Estratégia e Gestão

Motor de reservas para hotéis e pousadas: saiba por que você precisa de um e quais são os melhores do mercado

Escrito por
Mateus Agostini

Descubra neste post as principais opções de motor de reservas para hotéis e pousadas.

Você já deve ter visto, em sites oficiais de hotéis e pousadas, o processo no qual os hóspedes consultam as acomodações disponíveis, fazem reservas e realizam o pagamento da estadia, certo? Isso só é possível devido ao motor de reservas.


Essa ferramenta, de modo geral, simplifica todo o processo, tornando-o digital e automatizado, além de ficar disponível 24 horas por dia. 

Ficou curioso para entender como funciona? Continue comigo para compreender exatamente é um motor de reservas, como funciona e quais os melhores motores do mercado.

Vamos lá?

O que é um motor de reservas?

Também conhecido como Internet Booking Engine (IBE), o motor de reservas é incorporado ao site da hospedagem ou funciona como o próprio site dela. Nele, o hóspede realiza a reserva diretamente com o hotel, sem intermediários, de forma prática e rápida

Isso favorece a compra direta e agiliza uma série de etapas: todos os dados são atualizados instantaneamente, tudo é feito digitalmente, as comunicações e confirmações são automáticas e você não precisa pagar uma comissão a cada reserva.

Além disso, usando o motor de reservas, é possível contratar serviços adicionais, como café da manhã, jantares e passeios e fazer a compra completa.

A principal vantagem para hotéis e pousadas é que ele diminui a dependência das Online Travel Agencies (OTAs)

As OTAs são as agências de viagem online, como Booking.com e Decolar.com, em que os clientes conseguem ver preços de muitos outros hotéis e fazer reservas por lá. Apesar da visibilidade alcançada, elas cobram uma taxa adicional pela reserva, que geralmente é alta e impacta a lucratividade.

Com o motor de reservas é diferente! Usando-o, a taxa de vendas diretas aumenta e o gasto com canais externos diminui. Isso certamente pode gerar um impacto positivo no faturamento e na rentabilidade do seu hotel ou hospedagem.

Outra vantagem importante é que ele pode ser integrado ao Sistema de Gestão de Propriedades (PMS) e também ao Channel Mannager (Gerenciador de Canais).

Assim, as reservas feitas vão automaticamente para o PMS, centralizando todas as informações do seu hotel em um só local, o que facilita a gestão desses dados e evita problemas como, por exemplo, o overbooking.

Como o motor de reservas funciona?

Entender o seu funcionamento básico é importante para compreender o impacto que os motores de reservas têm no cotidiano do hoteleiro. Veja como é o processo:

  1. Recepção de solicitações: a central recebe a solicitação de reserva, que pode vir através de diferentes canais, como o site oficial do hotel, aplicativos móveis ou até mesmo por telefone;
  2. Verificação de disponibilidade: em seguida, o sistema verifica automaticamente a disponibilidade de quartos para as datas desejadas, considerando a capacidade do hotel e outras restrições;
  3. Definição de preços: com base em algoritmos precisos, a central estabelece os preços, levando em conta fatores como sazonalidade, promoções e políticas internas de precificação;
  4. Confirmação instantânea: por fim, uma vez confirmada a disponibilidade e aceitação dos termos, a central emite uma confirmação para o hóspede, garantindo uma experiência rápida e livre de complicações.

Vantagens de usar um motor de reservas para hotéis e pousadas

Suas principais vantagens são:

  • Redução de erros: a automação elimina a chance de erro associada a processos manuais e atua com maior precisão nas reservas;
  • Eficiência operacional: a central agiliza todo o processo, permitindo que os estabelecimentos lidem com um volume maior de reservas ao mesmo tempo, o que é especialmente útil em alta temporada;
  • Integração multicanal: a capacidade de receber solicitações de diversas fontes proporciona flexibilidade e maior alcance de público;
  • Melhoria na experiência do hóspede: a confirmação instantânea e a rapidez no processo contribuem para uma experiência positiva e aumentam a satisfação do cliente.

Como funciona uma central de reservas e qual é a sua relação com o motor de reservas?

