Se você está buscando um sistema hoteleiro para seu hotel ou pousada ou simplesmente que conhecer características dos principais sistemas hoteleiros do mercado, então esse artigo é para você. Pesquisamos e listamos os 9 principais sistemas de hotéis e pousadas. Confira.
É muito comum falarmos de PMS de hotel, mas você sabe o que isso significa? A sigla PMS vem do inglês Property Management System, ou seja, Sistema de Gestão de Propriedades. Trata-se de um software para hotéis e pousadas que facilita a execução de tarefas diárias, substituindo processos que costumavam ser feitos de forma manual ou em planilhas.
Podemos dizer que o PMS de hotel ajuda a gerir o seu estabelecimento de ponta a ponta. Ele serve para gerenciar check-ins e check-outs, fazer controle de reservas, realizar a gestão financeira, verificar a disponibilidade de quartos, gerar relatórios sobre o negócio e muito mais!
São muitas as vantagens de contratar um PMS para o seu hotel e vamos ver algumas delas a seguir.
O primeiro ponto importante de destacarmos é que esse sistema hoteleiro centraliza todas as atividades e informações do hotel em um só local, o que facilita o gerenciamento do negócio, deixa os processos mais organizados e aumenta a produtividade dos funcionários. E claro que essas melhorias de processo podem trazer impactos positivos na eficiência das operações e no lucro do hotel.
Além disso, a centralização das atividades faz com que o atendimento aos hóspedes seja mais ágil, melhorando a experiência dos clientes.
E não podemos esquecer que esse tipo de software hoteleiro disponibiliza uma série de relatórios sobre o seu estabelecimento. Essas informações podem ser usadas para gerar indicadores de performance e fazer o planejamento e tomar decisões gerenciais mais assertivas, com base em dados, para que o seu negócio cresça cada vez mais.
Ou seja, se você deseja construir uma gerência de hotel otimizada, esse é um dos principais pontos de investimento. Para resumir tudo, confira os principais benefícios de ter um software PMS de hotel:
Atualmente, contamos com alguns PMS de hotel bem famosos no mercado, confira na lista:
A empresa APP Sistemas, que está há mais de 30 anos no mercado, disponibiliza um PMS de hotel chamado HITS. Nele, é possível fazer toda a gestão da recepção, ter caixas separados para cada ponto de venda do hotel — como bares e restaurantes — e extrair dados por meio do Business Intelligence (BI).
O HITS também possui integração com outros sistemas, como o Omie, uma plataforma de gestão para pequenas e médias empresas, e a Stone, que pode ser utilizada para que os clientes do hotel façam pagamentos no cartão de crédito ou débito.
A Bitz oferece uma solução focada em hotéis, pousadas, apart-hotéis, condo-hotéis e resorts. Esse PMS de hotel possibilita gerenciar vários estabelecimentos em um só sistema e também tem como vantagem o fato de que você só precisa pagar pelas funcionalidades que usar.
O sistema permite que o cliente realize check-out por WhatsApp e tem diversas funcionalidades focadas na gestão financeira, gestão do restaurante do hotel e gestão de estoques e compras.
A plataforma integrada da Cloudbeds é composta por um PMS de hotel, um Channel Manager (gerenciador de canais) e um motor de reservas e está disponível em diversos idiomas. Ela possui uma ferramenta de inteligência de preço para automatizar a estratégia de tarifas do hotel e mostra relatórios de produção, financeiros e de estoque.
O PMS da Cloudbeds fornece dados em tempo real sobre as reservas do dia e apresenta um panorama de 14 dias da receita do hotel e da ocupação, entre outras funcionalidades.
Um dos mais conhecidos e antigos entre os sistemas hoteleiros no mercado. A empresa Desbravador tem vários sistemas de gestão voltados para o setor hoteleiro. Alguns deles possuem como foco redes hoteleiras e hotéis de grande porte, como o Gestão Hoteleira Desbravador, e outros são mais indicados para empresas de pequeno e médio porte, como o Light Web.
No caso do Gestão Hoteleira Desbravador, por exemplo, existem funcionalidades como orçamento de reservas, infográficos que mostram a disponibilidade do hotel, controle de day use e day pass e agenda de manutenção.
O PMS da HMAX é outro sistema hoteleiro bem tradicional na hotelaria. Tem um mapa das reservas e uma integração para emissão de documentos fiscais e relatórios contábeis. Possui ainda um sistema de camareira eletrônica para gerenciar os quartos que precisam de limpeza e lançar as consumações de frigobar.
Além disso, o PMS envia um link para o hóspede por e-mail ou WhatsApp para que ele preencha a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH), o que agiliza o processo de check-in no hotel.
O Hospedin é um PMS de hotel e pousada focado em aumentar a produtividade dos estabelecimentos e direcionado a meios de hospedagem de pequeno e médio porte. Ele traz um mapa de reservas para evitar overbooking e relatórios de vendas, financeiros, de consumo e de ocupação do hotel.
No sistema, é possível automatizar as tarifas, estabelecendo preços para os períodos de baixa e alta temporada ou para outras datas específicas do ano. Também existe uma função para realizar reservas em grupo, que pode ser usada no caso de excursões, por exemplo.
A Silbeck, além de ter funcionalidades como gestão do fluxo de reservas e camareira eletrônica, conta com a possibilidade de enviar links de cobrança para os hóspedes por WhatsApp, e-mail ou alguma rede social para facilitar o processo de pagamento.
Esse PMS de hotel também mostra dados em tempo real do negócio, permite fazer a gestão de estoque de forma integrada ao controle financeiro e vem com um motor de reservas, que é incorporado ao site do hotel.
O SimplesHotel é um sistema para hotéis e pousadas que tem três versões disponíveis. A versão Standard é indicada para os pequenos negócios e inclui funcionalidades como controle de reservas, cadastro de hóspedes, controle de caixa e relatórios do negócio.
A versão Master tem quatro painéis: o Operacional (onde são realizados os processos como check-in e check-out), o Gerencial (que mostra as informações do hotel centralizadas para facilitar a gestão), o Diário (que traz um monitoramento em tempo real) e o Comparativo (usado para comparar dois períodos distintos). Já a versão Premium, que é a mais avançada, possui um módulo financeiro e integração com gestores de canais e motores de reserva.
A TOTVS é uma empresa que oferece diversas soluções para o setor hoteleiro. Entre elas, está um sistema hoteleiro que automatiza os processos de reserva, gestão de quartos e cálculo de tarifas.
Com esse PMS, o hóspede pode iniciar o check-in pelo celular antes de chegar ao hotel e os garçons conseguem atender os clientes de qualquer lugar, usando um tablet ou celular para acessar o sistema.
E é com essa última informação que finalizamos o nosso post sobre sistemas para hotéis e pousadas. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco!
E se você usa ou já usou algum desses sistemas não deixe de comentar e deixar a sua opinião sobre eles para ajudar outros hoteleiros.
Última modificação em 09/03/2024 17:50