressaltar que em um mundo ideal, o planejamento de vendas e marketing devem ser elaborados separadamente.
Mas com o objetivo de otimizar tempo e recursos para pequenos e médios meios de hospedagem, você pode começar a pensar neles juntos, e no futuro separá-los.
Outras definições devem contar no planejamento dessas duas áreas:
- Taxa de ocupação, diária média e RevPar,
- Público alvo e persona,
- Parceiros (agências, OTA’s, profissionais e especialistas),
- Posicionamento de mercado,
- Fatores chave de sucesso e proposta de valor,
- Estratégia de preços (descontos, tarifa flutuante, tarifa fixa),
- Serviços inclusos;
Esses exemplos acima são somente exemplos, você pode incluir outros de acordo com a realidade do seu hotel ou pousada.
Análise de desempenho
Uma vez o planejamento pronto, nada de esquecer ele dentro da gaveta.
É necessário fazer uma avaliação de desempenhos mês a mês entre o realizado e o planejado, e dessa forma fazer ajustes e manter o que deu certo.
Essas análises mês a mês servirão para fazer o planejamento do próximo ano.
Elaboração do planejamento anual para hotéis
Outra coisa importante é não se trancar numa sala e definir tudo sozinho.
Convide colaboradores de outros setores para fazer parte da elaboração do planejamento anual.
É de grande valor ouvir esses colaboradores e discutir tanto os objetivos quanto as ações.
Além disso, quando sua equipe participa, ela fica muito mais engajada com o planejamento.
Comunicação
Depois de todo o planejamento elaborado é crucial comunicá-lo para a sua equipe do hotel.
Comunique os coordenadores de cada setor e faça-os compartilhar os objetivos e metas com suas equipes.
Seus colaboradores precisam ter ciência quais objetivos e metas eles estão buscando e quais ações precisam tomar.
Como fazer um planejamento anual para hotéis e pousadas
Essas então foram as dicas de como fazer um planejamento anual para hotéis e pousadas independentes.
Agora é reunir a equipe do hotel e pensar o próximo ano.
Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários e não esqueça de compartilhar esse artigos com seus colegas hoteleiros.
Preencha suas informações abaixo e receba nossos artigos em primeira mão e outros materiais gratuitos sobre hotelaria.