Estratégia e Gestão

Orçamento anual para hotel e pousada – Veja como fazer

Escrito por
Mateus Agostini

Orçamento anual para hotel ou pousada é um documento que faz parte do plano financeiro do meio de hospedagem, e que tem como objetivo a definição e organização de todas receitas, despesas, custos, investimentos para um período futuro, normalmente de um ano.

Ter um orçamento para o seu hotel ou pousada hoje em dia é fundamental para o sucesso do meio de hospedagem.


Houve um tempo em que os pequenos e médios meios de hospedagem no Brasil eram geridos de forma mais “empírica”, ou seja, sem as ferramentas e técnicas básicas da Administração. E muitos tiveram sucesso e estão em atividade até os dias de hoje.

Porém, com as mudanças do mercado cada vez mais rápidas e em menores espaços de tempo, a competição entre hotéis e pousadas se acirrou ainda mais.

Diante desse cenário, algumas ferramentas se tornaram fundamentais, e uma delas é o orçamento geral.

Mas não basta só ter um orçamento, é preciso elaborá-lo de forma cautelosa, criteriosa e coerente.

E é sobre isso que vamos falar nesse artigo.

Se você quer saber mais como elaborar um orçamento anual para hotelaria, acompanhe a leitura.

Como fazer orçamento para hotéis e pousadas

Uma coisa tem que ficar clara! Orçamento é uma coisa básica e primária para a gestão de qualquer negócio.

Se você não tem um orçamento anual para seu hotel ou pousada você não pode medir o desempenho do mesmo.

Além do mais, o orçamento serve também como um orientador e motivador para todas as equipes. Apresente para as equipes mês a mês quais as metas daquele período e isso servirá de “alvo” para eles.

Para criar seu orçamento, 4 critérios são fundamentais.

1 – Histórico – Se seu hotel já tem números do último ano, use os mesmos como base para determinar melhorias e crescimento (Ex. aumentar 15% o faturamento, baixar 3% as despesas em mão de obra, etc).

2 – Lucratividade e lucro desejados – Baseado no orçamento de receita, você determina que quer ter X% de lucratividade e R$ xxxx de lucro e adapta as despesas para esses resultados.

3 – Rentabilidade – Avalie o valor do seu negócio (valor de venda) e determine qual a rentabilidade desejada. Por exemplo, se você vendesse seu negócio e aplicasse o dinheiro todo, você ganharia mais com os rendimentos ou com a operação do hotel?

4 – Mercado – Os três primeiros critérios são fundamentais para determinar os resultados desejados, porém é o Mercado que valida. Portanto, é necessário avaliar os fatores externos da empresa.

Dicas para criar o orçamento para hotel

Uma vez entendido a importância do orçamento para a gestão do seu hotel e os principais critérios a serem levados em consideração, vamos a algumas dicas práticas.

Vale lembrar que são dicas de ações testadas na prática, porém, devem ser adaptadas a realidade de cada meio de hospedagem.

Papel e caneta na mão e vamos juntos.

Orçamento da receita

Lembrando do primeiro critério (histórico) determine o faturamento desejado para cada mês. A soma dos meses determinará o faturamento anual. Use o sistema do hotel (PMS) caso tenha para para pegar os dados históricos.

É importante que, caso seu hotel tenha outras fontes de receitas além de diárias, que as mesmas sejam separadas.

Orçamento de receitas operacionais mês a mês por fonte de receita:

  • Diária (taxa de ocupação desejada x diária média desejada)
  • Restaurante
  • Minibar
  • Eventos
  • Diversos (passeios, comissões, traslados, kits, souveniers, extras)

Orçamento das despesas

Vamos começar falando das despesas operacionais, ou seja, aquelas que dizem respeito à operação do hotel ou pousada.

Aqui é importante dividir as despesas operacionais em setores e depois em sub-setores.

Para ficar mais claro, segue abaixo:

  • Setor Mão de Obra – subsetores: salários, FGTS, 13º, férias, extras.
  • Setor Insumos – subsetores: material de limpeza, material de escritório, alimentos e bebidas, reposição, manutenção.
  • Setor Terceiros Fixos – subsetores: sistema, aluguel imóvel, serviços mensais com valores fixos.
  • Setor Serviços – subsetores: água, energia elétrica, gás, telefone.

Esses são alguns exemplos somente para ilustrar. Além do mais, cada negócio deve adaptar os setores e subsetores do orçamento de acordo com sua realidade e necessidades.

Despesas indexadas ao faturamento

Algumas despesas devem ser indexadas ao faturamento.

Por exemplo, ao definir o orçamento de mão de obra, você leva em consideração o estilo e proposta de valor do seu hotel (precisa de muitos ou poucos colaboradores), sazonalidade, e setores.

Porém, não adianta você levar somente esse fatores em consideração e depois descobrir que a despesa de mão de obra representa 50% do faturamento.

Por isso, algumas despesas devem ser indexadas ao faturamento. Veja alguns exemplos.

  • Mão de obra – 18% a 23% do faturamento (esse número pode variar para mais ou para menos de acordo com o estilo do hotel e mercado).
  • Material de limpeza – R$ 0,30 a R$ 0,50 por hóspede (esse número pode variar de acordo com o estilo de quarto de cada hotel).
  • Marketing – 3% a 5% do faturamento para o Marketing do hotel.
  • Amenidades – R$ 0,30 a R$ 0,60 por hóspede (esse número pode variar de acordo com o estilo e proposta de valor do hotel).
  • AeB – 25% a 30% da receita do setor de AeB do meio de hospedagem.

Esses são apenas alguns exemplos de despesas operacionais que são indexadas de acordo com o faturamento e movimento do seu hotel ou pousada.

Lembre-se sempre de levar em consideração seu histórico, características, objetivos e mercado.

Não esqueça das despesas não operacionais

Chamaremos aqui de “despesas não operacionais” todos os valores à pagar que não fazem parte da operação, mesmo que contabilmente não sejam “despesas”.

Segue alguns exemplos:

  • Investimento – Separe uma porcentagem do lucro do ano anterior para fazer melhorias no seu hotel ou pousada.
  • Dividendos – Separe uma porcentagem do lucro do ano anterior para retirada dos sócios.
  • Ações judiciais – Separe uma verba para possíveis ações judiciais (custos, multas e indenizações).

Aqui vai mais uma dica extra muito importante: na hora de elaborar seu orçamento geral, não faça sozinho!

Convide pessoas de outros setores como Administrativo, Marketing, Operacional, ou colaboradores que conheçam bem o seu negócio.


Espero que esse artigo possa ser útil na hora de elaborar o orçamento financeiro e econômico do seu meio de hospedagem.

Lembre-se! O orçamento do hotel ou pousada é uma ferramenta indispensável para uma boa gestão.

Se você quer colaborar com mais alguma dica ou ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários.

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Última modificação em 10/02/2024 09:30

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.

View Comments

  • Os exemplos de percentuais e valores das despesas indexadas ao faturamento , tem uma explicação?

    • Olá Raquel.

      Esse valores tem como referência o próprio mercado hoteleiro. Mas como diz no próprio artigo, você deve respeitar as características de cada meio de hospedagem, por isso, esses indicadores podem variar de negócio para negócio, porém, são boas referências.