Marketing Digital

Google Ads para hotelaria – Aprenda como anunciar hotel no Google

Escrito por
Mateus Agostini

Google Ads para hotelaria são estratégias específicas para anunciar um hotel no Google ou qualquer outro meio de hospedagem como pousada, hotels, imóvel de temporada e etc.

Geralmente eu começaria um artigo desses explicando da importância de anunciar seu hotel ou pousada no Google. Mas se você chegou até aqui, vamos combinar que essa introdução é totalmente desnecessária.


Ou você quer mesmo que eu te convença que viajantes procuram por hotéis no Google? Pois é.

A estratégia de links patrocinados é fundamental para o marketing digital do seu negócio.

Então vamos direto ao que interessa.

Se você nunca anunciou, ou mesmo já faz alguns anúncios e quer aprender dicas de como usar o Google Ads para hotelaria, segue comigo.

Aprenda como anunciar hotel no Google

Antes de passar um pouco do meu conhecimento de vários anos criando e analisando campanhas de Google para hotéis e pousadas, é preciso deixar claro como é a estrutura de conta do Google Ads.

Existe a conta de anúncios, e na conta de anúncios você cria as campanhas. Cada campanha tem seus conjuntos de anúncios, que por sua vez terá os anúncios.

Para ficar mais fácil de entender, segue imagem ilustrativa:

Imagem da hierarquia e estrutura de campanhas no Google

Beleza, agora a próxima parte é entender os tipos de campanhas possíveis, que em geral são em 3 formatos:

1 – Rede de pesquisa: É talvez a mais conhecida. O famoso “dar um Google”. É quando um usuário entra na página principal do Google e busca por uma palavra chave (Ex.: Hotel em Belo Horizonte)

2 – Rede de Display: São anúncios, geralmente em formato de imagens (banners), em sites parceiros do Google.

3 – Vídeos no Youtube: Você pode fazer anúncios dentro da plataforma do Youtube. E há vários formatos de anúncios que exploraremos em outro artigo.

Bom, explicado esses pontos importantes, deixo claro que nesse artigo vamos focar nas campanhas de Rede de Pesquisa.

1 – Campanhas

A primeira dica vai na hora da criação das campanhas.

Nesse nível você defini o público, orçamento, rede (rede de pesquisa, display, vídeo), estratégia de lances, idioma, entre outras configurações importantes.

Imagem das configurações no nível Campanha do Google Ads

Por isso, abaixo vou explicar e dar dicas na hora de configurar a sua campanha de anúncios.

1.1 – Crie diferentes campanhas do hotel quando os públicos são muito distintos.

Por exemplo, se você possui um público de algum país específico, você pode criar uma campanha para esse país.

Nesse caso, não esqueça de escolher o idioma do país da campanha (exemplo Campanha Argentina – Idioma Espanhol).

Também é indicado criar campanhas diferentes quando o hotel oferece produtos e serviços para públicos diferentes.
Por exemplo, você pode ter uma campanha para eventos, outra para restaurante, outra para hospedagem.

1.2 – Definindo Orçamento

Uma das vantagens de ter diferentes campanhas é que você pode dividir seu orçamento de acordo com sua estratégia.

Por exemplo, se a hospedagem representa 80% do faturamento geral do seu hotel, é normal que você coloque mais verba nessa campanha do que na campanha de Eventos ou de Restaurante.

1.3 – Estratégia de lances

Há diferentes tipos de estratégias de lances. Algumas focadas em conversão, outras em impressões e outras em cliques.

Agora vai uma dica de quem estuda e trabalha com tráfego no Google há muitos anos.

Comece sua campanha com a estratégia “CPC Otimizado” e deixe rodar de 7 a 14 dias.

Depois disso, mude para a estratégia “Maximizar Cliques”. Nesse meio tempo o Google já vai ter “entendido” sua campanha e a performance tende a ser melhor assim.

1.4 – Escolhendo os idiomas

Aqui vai outra regra básica. Para públicos no Brasil, sempre escolha os idiomas “português” e “inglês”.

Isso porque muitas pessoas usam seus sistemas em inglês.

Em alguns casos você pode escolher outro idioma também. Mas você terá que avaliar se é interessante para seu meio de hospedagem.

1.5 – Definindo local

Embora possamos vender para todo o país, geralmente os hotéis e pousadas têm um público segmentado geograficamente.

Escolha os Estados de acordo com essa segmentação.

Existe uma configuração que você pode definir em quais Estados que você escolheu você quer pagar mais ou menos. Por exemplo, em São Paulo aumentar os lances em 20% e no Espírito Santo diminuir os lances em 15%.

2 – Grupo de Anúncios

A parte de Grupo de Anúncios não há muitas configurações.

Porém, é uma parte fundamental para o sucesso (ou fracasso) de suas campanhas.

Aqui vai outra dica ninja! Crie Grupos de Anúncios pensando em palavras-chave específicas e suas variações.

Exemplo: Grupo de Anúncios “Hotel em São Paulo” > Anúncios com o termo “Hotel em São Paulo” > Palavras-chave do Grupo de Anúncios “hotel em são paulo” “são paulo hotel” “hotel barato em são paulo” > URL do anúncio para uma página que fala sobre “Hotel e São Paulo”.

Isso faz seu anúncio ter muito mais relevância e qualidade, ajudando no desempenho das campanhas.

Esse é um erro muito comum quando avalio campanhas no Google de hotéis e pousadas. Geralmente possuem um ou dois grupos de anúncios com palavras-chave misturadas.

