Marketing Digital

Facebook Ads para Hotelaria – 5 dicas para criar anúncios do seu hotel no Facebook

Escrito por
Mateus Agostini

Facebook Ads para hotelaria é um conjunto de técnicas específicas para anunciar hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem no Facebook e também no Instagram.

Já se foi o tempo que apenas ter uma página com bom conteúdo e engajamento no Facebook era suficiente.


Calma! Não estou dizendo que você tem que apagar a fanpage do seu hotel ou pousada, abandoná-la, ou pior ainda, deixar o “sobrinho” cuidando.

Não é isso. Mas a verdade é que o alcance orgânico do Facebook caiu muito, mas muito mesmo.

Fontes confiáveis falam que cada post tem um alcance orgânico em torno de 5% de toda sua base de fans (alguns ainda menos).

Esse número pode variar um pouco pra mais ou pra menos, dependendo de alguns fatores do post, como engajamento, relevância, entre outros. Porém, não deve fugir muito disso.

Mas não se desespere. Seu hotel ou pousada pode se beneficiar muito do Facebook através de sua plataforma de anúncios, o Facebook Ads.

O Facebook Ads é uma estratégia de marketing digital para hotelaria muito utilizada pelas grandes empresas do mercado.

E é sobre isso que vamos falar nesse artigo.

Separei 5 dicas ninjas (mais uma dica bônus) para você utilizar na hora de criar suas campanhas de anúncios no Facebook.

Facebook Ads para hotéis e pousadas – Como criar anúncios e vender mais diárias

Conforme números do Google Trips, cerca de 70% dos viajantes usam a internet no planejamento de suas viagens, e desses, 83% desejam novas viagens utilizando o Facebook.

De acordo com a pesquisa da Statista, o Brasil é o 3° país do mundo em número de usuários do Facebook com 130 milhões de contas ativas.

Por isso, não há como seu hotel ou pousada não utilizar os anúncios pagos do Facebook.

Então anote essas dicas e comece já a anunciar!

1 – Explore as segmentações do Facebook

Uma das grandes qualidades da plataforma de anúncios do Facebook é a capacidade de segmentação.

Ou seja, você consegue direcionar seus anúncios para grupos de pessoas que possuem determinadas características, de acordo com seu público alvo.

E você pode aplicar diversos tipos de combinações de segmentação: geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental.

DICA IMPORTANTE: Faça testes com diferentes segmentações e veja qual gera mais resultados.

Se seu hotel ou pousada possui públicos diferentes de acordo com o período do ano, você também deve explorar essa característica.

Por exemplo: Em Florianópolis no verão há muitos turistas de várias regiões do país e de outros países, principalmente América do Sul.

Portanto, uma das segmentações que pode ser usada é a geográfica, ou seja, fazer anúncios para cada região do país, e também para a Argentina.

Agora, talvez, não seja um bom negócio investir um valor muito alto para o público argentino durante o mês de Junho se seu meio de hospedagem for em Floripa.

Imagem parcial de uma segmentação de público de uma campanha no Facebook Ads para uma pousada

Ou exemplo: Você pode fazer uma campanha para o Dia dos Namorados, porém, não adianta mostrar seu anúncio para quem está solteiro.

Nesse caso, umas das segmentações possíveis é o “status de relacionamento” e você pode marcar somente as pessoas casadas, em um relacionamento sério, noivas e etc, ou simplesmente “excluir” todas as pessoas que possuem o status de relacionamento marcado como “solteiro”.

Esses são só alguns pequenos exemplos de segmentações possíveis. O importante agora é você entender a importância de segmentar suas campanhas.

2 – Use o remarketing do Facebook Ads

Sabe aquele anúncio que não para de te “perseguir” depois que você visitou determinado site?

Pois é, isso não é um fenômeno sobrenatural, isso é remarketing.

Remarketing é uma ferramenta que plataformas de anúncios como o Google e o Facebook criaram para mostrar anúncios para pessoas que interagiram com determinada página da web.

Por exemplo, digamos que um possível hóspede fez uma busca no Google, achou seu hotel, interagiu com seu site, foi até o motor de reservas, mas acabou não comprando.

Você pode esperar que ele faça uma nova busca e talvez encontre seu hotel ou pousada novamente. Ou então, torcer para ele ter anotado o telefone do seu estabelecimento num papel (e torcer mais ainda para ele não perder esse papel).

Mas melhor que ficar na torcida, é você mostrar um anúncio para essa pessoa quando ela estiver navegando pelo Facebook.

Quem sabe até com uma mensagem específica, ou um desconto especial.

Isso é remarketing.

Indicadores mostram que as taxas de interação e de conversão são muito maiores nas campanhas de remarketing, justamente pelo fato do usuário já ter se interessado pelo seu estabelecimento e, com grande chance de que sua necessidade ainda não tenha sido atendida por outro concorrente.

DICA IMPORTANTE: Faça diferentes anúncios de acordo com a página visitada (ou de saída) do usuário. Se o usuário visitou uma página de um feriado e saiu nela mesmo, mostre um anúncio no remarketing sobre feriado.

