Marketing Digital

Anúncios de hotéis no Facebook ou Google? Qual o melhor para hotelaria?

Escrito por
Mateus Agostini

Campanhas de anúncios para hotéis e pousadas no Google e Facebook são muito comuns e indicadas. Porém, qual a melhor plataforma de anúncios para a hotelaria e turismo?

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que fazem campanhas de links patrocinados de meios de hospedagem na internet. Afinal, anunciar o hotel no Facebook ou Google? Qual o melhor?


Não é de se espantar, pois campanhas de links patrocinados são fundamentais para a estratégia de marketing digital de hotéis e pousadas e consomem boa parte da verba de marketing.

Porém, antes de mais nada cabe ressaltar que quando eu falo de anúncios no Facebook, eu também me refiro aos anúncios do Instagram, visto que é a mesma plataforma de anúncios, o que varia é somente o posicionamento do anúncio (feed do Instagram ou stories do Instagram).

Em relação ao Google Ads, estamos falando especialmente das campanhas de search, ou seja, da rede de pesquisa. O famoso “dar um Google”.

Portanto, se você quer entender melhor como ambas plataformas funcionam, suas características e, principalmente, descobrir qual a melhor para hotéis e pousadas, continue a leitura.

Anunciar seu hotel no Google ou no Facebook?

Primeiramente, tem que ficar claro as principais diferenças entre esses dois canais de publicidade importantíssimos para meios de hospedagem e também para o turismo.

Sem entender essas diferenças, fica difícil uma tomada de decisão na hora de escolher e dividir o orçamento.

Não vou me ater aqui a explicar as diferenças técnicas, ou seja, das características de usabilidade de cada plataforma de anúncios, mas sim as principais diferenças para os usuários que são impactados pelos anunciantes.

Diferenças entre Facebook Ads e Google Ads

Aqui estão as principais diferenças que você precisa conhecer para escolher onde alocar mais ou menos seu orçamento de publicidade e também escolher a plataforma correta de acordo com o tipo e objetivo de campanha.

Tanto o Google quanto o Facebook são empresas que detêm muitos dados dos usuários, e são esses dados precisos que permitem uma assertividade maior dos anunciantes.

Porém, cada uma é melhor em um ponto, e isso faz toda a diferença na hora de criar um anúncio para um hotel ou pousada.

Segue abaixo as principais diferenças no quesito “inteligência”.

FACEBOOK – O Facebook é muito superior em deter dados de segmentação e de atenção, ou seja, ele consegue entender melhor as características dos usuários da rede e também consegue determinar que tipo de conteúdo cada usuário dá mais atenção.

GOOGLE – O Google é muito superior em deter dados de intenção e padrões de buscas, ou seja, ele consegue verificar as páginas que você acessou, vídeos que assistiu e termos que você pesquisou.

Em resumo, o Facebook entende melhor a sua atenção do que o Google, porém o Google entende melhor a sua intenção do que o Facebook.

Além disso, existe outra diferença muito importante para ser levada em consideração na hora de criar suas campanhas.

O momento em que o usuário é impactado pelos anúncios é diferente nas duas plataformas. Veja abaixo as principais diferenças no quesito “momento do usuário”.

FACEBOOK: Os anúncios no Facebook são do modo interruptivos, ou seja, o usuário está olhando sua timeline e é interrompido por um anúncio. Ele está no modo passivo.

GOOGLE: Os anúncios na rede de pesquisa do Google, geralmente, são opções de soluções para uma busca específica, uma necessidade do usuário, ou seja, ele está buscando algo e aparece um anúncio relacionado. Ele está no modo ativo.

Google ou Facebook? Afinal, qual o melhor local para anunciar seu hotel?

Diante dessas diferenças e de acordo com minha experiência de anos anunciando hotéis e pousadas em diferentes plataformas na internet, a resposta para essa pergunta é simples: Nenhuma das duas. Ou melhor ainda, as duas.

O que eu quero dizer é que não existe a melhor opção. As duas são importantes e você tem que ter campanhas do seu meio de hospedagem rodando em ambas.

Porém, ao entender as principais diferenças, você pode escolher alocar mais dinheiro em determinada plataforma de acordo com a campanha e objetivo.

Lembre-se, quando o usuário faz uma pesquisa no Google, ele está buscando uma solução, uma resposta.

Por exemplo, se ele fizer uma busca por “hotel em Salvador”, é muito pertinente que apareça anúncios de hotéis em Salvador.

Já quando ele está verificando seu Facebook ou Instagram, ele não está buscando nada, a não ser ver as postagens de seus amigos e páginas que ele segue.

Por exemplo, o usuário está olhando sua timeline no Instagram e aparece uma imagem linda de um hotel na montanha.

Porém, se a segmentação for bem feita, esse anúncio vai aparecer para pessoas que interagiram ou demonstraram interesse em hotéis, pousadas, viagem, etc.

Essas diferenças são fundamentais na hora de criar a segmentação das campanhas e os anúncios do seu hotel ou pousada, aumentando suas taxas de cliques e conversões.

Campanhas integradas: Google e Facebook para a hotelaria

As duas plataformas de anúncios não só não são excludentes, como também são complementares.

O que quero dizer, é que é possível utilizá-las de forma conjunta na hotelaria e no turismo.

Vejamos: usando o exemplo anterior, digamos que um viajante está planejando uma viagem para a capital da Bahia e pesquisa no Google “hotel em Salvador”.

Ele pode clicar em um anúncio de um hotel de Salvador, navegar pelo site mas acabar não reservando nem mesmo fazendo nenhum tipo de conversão.

Nesse caso, o hotel pode usar campanhas de anúncios no Facebook e no Instagram para “perseguir” esse viajante. O famoso remarketing.

Ou seja, ficar reforçando a marca e as vantagens do hotel por um determinado número de dias para esse viajante que já demonstrou interesse em reservas um hotel em Salvador.

Esse é um exemplo clássico de como anúncios no Google e Facebook funcionam de forma colaborativa para meios de hospedagem e empresas de turismo.


Espero que esse artigo tenha sido útil e ajude você a pensar e planejar suas campanhas no Facebook e Google do seu hotel, pousada ou hostel.

Se você tem mais alguma dica ou dúvida, não esqueça de deixar nos comentários.

Se você gostou, compartilhe com seus colegas hoteleiros e do turismo.

Preencha suas informações abaixo e receba nossos artigos em primeira mão e outros materiais gratuitos sobre hotelaria.


Última modificação em 10/02/2024 09:30

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.