Por tanto, crie vários Grupos de Anúncios para suas campanhas.

3 – Anúncios

Essa é a hora de criar os anúncios e chamadas que serão vistas pelos usuários (possíveis hóspedes).

Ou seja, agora é o momento de fazer seu anúncio do hotel aparecer e ser clicado pelo usuário.

3.1 – Criando os anúncios

Lembra que eu falei para criar Grupos de Anúncios pensando nos termos de pesquisa? Então, agora é hora de colocar isso em prática.

A primeira dica é a mais importante: Crie anúncios que contenham a palavra chave que você escolheu para o anúncio ser acionado.

Se o usuário digitou “Pousada na Barra da Tijuca” o anúncio precisa ter o termo “Pousada na Barra da Tijuca” e ser direcionado para uma página que fale sobre “Pousada na Barra da Tijuca”.

Isso melhora o índice de qualidade e a taxa de cliques, que é a proporção entre entre visualizações do anúncio e cliques.

3.2 – Número de anúncios

Nada de criar um anúncio e deixar rodando.

Criei no mínimo 3 anúncios diferentes, deixe rodar entre 7 e 14 dias. Depois desse período, veja qual possui o melhor desempenho, pause os demais, crie novos e siga medindo.

Dessa forma você deixa o “achismo” de lado e analisa o que realmente funciona para seu público.

3.3 – Extensões de anúncios

As extensões de anúncios são ferramentas do Google Ads que dão mais visibilidade para seus anúncios.

Existem diferentes tipos de extensões. Mas aconselho você a usar no mínimo as extensões de chamadas (ligação), sitelinks, frases de destaque e extensão de local.

Veja na imagem abaixo um exemplo para a busca “hotel em fortaleza”

Imagem de um anuncio e extensões de anúncio apresentado pelo Google.

4 – Definindo as palavras-chave

Esse ponto é muito importante para as campanhas de anúncios no Google para hotéis.

Dentro do Grupo de Anúncios, você precisa definir quais termos de busca você quer competir para seus anúncios serem apresentados.

Não adianta nada você configurar o resto todo de forma correta mas não saber quais e como selecionar as palavras-chave.

Por isso, seguem algumas sacadas.

4.1 – Definindo os termos

Você pode seguir sua intuição e escolher palavras-chave mais óbvias como “hotel em xxxx” ou “pousada em xxxx”.

Porém, há outros termos buscados que às vezes a gente nem imagina.

Por isso, você pode usar ferramentas que podem te auxiliar. Uma delas é o Planejador de Palavras-chave do Google.

Dentro da sua conta de anúncios basta clicar em “Ferramentas” > “Planejamento” > “Planejador de palavras-chave“.

4.2 – Tipos de correspondência

Ao escolher as palavras-chave, você deve defini também os “tipos de correspondência”.

Basicamente são 3 conforme exemplos abaixo:

hotel em florianópolis – Correspondência ampla (seus anúncios serão acionados por termos semelhantes, sinônimos e com erros ortográficos).

“hotel em florianópolis” – Correspondência de frase (você informa ao Google que aceita que seu anúncio apareça para buscas que contenham no mínimo esses termos e nessa ordem, podendo possuir palavras antes e depois).

[hotel em florianópolis] – Correspondência exata (seus anúncios serão acionados somente para esse termo ou variações muito aproximadas).

Comece com tipos de correspondências mais amplas para seu anúncio ser acionado por outras palavras-chave que você não escolheu e depois vá incluindo esses termos ao seu Grupo de Anúncios.

Mas não deixe de usar os outros tipos de correspondências também. Inclusive, você pode usar a mesma palavra-chave em diferentes tipos de correspondências.

4.3 – Palavras-chave negativas

Esse é outro erro comum em muitas campanhas de anúncios no Google para hotéis e pousadas.

Ao usar tipos e correspondências mais amplas, você também acionará seus anúncios para termos que não lhe interessam.

Nesse caso, você precisa criar uma lista de palavras-chave negativas. Com essa lista você informa ao Google que não quer que seu anúncio apareça para determinados termos.

4.4 – Estratégia de cauda longa

Bom, o Google Ads funciona como uma espécie de leilão. Portanto não é fácil para seu hotel competir com o orçamento de grandes empresas como Booking, Decolar, Expedia, Trivago, fora seus concorrentes diretos.

Alguns termos possuem muita concorrência, e esses termos são geralmente mais genéricos, por exemplo “hotel em salvador”.

Nesse caso, dependendo das características do seu meio de hospedagem, você pode usar termos chamados de “cauda longa”.

Palavras-chave cauda longa são termos menos genéricos, com menos buscas porém com menos concorrência e mais taxa de clique.
Exemplo: ‘hotel em salvador de frente para a praia” ou “hotel em salvador barato perto do aeroporto”.

Vale a pena testar esses termos.


Google Ads para hotelaria – Como anunciar hotel no Google

Esse foi um overview para você começar a anunciar seu hotel ou pousada no Google com qualidade, ou mesmo se já anuncia, melhorar o desempenho de suas campanhas.

Quer dicas para anunciar no Facebook também? Então leia esse nosso artigo Facebook Ads para Hotelaria – 5 dicas para criar anúncios do seu hotel no Facebook

Caso você tenha mais alguma dica ou mesmo alguma dúvida, deixe nos comentários e ajude a melhorar ainda mais esse artigo. E não esqueça de compartilhar com seus colegas e amigos 🙂

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Última modificação em 10/02/2024 09:30

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.