Categories: Estratégia e Gestão

Mercado hoteleiro começa a dar sinais de melhora – Saiba mais.

Escrito por
Mateus Agostini

Após algum período com os números do mercado hoteleiro não muito atrativos, parece que entramos numa nova fase.

E não sou quem está falando (embora eu concorde).


A Hotelinvest realizou uma pesquisa com o apoio do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e gerou o relatório Panorama da Hotelaria Brasileira.

Os números são animadores.

Se você quer saber mais sobre o mercado hoteleiro brasileiro e suas expectativas, siga a leitura.

Relatório Panorama da Hotelaria Brasileira

O relatório traz números do mercado hoteleiro do 1º semestre de 2019 e uma expectativa (tendência) para 2020.

Foram analisados números de 230 hotéis nas principais capitais do país.

Cabe ressaltar que, embora os números não sejam absolutos pois não retratam os resultados de 100% dos meios de hospedagem do país, eles servem sim de parâmetros e funcionam como uma espécie de “retrato” do mercado hoteleiro no Brasil.

Como o relatório é bastante extenso e traz uma grande variedade de informações, separei os principais indicadores para você e seu hotel ou pousada.

Principais resultados apresentados pelo relatório

Números do 1º semestre de 2019:

  • O RevPar subiu 10% no primeiro semestre de 2019 (2,3x mais que o esperado pelas grandes redes) em relação ao mesmo período de 2018;
  • A taxa de ocupação cresceu 5,7% e a diária média cresceu 4% em relação ao mesmo período de 2018;
  • Belo Horizonte é a cidade com maior crescimento do RevPar (23,6%);
  • 75% das novas UHs concentram-se no Sul e Sudeste. Destaque para SP, MG, SC e RS.
Fonte: Relatório Panorama da Hotelaria Brasileira – Hotelinvest / FOHB.

Expectativa para o futuro

  • Crescimento do RevPar em 2019 deve ser maior que 10%;
  • 4,9% de aumento de oferta de UHs no país até 2024 (0,8% a.a.)
  • Com melhora do cenário econômico e com a pressão da demanda, as tarifas crescerão.

Resumo

A economia brasileira já começou a dar pequenos indícios de melhora.

Acredito que após a aprovação da reforma da previdência e avanço de outras reformas, os indicadores tendem a melhorar ainda mais.

Com isso, o mercado hoteleiro também deve se beneficiar. Sem falar que com o dólar ainda alto, a tendência é de um aquecimento ainda maior do turismo interno.

A economia mostra sinais de melhora, o mercado hoteleiro mostra sinais de melhora. A questão é, como você e seu meio de hospedagem estão se preparando em termos de estrutura, serviços e principalmente estratégias?

Leia nosso artigo Estratégias de Marketing para hotéis e pousadas independentes e também nosso artigo Marketing digital para hotelaria para ajudar você e seu negócio nessa missão.

Para baixar o relatório completo acesse esse link.

E o que você acha desses números e qual sua visão para os próximos anos? Deixe sua opinião nos comentários.

E não esqueça de compartilhar com seus colegas da hotelaria.

Preencha suas informações abaixo e receba nossos artigos em primeira mão e outros materiais gratuitos sobre hotelaria.


Última modificação em 10/02/2024 09:30

Mateus Agostini

Mateus Agostini Sou apaixonado por Gestão, Marketing e Marketing Digital. Formado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e com diversos cursos de especialização em Marketing Digital e Gestão. Estudo e trabalho no mercado hoteleiro há mais de 15 anos, com experiência em empresas do mercado e com consultoria nas áreas de Gestão, Marketing e Marketing Digital, e com passagem como Diretor de Marketing da ABIH-SC (Associação Brasileira da Industria de Hotéis – Santa Catarina). Entusiasta das novas tecnologias, estudo e trabalho com marketing digital há mais de 15 anos. Ex sócio e fundador da 2M’S Marketing, agência especializada em marketing digital para pequenos e médios meios de hospedagens independentes. Fundador da Hotel Academy, multiplataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e serviços especializados para hotéis e pousadas.