Marketing Digital

Como usar as redes sociais para hotelaria de forma estratégica

Escrito por
Mateus Agostini

Veja como usar as redes sociais para a hotelaria de forma estratégica para aumentar as reservas diretas e melhorar a comunicação e o relacionamento de hotéis, pousadas e hostels com os viajantes.

Definitivamente as redes sociais passaram a fazer parte da vida das pessoas, e isso inclui obviamente o público-alvo de hotéis, pousadas e hostels.


Portanto, nada mais justo que os meios de hospedagem estejam nas redes sociais.

Mas em quais? Em todas? E como? De que forma?

Para responder essas perguntas, siga a leitura desse artigo.

Redes sociais para hotéis, pousadas e hostels

Quando eu comecei a atuar na área comercial de hotéis e pousadas há alguns bons anos atrás, as redes sociais se resumiam a apenas o Facebook.

E olhe que naquela época não existiam as páginas ainda, somente perfis.

Tudo era “mato”, testes e descobertas. Mas com o passar dos anos, a coisa foi ficando mais complexa, profissional e estratégica.

E é justamente isso que quero dividir com você, algumas dicas e técnicas que aprendi ao logo da minha experiência de dez anos de marketing digital hoteleiro, para seu meio de hospedagem tirar o máximo de vantagem das redes sociais.

Quantas e em quais redes sociais meu hotel deve estar?

Será que meu hotel deve estar em todas as redes sociais? Definitivamente minha resposta é não!

A primeira coisa que você precisa ter mapeado é em quais redes sociais o seu público-alvo está.

E mesmo que o público-alvo do seu meio de hospedagem esteja em várias redes sociais, você deve avaliar quais dessas redes sociais o hotel consegue criar conteúdo de qualidade, relevante e com frequência.

E não basta tempo apenas para criar conteúdo, é necessário também a interação, afinal, as redes sociais se tornaram canais de comunicação e atendimento.

Obviamente o Facebook e o Instagram são duas redes sociais que os hotéis devem olhar com muito carinho e atenção, pois são as duas redes sociais mais populares no Brasil.

No entanto, outras redes sociais vêm ganhando espaço e usuários, como é o caso do TikTok.

Como meu hotel ou pousada deve se comunicar nas redes sociais?

Antes de definir como se comunicar, você precisa determinar com quem o hotel, pousada ou hostel vai se comunicar.

Baseado no público-alvo, defina a persona do meio de hospedagem.

A persona é um personagem fictício que representa o hóspede ideal, ou o “hóspede-alvo”.

Qual a idade? Região que mora? Perfil social? Desejos? Dores? Necessidades?

A partir dessas definições, vai ficar muito mais fácil elaborar a linha editorial das redes sociais.

O que postar?

Agora que você já sabe com quem está falando, é hora de por a “mão na massa”.

Mas não adianta sair postando de qualquer jeito, é necessário criar uma linha editorial.

Linha editorial são as premissas para as publicações. Ou seja, sobre o que seu meio de hospedagem vai falar? Qual o tom?

Por exemplo, a linha editorial de um hotel X pode ser falar sobre o destino, com dicas turísticas, calendário de eventos, além de postar algumas fotos mais artísticas do hotel. Isso tudo com um tom mais informal, porém que remeta a exclusividade.

Curtidas são importantes, mas reservas são mais ainda

O título acima resume bem meu pensamento. Curtidas são importantes, mas vender é ainda mais.

Muitos hoteleiros acabam “seduzidos” pelas redes sociais e acabam obcecados por engajamento.

Lembre-se, o objetivo final de qualquer meio de hospedagem é vender reservas e receber os hóspedes.

As redes sociais ajudam nesse objetivo, e não são um fim e si mesmas.

Qualidade de seguidores é mais importante do que quantidade de seguidores

Essa é uma métrica que também mexe com o imaginário de muitos hoteleiros. O número de seguidores.

Ainda mais quando estamos falando de Instagram para hotéis e pousadas.

