Gerar tráfego para sites de hotéis, pousadas e hostels é fundamental para aumentar as reservas diretas de meios de hospedagem.
Se você acha que basta ter o site do seu hotel ou pousada bonito é suficiente, você está muito enganado.
É preciso também gerar tráfego, ou seja, possíveis hóspedes acessando o site do hotel.
É claro que ainda existem outros fatores além da parte “estética” do site que são importantes como performance e usabilidade, mas isso é assunto para outro artigo.
Aqui a ideia é compartilhar 4 estratégias de marketing digital para gerar tráfego para sites de hotéis, pousadas e hostels.
Então siga a leitura e depois é só colocar em prática.
Gerando tráfego para sites de hotéis e pousadas
Embora seja senso comum, não custa reforçar. Para aumentar as reservas diretas do seu meio de hospedagem você precisa de pessoas interessadas entrando em contato, ou mesmo comprando direto do seu motor de reservas.
E a melhor forma de uma pessoa interessada entrar em contato é através do site do hotel, pousada ou hostel.
Afinal, lá tem diversas informações, imagens e, claro, os contatos como telefone, e-mail, Whatsapp, entre outros.
E é lá também que está (ou deveria estar) o motor de reservas.
Ou seja, quanto mais pessoas acessarem o site, maior o número de contato e reservas feitas diretamente.
Por isso, você precisa pensar em formas de gerar tráfego, mas não qualquer tráfego, tem que ser tráfego qualificado.
Para ajudar você, eu separei 4 estratégias para aumentar o tráfego de sites de hotéis, pousadas e hostels que eu aplico há vários anos nos hotéis que gerencio e outros projetos.
Redes sociais
Esse é um ponto que muita gente deixa escapar. As redes sociais são de fato importantes canais de relacionamento e engajamento, mas também são ótimas fontes de tráfego.
No entanto, muita gente não explora essa possibilidade.
A dica é: Nos posts do Facebook, utilize ao final de alguns posts uma chamada como “saiba mais” e em seguida coloque o link do site.
Porém, é importante usar um link que tenha relação com o post.
Por exemplo: Se você postou a foto de uma acomodação, coloque o link da página dessa acomodação.
Já no Instagram, você pode usar o link do site na bio do perfil. Existe também uma ótima ferramenta para colocar mais de um link no Instagram, que é a Linktree, e o melhor, você pode começar com a versão gratuita.
Pode parecer pouco, mas faça esses pequenos ajustes e você já conseguirá gerar algum tráfego para o site, ainda por cima sem gastar nada a mais.
E-mail marketing
Essa é outra estratégia de marketing digital hoteleiro muito esquecida ou mal explorada.
O e-mail marketing é outro ótimo canal de relacionamento e vendas diretas para hotelaria.
Além disso, ele também é um ótimo canal para gerar tráfego qualificado.
A dica é: Coloque links em todas as imagens do e-mail marketing e também coloque botões de ação (CTA) do tipo “quero saber mais”.
Dessa forma, você estimula as pessoas que abriram o e-mail a clicar nos links e visitar o site, gerando tráfego de qualidade.
Assim como nas redes sociais, você deve ter o cuidado de direcionar as pessoas para páginas que têm relação com o conteúdo do e-mail.
Tráfego orgânico no Google
Esse é o trafego mais desejado por todos hoteleiros e também de outros mercados.
Afinal, estar bem posicionado no Google para palavras-chave que tem relação com seu negócio é maravilhoso, não é mesmo.
Além de ser um tráfego super qualificado, você não paga nada pelo clique.
Porém, nem tudo que é bom (nesse caso maravilhoso) é fácil.
Para conseguir tal façanha, é necessário aplicar técnicas de SEO no site. E essas técnicas demoram de médio a longo prazo para gerarem resultados (em alguns mercados é ainda mais longo e difícil).
Além disso, é importante gerar conteúdo de qualidade e com periodicidade, e nesse caso, ter um blog pode ser um diferencial.
A dica é: Tenha um blog no site do seu hotel e escreva artigos regularmente sobre o destino onde seu meio de hospedagem se encontra como dicas de passeios, restaurantes, festas, calendário de eventos entre outros assuntos.
Não esqueça de utilizar as técnicas de SEO nos artigos do blog. Para lhe ajudar, leia nosso artigo SEO para sites de hotéis – Aprenda a melhorar o posicionamento no Google
Tráfego pago
Essa é uma estratégia que você não pode deixar de usar de jeito nenhum no seu meio de hospedagem.
Tráfego pago são os anúncios pagos no Google, Facebook, Instagram, Youtube, entre outros canais.
Embora você pague pelos anúncios, os resultados são imediatos (de curto prazo) e se você fizer corretamente, vai gerar tráfego muito qualificado também.
A dica é: Faça, pelos menos, campanhas de anúncios do seu hotel, pousada ou hostel no Google, no Facebook e no Instagram.
Separe uma verba do seu orçamento de marketing somente para essas campanhas. É importante você aprender a fazer as campanhas de forma correta ou contratar um especialista.
4 estratégias para gerar tráfego para sites de hotéis e pousadas
Essas foram então as 4 estratégias para gerar tráfego qualificado para o site do seu hotel, pousada ou hostel, e dessa forma aumentar a quantidade de contatos e de reservas diretas.
Se você tiver alguma dúvida ou quiser contribuir, basta deixar nos comentários. E não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus colegas da hotelaria e turismo.
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