Estratégia e Gestão

Sistema Hoteleiro: Lista e características de 9 PMS / sistemas para hotéis e pousadas

Escrito por
Mateus Agostini

Se você está buscando um sistema hoteleiro para seu hotel ou pousada ou simplesmente que conhecer características dos principais sistemas hoteleiros do mercado, então esse artigo é para você. Pesquisamos e listamos os 9 principais sistemas de hotéis e pousadas. Confira.

É muito comum falarmos de PMS de hotel, mas você sabe o que isso significa? A sigla PMS vem do inglês Property Management System, ou seja, Sistema de Gestão de Propriedades. Trata-se de um software para hotéis e pousadas que facilita a execução de tarefas diárias, substituindo processos que costumavam ser feitos de forma manual ou em planilhas.


Podemos dizer que o PMS de hotel ajuda a gerir o seu estabelecimento de ponta a ponta. Ele serve para gerenciar check-ins e check-outs, fazer controle de reservas, realizar a gestão financeira, verificar a disponibilidade de quartos, gerar relatórios sobre o negócio e muito mais!

Benefícios de contratar um sistema para hotel (PMS)

São muitas as vantagens de contratar um PMS para o seu hotel e vamos ver algumas delas a seguir.

O primeiro ponto importante de destacarmos é que esse sistema hoteleiro centraliza todas as atividades e informações do hotel em um só local, o que facilita o gerenciamento do negócio, deixa os processos mais organizados e aumenta a produtividade dos funcionários. E claro que essas melhorias de processo podem trazer impactos positivos na eficiência das operações e no lucro do hotel.

Além disso, a centralização das atividades faz com que o atendimento aos hóspedes seja mais ágil, melhorando a experiência dos clientes.

E não podemos esquecer que esse tipo de software hoteleiro disponibiliza uma série de relatórios sobre o seu estabelecimento. Essas informações podem ser usadas para gerar indicadores de performance e fazer o planejamento e tomar decisões gerenciais mais assertivas, com base em dados, para que o seu negócio cresça cada vez mais.

Ou seja, se você deseja construir uma gerência de hotel otimizada, esse é um dos principais pontos de investimento. Para resumir tudo, confira os principais benefícios de ter um software PMS de hotel:

  1. Gerenciamento de reservas;
  2. Acesso a relatórios hoteleiros;
  3. Agilizar o atendimento ao hóspede e melhorar a experiência do usuário no site do seu hotel ou pousada;
  4. Otimização de processos de gerência hoteleira.

Os 9 principais sistemas para hotéis e pousadas

Atualmente, contamos com alguns PMS de hotel bem famosos no mercado, confira na lista:

1. APP Sistemas

A empresa APP Sistemas, que está há mais de 30 anos no mercado, disponibiliza um PMS de hotel chamado HITS. Nele, é possível fazer toda a gestão da recepção, ter caixas separados para cada ponto de venda do hotel — como bares e restaurantes — e extrair dados por meio do Business Intelligence (BI).

O HITS também possui integração com outros sistemas, como o Omie, uma plataforma de gestão para pequenas e médias empresas, e a Stone, que pode ser utilizada para que os clientes do hotel façam pagamentos no cartão de crédito ou débito.

Interface do APP Sistemas

2. PMS de hotel: Bitz

A Bitz oferece uma solução focada em hotéis, pousadas, apart-hotéis, condo-hotéis e resorts. Esse PMS de hotel possibilita gerenciar vários estabelecimentos em um só sistema e também tem como vantagem o fato de que você só precisa pagar pelas funcionalidades que usar.

O sistema permite que o cliente realize check-out por WhatsApp e tem diversas funcionalidades focadas na gestão financeira, gestão do restaurante do hotel e gestão de estoques e compras.

Interface do Bitz

3. Cloudbeds

A plataforma integrada da Cloudbeds é composta por um PMS de hotel, um Channel Manager (gerenciador de canais) e um motor de reservas e está disponível em diversos idiomas. Ela possui uma ferramenta de inteligência de preço para automatizar a estratégia de tarifas do hotel e mostra relatórios de produção, financeiros e de estoque.

