Marketing Digital

Como anunciar hotéis e pousadas no Instagram

Escrito por
Mateus Agostini

Aprenda como anunciar hotéis e pousadas no Instagram e como essa estratégia de criar anúncios no Instagram para hotéis pode aumentar as vendas diretas.

O Instagram hoje é a rede social preferida pelos meios de hospedagem. Mas muita gente não sabe como anunciar hotéis e pousadas no Instagram. E é sobre isso que vamos falar.


Nós últimos tempos, o IG passou a ser a rede social mais utilizada por muitos usuários. E o que acontece quando se tem muitos usuários? Muitas empresas passam a migrar pra lá também.

E com cada vez mais usuários e empresas no Instagram, mais conteúdo. E com mais conteúdo, menos espaço no feed para as postagens orgânicas.

Inclusive há pesquisas que mostram que o engajamento na rede social do momento já está em queda.

E o que fazer para o seu hotel ou pousada ser vista pelos seus potenciais hóspedes nesse “overbooking” de conteúdo? Anunciar é a resposta!

Então, se você quer aprender a anunciar hotel ou pousada no Instagram siga a leitura.

Como criar anúncios de hotéis e pousadas no Instagram

Como já dito, criar campanhas de anúncios no Instagram para seu meios de hospedagem é muito importante em uma estratégia de marketing digital.

Além disso, é uma tática poderosa para aumentar as reservas diretas.

Porém, não basta sair anunciando de qualquer jeito e para qualquer público.

Por isso, separei aqui algumas dicas práticas para você começar já a anunciar no Instagram.

Comece pelo Início

A primeira coisa a se fazer é planejamento. Não adianta sair anunciando de qualquer forma.

Faça um planejamento (pode ser mensal) de quais campanhas você vai criar, para qual público, qual objetivo e qual orçamento disponível.

Exemplo de um planejamento bem simples

Plataforma de anúncios

Para anunciar no Instagram, seu hotel, pousada ou hostel precisa ter uma conta de anúncios no Facebook.

Caso já anuncie no Facebook, está tudo certo.

Caso não tenha, é muito simples criar, basta seguir o passo a passo. Só lembre-se de vincular com a página do hotel.

Criando a campanha para o Instagram

O processo de criação é o mesmo de campanhas de anúncios no Facebook.

A única diferença é na hora de escolher o posicionamento, que acontece nos Grupos de Anúncios.

Escolha ou FEED do Instagram para seu anúncio aparecer no feed ou STORIES do Instagram para seu anúncio aparecer nos stories.

Caso queira anunciar nos dois, o que é uma ótima decisão, crie 2 grupos de anúncios diferentes, um para cada formato.

Respeite os formatos dos anúncios. Crie anúncios específicos para stories e crie anúncios específicos para feed.

Os anúncios no feed podem ser quadrados, horizontais ou verticais, e os anúncios nos stories podem ser imagens ou vídeos.

Abaixo um exemplo real de imagens de anúncios que criei para o artigo marketing digital para hotelaria. Note que há duas artes, uma para aparecer no feed e outra para aparecer nos stories.

Acesse a central de ajuda do Facebook para saber todas as especificações de tamanhos e outras dicas técnicas.

DICA IMPORTANTE >>> Assim como no Facebook, os anúncios no Instagram permitem somente até 20% de texto.

Crie mais de um Grupo de Anúncios

Crie mais de um grupo de anúncios, um para cada segmentação.

Dessa forma você consegue descobrir qual segmentação está dando mais resultados.

Por exemplo, você pode criar um grupo de anúncios para um público que se interessou por hotéis e pousadas e outro grupo de anúncios que se interessou por viagens e passagens aéreas.

Além disso, você deve criar grupos de anúncios para públicos personalizados. Ex.: usuários que interagiram com sua página do Facebook e Instagram e usuários que visitaram seu site. Mas para isso, você precisa ter os públicos personalizados já criados.

Criando os criativos do anúncio

Lembra que começamos falando da “enxurrada” de conteúdo no Instagram? Pois então, seu anúncio precisa chamar muita a atenção do usuário para ele parar de rolar o feed.

Para isso, 2 coisas são fundamentais: Imagem e a copy (chamada de texto).

Outra dica importante, assim como os grupos de anúncios, crie mais de um criativo, variando a imagem e a copy. Dessa forma você descobre qual o criativo que mais gera resultados.

Imagem dos anúncios

Use imagens impactantes do seu hotel, pousada ou hostel que crie desejo. Você também pode usar imagens do destino, caso seu negócio fique em algum ponto turístico ou paisagem natural como praia, montanha, etc.

Lembre de cuidar com o formato/tamanho (feed ou stories) e também com a qualidade da imagem. Use fotos com boa resolução, de preferência produzidas por um profissional.

Aproveite os 20% de texto permitidos para chamar a atenção para seus pontos fortes (destino, diferenciais, promoção).

Copy

Se a imagem do anúncio precisa criar desejo, a copy precisa convencer o usuário a clicar e ir para a página de destino.

No feed, há um número limitado de caracteres visíveis. Depois desse limite, o usuário precisa clicar em “…mais”.

Aproveite esse limite e escreva uma chamada forte e persuasiva. Deixe os detalhes para quem clicar em “…mais”.

Faça o acompanhamento das campanhas de anúncios no Instagram

A grande vantagem do marketing digital é justamente a capacidade de mensuração e análise dos resultados durante o andamento da campanha.

Você vai ajustando a campanha durante o andamento, de acordo com os indicadores. Chamamos esse processo de otimização de campanhas.

Por exemplo, o ideal é você ter mais de um anúncio por grupo de anúncios, certo? Isso para descobrir qual anúncio performa melhor.

Após essa análise, você irá pausar os anúncios com pior performance e manter os anúncios com melhor desempenho.

Ou seja, de acordo com essa análise, você fez alterações e realizou uma otimização de campanha.


Como anunciar hotéis e pousadas no Instagram

Planejamento, execução, mensuração e otimização. Siga essas dicas e tire o máximo de proveito da rede social do momento para hotelaria.

Espero que esse artigo ajude você a criar anúncios do seu hotel ou pousada no Instagram, e principalmente, que essas campanhas e anúncios se transformem em vendas e reservas.

Caso tenha mais alguma dica ou mesmo alguma dúvida, deixe nos comentários.

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Última modificação em 10/02/2024 09:30

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.