Estratégia e Gestão

Orçamento de marketing para hotel: Quanto gastar?

Escrito por
Mateus Agostini

Definir o orçamento de marketing para hotel ou pousada é uma etapa fundamental para o sucesso do marketing estratégico na hotelaria.

Uma coisa muito comum em pequenos e médios hotéis e pousadas são os gastos com marketing e comercial sem controle e planejamento.


Ou seja, o hoteleiro que tem a rotina bem agitada (eu sei bem como é), acaba definindo as ações de marketing e comercial de acordo com as datas e oportunidades que vão aparecendo.

A questão é que o planejamento é fundamental ,e saber quanto se pode gastar também.

Sem a definição prévia do orçamento de marketing, você pode acabar gastando a mais ou a menos, e as duas situações não são boas.

Aliás, fica aqui a reflexão: Gastar com marketing tem um custo, não gastar com marketing tem um custo ainda maior.

Quanto gastar com marketing para hotéis e pousadas?

Antes de mais nada, cabe aqui um esclarecimento. É sempre importante diferenciar as áreas de marketing e comercial.

Embora os dois setores se conversem e trabalhem muito próximos, ainda assim são setores diferentes.

Em empresas maiores, geralmente esses dois setores têm orçamentos individuais.

Porém, para pequenos e médios meios de hospedagem, eu sempre oriento a fazer um orçamento único, com o objetivo de simplificar a gestão.

Dito isso, fica a pergunta no ar: Quanto gastar com marketing para hotéis, pousadas e hostels?

Como definir o orçamento de marketing do hotel

Primeiro você precisa responder: Quanto você quer faturar?

Isso mesmo, o orçamento de marketing tem que ser proporcional ao faturamento desejado, ou seja, definir as metas de faturamento é fundamental para se chegar à verba destinada ao setor de marketing e comercial.

O ideal é que se gaste entre 4% e 5% do faturamento planejado para o hotel com marketing e comercial.

Para você entender melhor, veja a fórmula abaixo:

Fórmula: Faturamento planejado x 5% = Orçamento de marketing/comercial.

Exemplo:
Faturamento planejado para 2020: R$ 1.000.000,00
Orçamento de marketing/comercial para 2020: R$ 50.000,00

IMPORTANTE: Esse valor de 4% a 5% do faturamento é um bom número para se gastar com esses dois setores, porém, pode variar de acordo com a estratégia do hotel ou mesmo com a situação.

Por exemplo, se seu meio de hospedagem está querendo ganhar mercado na região, pode definir em determinado ano que está disposto a gastar mais com marketing e comercial, e por consequência diminuir sua margem.

Em lançamentos de empreendimentos ou mesmo de produtos novos, também é indicado gastar mais.

Você também pode definir gastar menos, porém muito cuidado, a economia em marketing pode acabar “custando muito caro”, pois pode diminuir significativamente as vendas, e por consequência, os resultados do hotel.

Quais despesas entram no orçamento de marketing hoteleiro?

Essa também é uma dúvida bem comum, e não menos importante.

Afinal, é preciso não alocar despesas de marketing e comercial em outros setores, assim como não se deve fazer o inverso, que é inchar os setores de marketing e comercial com gastos de outros departamentos.

Lembre-se que no nosso caso estamos juntando o orçamento de dois setores.

Abaixo, alguns exemplos de gastos que entram no orçamento:

  • Gastos com publicidade e propaganda;
  • Anúncios no Google, Facebook, Instagram e outros canais digitais;
  • Comissões de OTA’s, Agências e outros parceiros;
  • Despesas com visitas e viagens comerciais;
  • Participação em feiras;
  • Ferramentas (e-mail marketing, chatboot, CRM, etc.);
  • Agências e profissionais de marketing e comercial;
  • Identidade visual;
  • Gastos com site;
  • Fotos e vídeos do hotel;
  • Papelaria (cartões de visita, folder, pastas, etc.);
  • Brindes e presentes para hóspedes e parceiros;
  • Inclusão em portais.

Esses são apenas alguns exemplos para ajudar você a entender o critério.

Orçamento de marketing para hotel

Mais importante do que decorar uma fórmula, é você entender o conceito e o raciocínio na hora de pensar o orçamento de marketing hoteleiro.

Tudo começa no objetivo do seu meio de hospedagem. A partir daí, você separa uma verba proporcional e defini o orçamento de marketing para o hotel ou pousada e também estabelece as ações para atingir esse objetivo.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira colaborar com as dicas, deixe nos comentários.

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Última modificação em 10/02/2024 09:30

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.

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