O PMS da Cloudbeds fornece dados em tempo real sobre as reservas do dia e apresenta um panorama de 14 dias da receita do hotel e da ocupação, entre outras funcionalidades.

Interface do Cloudbets

4. Sistema hoteleiro: Desbravador

Um dos mais conhecidos e antigos entre os sistemas hoteleiros no mercado. A empresa Desbravador tem vários sistemas de gestão voltados para o setor hoteleiro. Alguns deles possuem como foco redes hoteleiras e hotéis de grande porte, como o Gestão Hoteleira Desbravador, e outros são mais indicados para empresas de pequeno e médio porte, como o Light Web.

No caso do Gestão Hoteleira Desbravador, por exemplo, existem funcionalidades como orçamento de reservas, infográficos que mostram a disponibilidade do hotel, controle de day use e day pass e agenda de manutenção.

Interface do Desbravador

5. HMAX

O PMS da HMAX é outro sistema hoteleiro bem tradicional na hotelaria. Tem um mapa das reservas e uma integração para emissão de documentos fiscais e relatórios contábeis. Possui ainda um sistema de camareira eletrônica para gerenciar os quartos que precisam de limpeza e lançar as consumações de frigobar.

Além disso, o PMS envia um link para o hóspede por e-mail ou WhatsApp para que ele preencha a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH), o que agiliza o processo de check-in no hotel.

Interface do HMAX

6. Hospedin

O Hospedin é um PMS de hotel e pousada focado em aumentar a produtividade dos estabelecimentos e direcionado a meios de hospedagem de pequeno e médio porte. Ele traz um mapa de reservas para evitar overbooking e relatórios de vendas, financeiros, de consumo e de ocupação do hotel.

No sistema, é possível automatizar as tarifas, estabelecendo preços para os períodos de baixa e alta temporada ou para outras datas específicas do ano. Também existe uma função para realizar reservas em grupo, que pode ser usada no caso de excursões, por exemplo.

Interface do Hospedin

7. Sistema para hotel: Silbeck

A Silbeck, além de ter funcionalidades como gestão do fluxo de reservas e camareira eletrônica, conta com a possibilidade de enviar links de cobrança para os hóspedes por WhatsApp, e-mail ou alguma rede social para facilitar o processo de pagamento.

Esse PMS de hotel também mostra dados em tempo real do negócio, permite fazer a gestão de estoque de forma integrada ao controle financeiro e vem com um motor de reservas, que é incorporado ao site do hotel.

Interface do Silbeck

8. PMS hoteleiro: SimplesHotel

O SimplesHotel é um sistema para hotéis e pousadas que tem três versões disponíveis. A versão Standard é indicada para os pequenos negócios e inclui funcionalidades como controle de reservas, cadastro de hóspedes, controle de caixa e relatórios do negócio.

A versão Master tem quatro painéis: o Operacional (onde são realizados os processos como check-in e check-out), o Gerencial (que mostra as informações do hotel centralizadas para facilitar a gestão), o Diário (que traz um monitoramento em tempo real) e o Comparativo (usado para comparar dois períodos distintos). Já a versão Premium, que é a mais avançada, possui um módulo financeiro e integração com gestores de canais e motores de reserva.

Interface do SimplesHotel

9. Sistema hoteleiro TOTVS

A TOTVS é uma empresa que oferece diversas soluções para o setor hoteleiro. Entre elas, está um sistema hoteleiro que automatiza os processos de reserva, gestão de quartos e cálculo de tarifas.

Com esse PMS, o hóspede pode iniciar o check-in pelo celular antes de chegar ao hotel e os garçons conseguem atender os clientes de qualquer lugar, usando um tablet ou celular para acessar o sistema.

Interface do TOTVS

E é com essa última informação que finalizamos o nosso post sobre sistemas para hotéis e pousadas. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco! 

E se você usa ou já usou algum desses sistemas não deixe de comentar e deixar a sua opinião sobre eles para ajudar outros hoteleiros.


Última modificação em 09/03/2024 17:50

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.