Para usar essa funcionalidade é necessário a instalação de um pixel do Facebook no site do seu meio de hospedagem.

Peça para algum desenvolvedor fazer isso para você.

3 – Públicos semelhantes usando e-mail de hóspedes do hotel

O nome pode parecer estranho, mas o conceito é bem simples.

Público semelhante (lookalike) é uma ferramenta do Facebook para achar pessoas na plataforma que tenham perfis similares com determinado grupo que você indica.

E uma das formas de indicar o perfil de seus hóspedes em potencial é através de uma lista de e-mails de seus hóspedes habituais.

Ou seja, você pode ir no seu sistema hoteleiro ou através de outra forma de controle sua e selecionar os contatos de hóspedes que se hospedam com você todos os anos.

Suba essa lista de e-mails na ferramenta de lookalike do Facebook e determine o tamanho do público que você deseja de 1% a 10%, sendo que quanto maior o público menor sera similaridade.

Imagem da área de criação de público alvo do Facebook Ads

Depois é por conta do algorítimo do Facebook.

Ele irá verificar os usuários que acessam as suas contas com o e-mail informado, irá criar um padrão de comportamentos e semelhanças e irá buscar outros usuários que possuem esse mesmo padrão.

Ou seja, você anunciará para um público semelhante aos seus hóspedes mais assíduos.

4 – Explore os pontos fortes do seu hotel no criativo dos anúncios no Facebook

Até agora eu dei dicas para montar e melhorar estrutura de campanha.

Ou seja, você já é capaz de segmentar seu público alvo, fazer remarketing para ele e até mesmo buscar novos hóspedes com perfis similares ao seus hóspedes frequentes.

Mas de nada vai adiantar se seu anúncio não for persuasivo, vendedor e não estimular alguma ação de quem o estiver vendo.

Por tanto, o criativo dos anúncios são fundamentais e de extrema importância.

3 aspectos são vitais nesse caso. Veja abaixo:

Copy – A copy, ou o texto do anúncio, é a mensagem publicitária do seu anúncio. Comece por uma boa head line (primeira linha) para chamar atenção e depois descreva de forma persuasiva a sua oferta.

Imagem – A imagem deve fazer com que o usuário pare sua navegação pelo Facebook e preste atenção no seu anúncio. Para tanto, abuse de imagens em boa resolução e que crie o desejo, ou seja, o usuário que visualizar seu anúncio sinta o desejo (ou necessidade) de estar no seu hotel ou pousada.

Página de destino – O principal depois de você chamar a atenção do usuário e fazer ele clicar no seu anúncio, é fazer ele reservar seu hotel ou entrar em contato por outro canal como telefone ou e-mail. Mas para isso, a página de destino do anúncio tem que estar em concordância com o anúncio, ter boa usabilidade e, principalmente, chamadas para ações (call to action).

5 – Defina o objetivo das suas campanhas

Pode parecer uma dica trivial, mas pode acreditar, muita gente falha nessa hora.

Afim de melhorar sua campanha, o Facebook pergunta qual o objetivo da sua campanha, e ele vai procurar mostrar seus anúncios para pessoas com probabilidade de executarem a ação do seu objetivo.

E isso é fundamental para o sucesso da sua campanha.

Tenha em mente o que você quer com a campanha.

Imagem da ferramenta de criação de anúncios do Facebook.

Se é gerar reservas diretas no seu motor de reservas, escolha o objetivo “vendas”, caso queira levar tráfego para o site, escolha o objetivo “tráfego” e assim por diante.

O Facebook vai medir o sucesso de sua campanha de acordo com o resultado do objetivo, e quanto mais sucesso, para mais pessoas o Facebook vai mostrar o anúncio do seu hotel ou pousada.

Dica bônus – Faça testes e mensure os resultados

A plataforma de anúncios do Facebook disponibiliza quase em tempo real a performance dos anúncios.

Por isso, você não precisa (nem deve) esperar uma campanha acabar para ver os resultados.

Isso possibilita que você faça testes em suas campanhas para ver o que funciona melhor.

Portanto teste combinações de públicos, segmentações, e principalmente teste anúncios (copy, imagens).

DICA IMPORTANTE: Mude um aspecto da campanha de cada vez para ver o que melhora ou piora os resultados.

Por exemplo, se você alterar a imagem e a segmentação ao mesmo tempo, você não vai saber o que foi que realmente melhorou sua campanha, se foi a imagem do anúncio ou a segmentação.

Diante disso, sempre altere uma variável de cada vez.

Facebook Ads para Hotelaria: Anunciando hotéis e pousadas no Facebook

Essas foram minhas 5 dicas + dica bônus para você começar a usar o Facebook Ads para hotelaria.

Para saber mais, continue acompanhando nossos materiais e também acesse a Central de Ajuda do Facebook para empresas.

Além disso, temos um artigo sobre como anunciar seu hotel no Google.

Tem alguma dica a mais, ou alguma dúvida? Deixe nos comentários!

E não esqueça de compartilhar essas dicas com seus colegas hoteleiros 😉


Última modificação em 10/02/2024 09:30

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.

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