Em termos simples, uma central de reservas é uma plataforma centralizada — ou um grupo de pessoas — que recebe e processa as solicitações de potenciais hóspedes

Este hub se conecta ao motor de reserva, que, por sua vez, está integrado ao site do seu hotel ou pousada. Isso permite a automação de várias etapas importantes do processo de marcação de hospedagem.

Achei importante trazer essa explicação, porque os termos motor de reservas e central de reservas são, frequentemente, usados como sinônimos. Apesar da proximidade, existem algumas diferenças.

A central de reservas se refere a um sistema centralizado que gerencia e coordena as reservas de um hotel. Por outro lado, o motor de reservas é uma ferramenta online que permite aos clientes fazerem suas próprias reservas diretamente, sem a necessidade de intervenção humana ou de um OTA.

Quais são os melhores motores de reserva online?

Agora que você entendeu os conceitos e funcionamento, vou te mostrar alguns motores de reserva para hotéis e pousadas já consolidados no mercado hoteleiro, apresentando suas vantagens e funcionalidades:

  1. Omnibees
  2. Cloudbeds
  3. Hospedin
  4. Hsystem
  5. SelfHotel
  6. FastHotel
  7. Letsbook

Confira a análise detalhada de cada um deles:

1 – Motor de reservas da Omnibees

O motor de reservas para hotéis da Omnibees é integrado a metabuscadores como TripAdvisor, Trivago e Google Hotel Ads e permite que sejam criados cupons de desconto para realizar ações promocionais para os clientes. 

Além disso, também possui a funcionalidade de montar pacotes, que podem aumentar o ticket médio das reservas do seu hotel.

O sistema conta com um calendário em que é possível inserir preços dinâmicos, com valores que variam conforme as datas de estadia. Por fim, todo o pagamento de acomodações é feito pelo sistema Bee2Pay, uma empresa que é do mesmo grupo da Omnibees.

2 – Motor de reservas da Cloudbeds

Já o motor de reserva da Cloudbeds se destaca por estar disponível em vários idiomas e permitir que o pagamento seja realizado em diversas moedas. 

Além disso, são aceitos pagamentos através de plataformas, como PayPal, PayU e Stripe.

Nesse sistema, você consegue ofertar serviços e diferentes planos de tarifa, como desconto por estadia de longa duração e para compras antecipadas.

Ainda, caso você tenha uma rede de hotéis, seus hóspedes podem consultar a disponibilidade de todas as suas propriedades.

Um ponto importante é que o motor da Cloudbeds funciona em dispositivos móveis (tablets e celulares) e é customizado conforme o visual do site do hotel. Outro diferencial é o comparador de preços. Ele mostra o valor da estadia do seu hotel em diferentes OTAs para que o cliente perceba que já têm acesso ao melhor preço. Legal, né?

3 – Motor de reservas da Hospedin

  1. Motor de reservas da Hospedin

Referência em PMS desde 2014, a Hospedin também oferece motor de reservas e Channel Manager totalmente integrados.

As ferramentas podem ser contratadas e utilizadas de forma conjunta ou separada, de acordo com o objetivo, necessidade e orçamento da sua pousada ou hotel.

Além disso, promete a facilidade de uso e suporte rápido, com o acompanhamento de perto da sua implementação. 

Lembre-se que, como a Hospedin também oferece um PMS, o hoteleiro tem a oportunidade de contratar as três ferramentas ao mesmo tempo. Isso traz a vantagem da integração e a comunicação entre elas.

A empresa também apresenta um bom custo-benefício, com planos a partir de R$ 309,80 por mês, o que o torna viável para o orçamento de pequenos e médios meios de hospedagem.

4 – Um dos principais motores de reserva para hotéis: Hsystem

A Hsystem oferece um motor de reservas multicanais, que pode ser acessado no site do hotel (por desktop ou mobile), no Facebook e em um aplicativo disponível para Android e iOS. Sua grande vantagem é que disponibiliza um programa de fidelidade com cashback, para reter e fidelizar os clientes.