Porém, a qualidade dos seguidores é muito mais importante do que a quantidade.

Se seu meio de hospedagem faz de tudo apenas para aumentar os seguidores, isso pode custar caro.

Isso porque muitas pessoas que não têm o perfil do seu público-alvo/ persona vão acabar seguindo seu hotel nas redes sociais mas não vão interagir com as postagens.

Com pouca interação, o algoritmo das redes sociais acaba mostrando os posts para menos pessoas ainda e o alcance orgânico acaba cada vez menor.

Sem falar que seguidores sem perfil do público-alvo/persona não comprarão do hotel, pousada ou hostel.

Capriche nas imagens

Em se tratando das principais redes sociais para hotéis como Facebook e Instagram, as imagens têm papel crucial.

Dê uma atenção especial para as imagens. Utilize fotos de qualidade e profissionais.

Imagens de qualidade criam desejo, e desejo é a etapa anterior à ação, no nosso caso, a compra ou reserva.

Use fotos que criem desejo e valorizem tanto seu meio de hospedagem quanto o destino onde seu hotel, pousada ou hotel está localizado.

Não seja o vendedor chato

Convenhamos, nada mais chato que um vendedor insistente. Ainda mais se ele ficar toda hora tentando te vender enquanto você está nas redes sociais vendo as postagens dos seus amigos.

Pois é, seu hotel, pousada ou hostel também não deve fazer esse papel.

Por isso, nada de ficar fazendo posts promocionais a todo momento.

Ou seja, nada de ficar falando de preço, promoções especiais, pacotes entre outros chamadas desse tipo.

Isso significa que não pode fazer posts de venda? Claro que pode, mas não com frequência, aliás, com muita pouca frequência.

Crie conteúdo que gere desejo nos seguidores do hotel e os próprios seguidores irão se interessar em se hospedar com você.

Anúncios fazem parte da estratégia das redes sociais para hotelaria

Anunciar nas redes sociais também deve fazer parte das estratégia de marketing do hotel.

As campanhas podem ser divididas em dois tipos: Distribuição e Conversão.

As campanhas de distribuição visam aumentar o alcance dos posts tanto para a base de seguidores quanto aquelas pessoas que têm o perfil do público-alvo/persona mas ainda não seguem o meio de hospedagem.

As campanhas de conversão têm o objetivo de gerar vendas, ou seja, fazer com que as pessoas façam reservas ou solicitações de orçamentos.

As plataformas de anúncios das redes sociais permitem que o hotel, pousada ou hostel crie campanhas bem segmentadas.

Mensuração dos resultados

Por último, mas não menos importante, é importante você mensurar o que funciona e o que não funciona nas redes sociais do hotel.

Redes sociais como Instagram, Facebook, Youtube entre outras, disponibilizam relatórios de desempenho.

Dessa forma, você consegue saber quais tipos de posts têm mais engajamento, quais os melhores dias e horários para postagens, além de saber o perfil dos seus seguidores.

Analise os resultados com frequência.

Redes sociais para hotelaria

Como você viu, não basta sair postando de qualquer jeito. As redes sociais são muito mais que isso.

Elas são mais um canal de comunicação, relacionamento e vendas de reservas do hotel.

As redes sociais devem ser pensadas juntamente com toda a estratégia de marketing.

Use as redes sociais de forma estratégica para a hotelaria e melhores os resultados de hotéis, pousadas e hostels.

Se você quer contribuir ou ficou com alguma dúvida, deixe nos comentário.

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Última modificação em 10/02/2024 09:30

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.

View Comments

  • Mateus, bom dia!
    Minha dúvida é como fazer a pesquisa de comparação das métricas de postagens do meu anúncio no Instagram?
    Tenho uma casa de temporada @casaskyblue na cidade de Campos do Jordão Sp.

    Obrigada.

    • Olá Katia,

      Para analisar as métricas de anúncios no Instagram, você precisa acessa o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Lá você vai conseguir analisar as principais métricas de desempenho da campanha de anúncios.

      Espero ter ajudado.