Além disso, a plataforma possui integração com o Trivago e permite configurar mensagens automáticas de compra, informações antes do check-in e após o check-out, cancelamento e abandono de compra. Já em relação ao pagamento, ele pode ser feito online pelo sistema da Maxipago ou da Braspag. E o melhor: existem 12 variáveis para configurar a mudança de preço das diárias, como número de noites e antecedência da reserva.

5 – Motor de reservas da SelfHotel

No motor de reservas para hotéis e pousadas da SelfHotel, você consegue criar vários tipos de ofertas, como pacotes, promoções de last minute, códigos de desconto e tarifas não reembolsáveis. 

O pagamento das estadias pode ser feito com cartão de crédito ou com criptomoedas

Inclusive, a empresa foi o primeiro motor de reserva a oferecer a opção de pagamento com criptomoedas. O objetivo principal é atrair turistas de países que já utilizam essa forma de pagamento. 

Genial, não é mesmo?

6 – Motor de reservas da FastHotel

Esse sistema é integrado aos gestores de canais da Omnibees e da Bukly para facilitar a gestão das reservas em diversos locais, tanto no site quanto em OTAs.

O motor de reservas para hotéis em pousadas da FastHotel aceita como forma de pagamento o Pix e tem várias opções de tarifa (flexível, parcialmente reembolsável, não reembolsável, entre outras), que podem ser usadas conforme o tipo de público e suas preferências como gestor da hospedagem.

7 – Motor de reserva antifraudes: Letsbook

O motor de reserva da Letsbook é integrado ao ClearSale, um sistema pensado para combater fraudes e garantir a segurança de transações financeiras. 

Além disso, o pagamento das estadias pode ser feito por Pix, transferência bancária, cartão ou mesmo presencialmente no hotel, no dia do check-in.

Um diferencial é que ele envia mensagens automáticas para o cliente caso ele não tenha encerrado a compra, para tentar fechar a venda. 

Outras funcionalidades são: 

  • A exibição de quartos mais indicados para a quantidade de hóspedes;
  • O envio de e-mails e SMSs com os status da reserva;
  • A opção de acessar o motor de reservas em diversos idiomas;
  • A possibilidade de pagar em diferentes moedas.

Motor de reserva gratuito: vale a pena?

Agora, você pode se perguntar: será que é viável utilizar um motor de reservas para hotéis e pousadas gratuito?

Para te responder, vou considerar as vantagens e desafios que envolvem a escolha por uma opção gratuita. Mas lembre-se de sempre levar em conta quais as condições e ambições da sua hospedagem.

Em primeiro lugar, os motores de reservas gratuitos oferecem uma solução acessível para estabelecimentos de menor porte ou em fase inicial. 

Então, muitas vezes, fornecem funcionalidades básicas de reserva, permitindo que pequenos hotéis e pousadas atendam apenas algumas das necessidades de gestão.

Contudo, ao considerar um motor de reserva gratuito, é importante ponderar sobre as limitações dessas opções. 

O que eu quero dizer é: em alguns casos, eles podem não oferecer a mesma variedade de funções e flexibilidade presentes nas versões pagas. 

Alguns recursos, como a personalização limitada e a ausência de recursos avançados, podem ser um obstáculo para quem busca estratégias de gestão mais adequadas.

Outro aspecto a ser levado em conta é a confiabilidade do suporte técnico. Na versão gratuita, a disponibilidade de assistência pode ser limitada em comparação com soluções pagas. 

A estabilidade do sistema e a capacidade de lidar com um volume significativo de reservas também são fatores a serem considerados.

Mas isso não quer dizer que não valha a pena testar a versão gratuita de alguns fornecedores diferentes, caso exista essa possibilidade, para que você decida qual prefere, na prática.

Conclusão

Como você viu, faz toda a diferença ter um motor de reserva no seu hotel ou pousada.  Mas, é claro, desde que a escolha da ferramenta seja uma decisão estratégica. 

Desde a análise dos melhores disponíveis online até a ponderação sobre a viabilidade dos uso de versões gratuitas, cada aspecto do processo influencia no sucesso do seu estabelecimento.

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Última modificação em 09/03/2024 17:48

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.